Odontologia

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 20 de 83
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Traumatismo dentoalveolar; tratamento de urgência em uma UBS: relato de caso
    (2023-12) SANTOS, Pedro Gabriel Carvalho dos; CONCEIÇÃO , Roberty Nascimento Matos
    Na urgência odontológica, os traumatismos dentoalveolares são definidos como lesões que acometem os dentes e suas estruturas adjacentes. Diante disto, o atendimento imediato permite um diagnóstico preciso e a realização do tratamento ideal, permitindo ao paciente um bom prognóstico e a diminuição das chances de maiores complicações. A etiologia dos traumatismos dentoalveolares é diversificada, bem como a sua prevalência. Deste modo, os tratamentos propostos diante destes casos baseiam-se de acordo com a classificação do trauma, sendo no caso exposto um diagnóstico com base na Luxação Intrusiva, e a realização da contenção dos dentes envolvidos e o acompanhamento frequente do paciente.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Doença periodontal e doenças sistêmicas: a importância do controle da saúde bucal
    (2023-12) QUISPE, Ana Valéria Gama; REIS, Leila Darc de Jesus; CARVALHO, Letícia Almeida Campos de
    O presente trabalho tem por objetivo principal, compreender como são desenvolvidas as doenças periodontais e sua direta relação com as doenças sistêmicas. Além disso, o artigo enfatiza acerca dos inúmeros problemas relacionados à saúde bucal e suas consequências. A pesquisa é de cunho bibliográfica e foi desenvolvida através de uma revisão literária com a temática acima citada. Para a realização da pesquisa foram analisados: artigos, livros, revistas eletrônicas e sites. O aporte teórico utilizado nessa pesquisa foram: Almeida (2011); Benítez (2020); Bulgareli (2018); Campos (1992); Capitiano (2016); Castro (2017); Conceição (2019); Darveu (1997); Gomes (2007); Guerra (2014); Hering (2014); Lima (2019); Lockhart (2012); Maia (2016); Mana (2013); Newman (2020); Oliveira (2022); Pinto (2008); Petry (2006); Ramos (2013); Rodrigues (2015); Samartini (2021); Silva (2016); Scannapieco (2004); Steffens (2018); Tonetti (2018) e Vieira (2011). No mais, é importante ressaltar que para que o cirurgião dentista seja um bom profissional, deve ir em busca de novos conhecimentos, para assim promover o tratamento periodontal, visando a prevenção do desenvolvimento das doenças sistêmicas.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Reabilitação estética e funcional com coroas de acetato em dentes decíduos: relato de caso
    (2023-12) MATOS, Gustavo Dantas; CASTRO, Jóse Vinicius Carvalho; SANTOS, Maria Camila Santana dos; SANTANA, Tainara de Jesus
    A cárie dentária é uma doença de origem multifatorial considerada a mais frequente na população infantil, afetando uma ou mais unidades dentárias, quando não tratada traz um alto impacto negativo à vida da criança, além disso tem sido um problema de saúde pública. A perda precoce de um dente decíduo acometido pela cárie provoca problemas nutricionais e emocionais por motivos de envolvimento estéticos e funcionais, por isso ressalta-se a importância de se adotar medidas preventivas e curativas. Outrossim, para realizar a reabilitação das unidades anteriores que se encontram com cárie severa é indicado o uso de coroas de acetato, pois é um procedimento rápido, de fácil manuseio, seguro, além de promover pouco desgaste, também é uma alternativa muito aceita pelas crianças. Este estudo tem como objetivo relatar um caso clínico, que utilizou coroa de acetato e resina composta na reabilitação em dentes decíduos anteriores acometidos de forma severa pela cárie, além de devolver a estética, função e auto estima da criança. Durante o procedimento foram aplicadas técnicas de manejo comportamental como dizer-mostrar-fazer e reforço positivo após a conclusão de cada etapa.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Fibroma ossificante em mandíbula: relato de caso clínico
    (2023-12) SANTANA, Poliana Nascimento, REIS, Indira Raquel Silva
