Letras

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 4 de 4
  • Monografia Acesso aberto
    "Nóis prantemo e nóis vamo cuiê": análise de aspectos linguísticos na obra “Mané Tomé, o Liberto”, de Aristides Fraga Lima
    (2021) Santos, Jeane Tereza Rosa
    O presente trabalho apresenta uma análise sobre a importância da literatura no contexto educacional, apontando as variações linguísticas presentes na obra “Mané Tomé, o Liberto” de Aristides Fraga Lima. Nota-se a pertinência da pesquisa ao propor uma aula mais significativa, abrindo espaço para o conhecimento das variações linguísticas presentes nos textos literários, levando em consideração o contexto social, histórico e cultural que permeia a discussão. Como aparato metodológico a pesquisa científica é de nível básico e de abordagem qualificativa, cujo objetivo é de caráter exploratório, no que tange ao tipo de pesquisa é de cunho bibliográfico, debruçando-se em embasamentos teóricos. Vale salientar que o presente estudo teve como objetivo geral: discutir a relevância da aplicação da obra “Mané Tomé, o Liberto”, de Aristides Fraga Lima, com o intuito de promover a valorização da literatura local e incentivar a aprendizagem significativa, mediante o contexto regional, social, histórico e os aspectos linguísticos concernentes a obra. Já os objetivos específicos são: analisar a relação da literatura com os aspectos linguísticos presentes na obra “Mané Tomé, o Liberto”; destacar a importância da obra “Mané Tomé, o Liberto” como ferramenta pedagógica para análise das variações linguísticas; acrescentar a proposta aos documentos de língua portuguesa no município de Paripiranga (BA). Portanto, o presente estudo, possibilitou promover uma discussão acerca da importância da valorização da literatura local, bem como a inserção da obra de Aristides Fraga Lima no ensino de língua portuguesa no município de Paripiranga, considerando que a obra “Mané Tomé o Liberto”, apresenta uma série de fatores que contribuem para uma prática inovadora, capaz de mobilizar a aprendizagem significativa ao abranger uma gama de conhecimentos, principalmente, referente aos aspectos linguísticos, culturais, históricos e sociais, que foram o foco principal desta pesquisa.
  • Monografia Acesso aberto
    Contação de história como proposta interventiva na Educação Infantil
    (2021) Jesus, Rafaela Nascimento de
    Este trabalho visa apresentar contribuições de teóricos que corroboram para a comprovação da importância de trabalhar no contexto educacional das crianças da Educação Infantil a contação de história, como uma didática importante para a formação do sujeito. Cada vez mais os contos passam por transformações para que se adapte ao contexto infantil tornando-se cada vez mais encantadores e levar o leitor a se encantar ao ouvir ou ler as mesmas. Apresentam personagens como princesas, heróis, bruxas, e na maioria das vezes há a presença de animais com vida o que deixam as crianças cada vez mais apaixonadas, uma linguagem simples que dá para ser trabalhada não somente na escola, mas também pelos pais. Em suma, o trabalho pedagógico por meio da contação de história é valioso para o processo de desenvolvimento das crianças da educação Infantil. Autores como Bettelheim (2008), Rousseau (1995), entre outros, foram essenciais para o desenvolvimento do tema.
  • Monografia Acesso aberto
    “NA LÍNGUA, NADA É POR ACASO”: A etimologia latina como ferramenta didática no ensino de Língua Portuguesa
    (2021) Feitoza, Vitória
    Este trabalhado visou fomentar o uso do Latim nas aulas de Língua Portuguesa como ferramenta didática que possibilita ao educando um conhecimento mais amplo a respeito da história da sua língua. A língua latina, conhecida como a língua mãe do português se encaixa nesse contexto como facilitador de ensino que trabalha a lógica, o raciocínio, e o conhecimento sobre fatores linguísticos na morfologia e no léxico. Foi proposto por meio da produção de uma árvore genealógica, ver, de maneira explícita, as influências e derivas deixadas pelo latim em muitos termos na Língua Portuguesa. Essas influências rodeiam a Língua Portuguesa desde a sua história como língua oficial do Brasil, seja de maneira consciente ou inconsciente. Alguns desses fenômenos também encontram-se presentes na variação linguística e a falta de conhecimento etimológico a respeito desse assunto é o que, muitas vezes, acarreta o preconceito linguístico na sociedade por alguns falantes. Ensinar esses aspectos e fenômenos presentes na Língua Portuguesa, torna-se importante na compreensão do porquê o falante recupera e retira fragmentos do Latim para a composição ou criação de novas palavras. E, dessa forma, levando ao aluno entender que esses fenômenos presentes na língua, não são por acaso.
  • Monografia Acesso aberto
    A literatura local como facilitadora para o ensino e aprendizagem nas aulas de língua portuguesa do 6º ao 9º ano, a partir da obra: "A Serra dos Dois Meninos", de Aristides Fraga Lima
    (2021) Santos, Genicélia Leal dos
    O presente trabalho monográfico apresenta enquanto temática: A literatura local como facilitadora para o ensino e aprendizagem nas aulas de Língua Portuguesa do 6º ao 9º ano, a partir da obra: "A Serra dos Dois Meninos", de Aristides Fraga Lima. Diante do supracitado tema, tem-se como objetivo geral: compreender como a literatura local pode ser usada como recurso didático nas aulas de Língua Portuguesa. Já referente aos objetivos específicos: pesquisar as principais fontes teóricas acerca do valor pedagógico que a literatura local exerce para o ensino-aprendizagem; identificar os saberes essenciais na construção de competências cognitivas a partir do uso da literatura local nas aulas de Língua Portuguesa; analisar as potencialidades pedagógicas presentes na obra: “A Serra dos Dois Meninos”, de Aristides Fraga Lima. Como base teórica, utilizou-se, principalmente, Cândido (1970), Gonçalves e Bellodi (2005), Lajolo (1986), Oliveira (2016) e Brasil (2017). No que diz respeito a metodologia usada para a concretização desse estudo, trata-se de uma pesquisa de natureza aplicada, de abordagem qualitativa e quanto aos objetivos caracteriza-se como uma pesquisa descritiva. Nota-se que a obra em análise (A Serra dos Dois Meninos) é crucial para o ensino, por exemplo, das variações e mudanças linguísticas, dos elementos da narrativa, bem como dos saberes identitários, especialmente da vida do sertanejo nordestino, todavia, para tanto, é indispensável desenvolver propostas de aulas em torno de sequência didática, a fim de sistematizar e contextualizar tais conteúdos.