    O fibroma ossificante é um tumor benigno fibro-ósseo e assintomático na maioria dos casos, até que o seu crescimento produza uma deformidade ou uma tumefação facial. Seu diagnóstico só pode ser definido após uma análise combinada dos aspectos clínicos, radiológico e histopatológico. Sua maior frequência é na mandíbula, apesar de afetar outras regiões. A incidência é maior em mulheres, especialmente entre 30 e 40 anos. Seu surgimento é ainda muito incerto, mas estudiosos apontam que sua origem é odontogênico, a partir de células mesenquimais do ligamento periodontal, que formam osso, tecido fibroso e cemento. Esse artigo relata um caso clínico de um fibroma ossificante na mandíbula, de uma paciente do sexo feminino, de 30 anos, o qual foi achado em uma radiografia de rotina, da região dos incisivos inferiores, mais especificamente das unidades 31, 32 e 33. O tumor foi confirmado por uma biópsia excisional. O tratamento foi a remoção cirúrgica, por meio da biópsia. A paciente encontra-se em observação pós-operatório de 6 meses, sem recidivas e sem nenhuma intercorrência.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    O impacto das facetas diretas em resina composta feitas de forma inadequada sob o tecido periodontal: revisão de literatura
    (2023-12) SILVA, Douglas Santos; RIOS, Gustavo da Silva Ferreira; VIEIRA, João Macelo Abreu
    Com a grande influência das mídias sociais, o crescimento de exigências que possam suprir as necessidades estéticas dos pacientes, relacionado diretamente também aos avanços dos materiais restauradores, e as facetas diretas em resina composta têm crescido drasticamente no meio odontológico. Porém, com o preparo das facetas feitas de forma inadequada, aliado à falta de conhecimento e ao domínio das técnicas do profissional, alterações patológicas ao paciente irão ser causadas, dessa forma, invadindo o espaço biológico, pois o cirurgião-dentista irá afetar diretamente todo o periodonto, principalmente quando são feitas de forma subgengival, causando inflamações, sangramento, recessão gengival e óssea. Deste modo, o objetivo deste presente trabalho é realizar uma revisão de literatura, visando evidenciar os problemas periodontais causados pela falta de planejamento das facetas diretas em resina composta.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    A utilização do ultrassom no tratamento endodôntico: revisão de literatura
    (2023-12) SOUZA , Luci Kelly Almeida; OLIVEIRA, Luis Eduardo Souza
    As principais causas de doenças pulpares é a presença de microrganismos. Nesse contexto, ao se ter um processo de infecção nos canais radiculares o tratamento mais indicado é o endodôntico, com o propósito de eliminar a infecção local. Com essa finalidade, novas técnicas e instrumentos têm surgido com o intuito de facilitar e melhorar a instrumentação, desinfecção e obturação dos canais radiculares, intensificando a qualidade do tratamento. Entre essas novas técnicas e ferramentas encontram-se os aparelhos e pontas de ultrassom. Portanto, o objetivo desse trabalho foi realizar uma revisão de literatura referente ao uso do ultrassom no tratamento endodôntico, utilizando o aparelho e pontas de ultrassom em diferentes etapas. Em vista disso, conclui-se que o ultrassom é um aliado extraordinário ao cirurgião-dentista durante diversas etapas do tratamento endodôntico, desde a localização dos canais, remoção de calcificações e nódulos pulpares, irrigação e desinfecção até a remoção de instrumentos fraturados e retentores intrarradiculares, assim, aumentando as chances de sucesso durante o tratamento. No entanto, os dispositivos de ultrassom vieram auxiliar e melhorar as técnicas endodônticas convencionais e não as substituir.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Exodontia de terceiros molares impactados
    (2023-12) SANTANA, Anailson Paulo; SOUZA, Ismar Jonatan Araujo dos Santos
    RESUMO A exodontia de terceiros molares impactados é um procedimento que o cirurgião-dentista realiza para remoção dos dentes do siso, que, por sua vez, não conseguem erupcionar na cavidade bucal, tanto na arcada superior quanto na inferior. O procedimento visa a melhoria da saúde bucal, prevenindo possíveis complicações que se associam à impactação dos terceiros molares. A realização exitosa da exodontia será fundamental considerando os fatores como anatomia oral, sua classificação de impactação, as técnicas cirúrgicas e os cuidados pós-operatórios. Comunicar-se abertamente com o paciente e a obtenção da cooperação e informação são aspectos essenciais para a realização do processo. Nota-se que o objetivo da exodontia de terceiros molares impactados é a melhoria da saúde bucal e o bem-estar do paciente, removendo os dentes quando não conseguem sua erupção adequadamente. Os terceiros molares também popularmente conhecidos como dentes do siso, por sua vez, podem causar impactação devido à falta de espaço na boca e à erupção tardia, ou por conta da sua angulação, que muitas vezes acaba se tornando irregular. Palavras-chave: Terceiros molares. Dentes do siso. Impactação dentária. Cirurgia oral. Anatomia oral. Cuidados pós-operatórios. Cirurgia bucomaxilofacial. Nervo alveolar inferior. Infecção dentária.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Granuloma piogênico oral: relato de caso
    (2023-12) SANTANA, Adrielle dos Santos; CRUZ, Carla Eduarda Santos; SÁ, Thainá Karolina Vieira
    O Granuloma Piogênico (GP) é uma lesão benigna, caracterizada por uma massa de tecido mole, de crescimento rápido. Geralmente, esse ocorre com maior prevalência na gengiva, línguae mucosa jugal. O GP acomete qualquer indivíduo, porém, o sexo feminino tem maior incidência, devido às mudanças hormonais, principalmente em gestantes, por ser um período de elevação dos hormônios, como progesterona e estrogênio. Seu desenvolvimento é relacionado a fatores traumáticos, irritativos, hormonais, deficiência de higiene oral. Em crianças, normalmente é mais agressivo e rápido. A anamnese é primordial para detectar a origem da lesão. É uma lesão que sangra ao toque, por ser altamente vascularizada. Além disso, é de fácil reincidência, caso o paciente não tenha a devida higiene no local. Seu tratamento consiste na excisão total da lesão e remoção de irritações. Dessa maneira, o presente estudo tem como propósito relatar um caso clínico de uma paciente de 10 anos de idade, sexo feminino, portador de granuloma piogênico na região gengival anterior da maxila, sobre o qual foi optado a remoção cirúrgica da lesão.
  • Artigo Científico Acesso fechado
    Reabilitação estética e funcional através de faceta direta em resina composa: relato de caso
    (2023-12) SANTANA, Vitória Lorrany Andrade; ANDRADE, Jaciara de Souza; MATOS, Jacqueline dos Santos
    Na odontologia, a busca crescente pela estética facial tem aumentado ainda mais a demanda pela reforma do sorriso. No entanto, apesar dos anseios do paciente, cabe ao cirurgião-dentista avaliar a necessidade de indicação do procedimento de maneira individual. As unidades dentárias são pontos de suma importância na estética do sorriso. As alterações na cor, forma, textura e tamanho são as desarmonias estéticas mais comuns. Frente a isso, vale ressaltar que as facetas diretas em resina composta se tornam uma abordagem eficaz, por se tratar de um procedimento com menor desgaste da estrutura dental, por exigirem menos tempo clínico e por possuírem um melhor custo-benefício em comparação com as restaurações indiretas (laminados cerâmicos). Além do mais, é válido ressaltar que as facetas diretas em resina composta consistem na aplicação do compósito diretamente sobre a estrutura dental preparada. Posto isso, este artigo tem o objetivo de ilustrar um caso clínico no qual foi utilizado facetas direta em resina composta para reabilitação estética e funcional como uma opção viável para atender às demandas da paciente, ao mesmo tempo em que existem considerações clínicas específicas que são respeitadas. Diante disso, no presente trabalho, relatou-se o caso da paciente MRD, 27 anos, com queixa de restaurações insatisfatórias. Após uma avaliação abrangente, incluindo anamnese, exame físico, clínico e radiográfico, foram escolhidas como resolução dessa queixa, as facetas diretas em resina composta. Além disso, também foi notada perda da papila interdental. Contudo, não foi realizada cirurgia de reparação por se tratar de uma área com prognóstico incerto devido a limitada vascularização sanguínea na região. Nessa situação, o operador realizou adequação do meio bucal e utilizou-se de alguns artefatos para auxiliar no processo de construção, como o enceramento diagnóstico, guia palatina, isolamento absoluto, resinas compostas e sistema adesivo com alta propriedade física, química e mecânica, fotopolimerizador apropriado, além de um acabamento e polimento minucioso. Ademais, neste trabalho foi evidenciada a importância não apenas do planejamento efetivo, mas também da adequação cuidadosa da cavidade oral antes da execução de qualquer procedimento odontológico. Isso destaca a necessidade de abordar não apenas a estética, mas também a saúde e a funcionalidade para garantir um tratamento abrangente e bem-sucedido.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Substituição de pino de metal por pino de fibra de vidro em reabilitação oral
    (2023-12) SILVA, Elaine De Santana; ARAÚJO, Milena Serra; SANTOS, Diego Dias
    É imprescindível discutir sobre a reabilitação de unidade dentária com pinos intrarradiculares em dentes despolpados, devido à prevalência de casos necessitados de reconstrução coronária no cotidiano da clínica odontológica. Esses casos frequentemente requerem a utilização de pinos para restabelecimento funcional e estético. Nesse contexto, este trabalho tem como objetivo relatar um caso clínico de substituição do pino metálico por um pino de fibra de vidro adequado. Para tanto, a paciente, sexo feminino, compareceu à clínica CliAges, na cidade de Paripiranga-BA, e ao exame clínico e radiográfico apresentava a unidade 34 com tratamento endodôntico satisfatório, mas com núcleo metálico fundido mal adaptado. Foi indicada a substituição por um pino de fibra de vidro, sobretudo, e o pino metálico foi removido com pontas de ultrassons e dado continuidade à desinfecção do conector com ácido fosfórico 37%, preparado com silano, sistema adesivo e fotopolimerização. O cimento resinoso autoadesivo dual foi a opção de escolha para preenchimento do conduto e reconstrução da porção coronária. O uso do retentor estético mostrou-se uma excelente opção para o tratamento reabilitador da unidade fragilizada, suportando a carga mastigatória, dando maior adaptação às paredes do canal, além de uma estética favorável.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Exodontia de dente impactado e a íntima relação com o nervo mentoniano - relato de caso
    (2023-12) NASCIMENTO, Jamille Santos do; GONÇALVES, João Victor Varjão; ANDRADE, Karen kethelen Guimarães
    Os pré-molares impactados são aqueles que não conseguem erupcionar completamente na cavidade oral e, portanto, permanecem parcialmente ou completamente dentro do osso. Quando um pré-molar impactado está próximo ao nervo mentoniano, há um risco de danificar o nervo durante a extração do dente. O nervo mentoniano é um ramo do nervo alveolar inferior que fornece sensação ao lábio inferior, ao queixo e aos dentes inferiores. Este relato de caso tem como objetivo relatar o procedimento de exodontia de pré-molar impactado com íntimo contato com o nervo mentual, enfocando a complexidade da intervenção. O plano de tratamento incluiu exodontia do elemento 45 sob anestesia local, a qual exigiu uma abordagem cirúrgica meticulosa para preservar a integridade do nervo e assegurar a segurança do paciente. A técnica cirúrgica minimamente invasiva foi imprescindível para obtenção de bons resultados, ainda que o afastamento do nervo mentoniano possa provocar alteração de sensibilidade pós-operatória. Destacando a importância da avaliação detalhada em situações semelhantes, ressaltando a relevância da prática clínica na odontologia para abordagens precisas em cirurgias orais desafiadoras. Este trabalho contou com uma literatura mínima disponível sobre os segundos pré-molares impactados, oferecendo uma opção de abordagem em seu plano de tratamento, de forma a evitar lesões ao nervo mentoniano.
  • Monografia Acesso aberto
    Tomada de decisão frente ao tratamento cirúrgico de terceiro molar incluso com riscos de parestesia e trismo: revisão de literatura
    (2023-06-19) Miranda, Cleyton Cerqueira; Santana, Fabiane Sousa; Matos, José Geison Alves de; Félix, Rodrigo Alves
    Os terceiros molares inferiores são os últimos dentes a irromper em boca, e frequentemente surgem de forma impactados. Podem se tornar impactado, ou semiimpactado quando houver uma anormalidade no seu processo de erupção. O diagnóstico é feito através da anamnese, avaliação dos sinais e sintomas, visualização clínica direta, radiografia panorâmica ou tomografia computadorizada. A proximidade entre os terceiros molares inferiores impactados com o nervo alveolar inferior representa um risco de causar lesões ao nervo, que pode levar a parestesia. A classificação feita por Pell e Gegory classifica os terceiros molares inferiores impactados em relação a profundidade da impactação. E a outra classificação feita por Winter, mostra que os terceiros molares inferiores impactados podem se apresentar vertical, horizontal, mesio angular, disto angular e invertido. O tratamento desses elementos dentários, quando apresenta doenças inflamatórias, destruição de dentes circunvizinhos e osso adjacente, consiste na cirurgia de extração. O trismo caracteriza-se por um processo inflamatório dos músculos da mastigação, causado por injuria durante a cirurgia, que representa uma complicação muito comum nos pacientes que se submetem a exodontia de terceiros molares inferiores impactados.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Atendimento especializado na odontologia: Síndrome de Goldenhar como parâmetro revisão de literatura
    (2023-06-12) Fraga, Carlos Geliel Santos; Santana, Ione Leal de; Maximo, Mariza Silva dos Santos
    Diante o conceito de integralidade em uma sociedade, a investigação por novas formas de integração predispõe, cada vez mais, a inclusão em diversos âmbitos e principalmente frente a métodos de adptação à saúde. Diante de um quadro como a Síndrome de Goldenhar, de fato rara, presdipõe a equipe multidisciplinar um preparo frente ao caso e ao sistema que o envolve. O presente estudo tem como objetivo discorrer sobre as particularidades da Síndrome de Goldenhar e ressaltar a importância dos tratamentos especializados na odontologia. A estratégia de busca forneceu uma gama de artigos nas diferentes bases de dados analisadas. Após a triagem, por meio da leitura dos títulos e resumos, um total de 22 estudos foram considerados potencialmente elegíveis e lidos na íntegra pelos avaliadores. Ao final das análises, doze artigos publicados atenderam a todos os critérios de inclusão e foram selecionados para a presente revisão. Por vez, a necessidade de uma atuação mais humanística, contrariando uma formação tecnicista por parte do profissional é algo indispensável. As causas da síndrome são desconhecidas, mas certamente complexas e heterogêneas, envolvendo alterações em fala, audição, comportamento e fisiológicas. Pacientes e profissionais devem está sempre em constante sintonia, uma vez que, devido a grande variedade de anomalias, exista um desafio por parte da equipe, favorecendo assim o prognóstico.
  • Artigo Científico Acesso fechado
    Protocolos clínicos em dentes acometidos pela hipomineralização molar-incisivo (HMI): uma revisão integrativa de literatura
    (2022-12-14) Costa, Wilton Silva da; Carvalho, Julia Stephanie Gama de
    A hipomineralização molar incisivo (HMI) é caracterizada como um defeito de desenvolvimento de esmalte, consistindo em alterações qualitativas na sua estrutura, ocasionada mediante fatores sistêmicos que podem afetar molares permanentes e, também, incisivos. Nesse sentido, o presente estudo tem o objetivo de descrever os protocolos clínicos que devem ser aplicados em dentes com HMI. Considera-se que a formação do esmalte dentário é dividida em três etapas: fase formativa, mineralização parcial da matriz orgânica que foi formada e, a maturação do esmalte dentário, que se dá através da calcificação. Como a etiologia da hipomineralização molar incisivo (HMI) ainda não está completamente definida, muitas hipóteses são levantadas. O que se sabe atualmente é que fatores sistêmicos estão diretamente relacionados, tais como: fatores genéticos, ambientais, e possível uso de antibióticos. Essas alterações são causadas nos primeiros anos de vida das crianças, e dentro dos períodos neonatais, pois a formação do esmalte se inicia nas primeiras semanas de gestação. O tratamento dessas lesões é um desafio, e para casos de hipersensibilidade é indicado o uso de substâncias remineralizadoras. O protocolo restaurador para HMI depende do grau de severidade dos tecidos dentais afetados. Ter o conhecimento dos fatores etiológicos e saber realizar um diagnóstico preciso e precoce é essencial para a orientação do paciente e núcleo familiar e para se evitar o agravamento de suas possíveis consequências.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    O bruxismo e a sua associação com o aumento do nível de ansiedade durante a pandemia.
    (2022-12-14) Correia, Daniela dos Santos; Marinho, Kanydia Cristina Vieira; Santana, Genestefane Andrade de; Silva, Cintia Almeida da
    A pandemia da Covid-19 representa um problema de saúde pública que repercute em praticamente todas as esferas da vida, gerando medo, isolamento social, discriminação e dificuldades financeiras. Nesse sentido, os níveis de ansiedade se elevaram substancialmente entre a população, devido a um conjunto de fatores estressores, prejudicando não apenas a saúde geral, mas também a saúde bucal dos indivíduos. O presente estudo tem como objetivo geral veicular informação do quanto a pandemia da Covid-19 agravou doenças, incluindo a ansiedade associada ao bruxismo. O método utilizado foi uma revisão integrativa de literatura, de análise em dados documentais, executada com dados secundários, obtidos através de publicações científicas escritas nos idiomas português e inglês no período de 2013 a 2022, disponíveis nas bases de dados Scielo, Google Acadêmico, REDIB e PubMed. Os estudos selecionados para discussão apontaram que há associação entre o bruxismo e os níveis de ansiedade da população, uma vez que a pandemia trouxe mudanças significativas na vida das pessoas que fizeram surgir ou agravaram problemas preexistentes. O cenário de incertezas e inquietações causado pelo Coronavírus tornou o tratamento das doenças bem mais desafiadores, requerendo dos profissionais uma atuação multidisciplinar e com esforços para o aprimoramento contínuo dos serviços de saúde. Concluiu-se que, o cirurgião-dentista deve promover a humanização em seus atendimentos, identificando fatores emocionais e associando o tratamento odontológico aos cuidados de saúde mental.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Doença periodontal e complicações obstétricas: uma revisão integrativa de literatura
    (2022-12-14) Lima, Bárbara Laisa Marques; Santos, Clara Aymeê Nascimento dos; Carvalho, Mariane de Souza
    Sabe-se que a ausência de cuidados com a saúde bucal é um fator corriqueiro durante o período gestacional, tendo em vista que neste período a mulher apresenta uma frequência maior na alimentação, dificuldade de higienização e tendência ao vômito. Consequentemente, este hábito acaba propiciando o surgimento de algumas patologias orais. À vista disso, a doença periodontal é uma patologia comum, que afeta grande parte dos indivíduos. É caracterizada pelo acúmulo de microrganismos quando não há uma higienização correta, e seu estágio inicial se dá por uma inflamação dos tecidos gengivais, com sinais clínicos como sangramento, placa bacteriana, vermelhidão e edema. Quando não tratada, a gengivite progride para a periodontite, que é definida por um processo irreversível, que leva à perda das estruturas de suporte e bolsa periodontal. Nesse sentido, o presente estudo tem como objetivo geral, apresentar a relação entre a doença periodontal e possíveis complicações obstétricas, como o parto pré-termo e o baixo peso ao nascer. O método utilizado foi o levantamento bibliográfico de artigos publicados, entre os anos 2012 e 2022, nos idiomas português e inglês, nas bases de dados SciELO, PubMED e Periódicos. Partindo desse viés, os estudos apontaram que durante o período gestacional, o corpo da mulher passa por mudanças anatômicas, psicológicas, fisiológicas e hormonais, dentre elas estão o aumento da progesterona e estrógeno, hormônios fundamentais neste período para a manutenção da gestação. No entanto, quando aliados à doença periodontal préexistente, é capaz de provocar complicações para o feto, como o parto pré-termo (antes da 37ª semana de gestação) e o baixo peso ao nascer (lactentes nascidos abaixo de 2500 gramas). Isso pode ocorrer por vias diretas, que se dão pela inserção das bactérias à unidade fetoplacentária através do trato urogenital ou via hematogênica; ou por via indireta, que ocorre através da produção exacerbada de mediadores inflamatórios frente à presença mínima de microrganismos, dentre eles estão a citocina Fator de Necrose Tumoral Alfa (TNF-a) e Prostaglandinas E2 (PGE2), que por via hematogênica são capazes de promover danos à gestação e ao período gestacional. Tais complicações reforçam ainda mais a necessidade do pré-natal odontológico e de programas de conscientização para este grupo.
  • Artigo Científico Acesso fechado
    Levantamento de seio maxilar conjunto a tardia instalação de implantes, como alternativa para reabilitação oral protética: relato de caso
    (2022-12-13) Bomfim, Iago; Rocha, Kathllen; Gois, Nayane; Santos, Sofhia
    Devido à perda dentária precoce, a reabsorção alveolar durante toda a vida, assim como a redução de tamanho do rebordo alveolar é um fator que dificulta o sucesso na fixação de elementos implantáveis. A reabilitação da maxila atrófica por meio de implantes osseointegrados requer uma quantidade de osso suficiente para uma estabilidade adequada do implante. Em pacientes com grande perda óssea, inerente a reabsorção da crista alveolar e da pneumatização do seio maxilar, tal procedimento só é possível graças às cirurgias de enxertia óssea para elevação do seio. Esse aumento ósseo é em sua multiplicidade alcançado pela utilização da abordagem da janela lateral, que é uma técnica cirúrgica traumática apta a proporcionar o aumento da quantidade de osso em maxila atróficas. O estudo em questão tem o objetivo de relatar um caso de uma paciente, submetida à realização de uma cirurgia de levantamento de seio maxilar e instalação de implantes em maxila total. A técnica de levantamento de seio foi optada, cumprindo a indicação baseada na altura do osso residual, feito deslocamento da membrana sinusal e preenchimento da cavidade com enxerto ósseo xenógeno Bio-Oss ®(GEISTLICH PHARMA AGSUÍÇA), em que todos os componentes orgânicos são removidos, mantendo sua arquitetura mineral natural. Com ganho ósseo, efetivou-se a instalação tardia dos implantes Neodent ® (Neodent, Curitiba-PR, Brasil), pós 6 meses de reparo tecial e formação óssea. Após a realização dos procedimentos, será aguardado um período para reabilitação final com a prótese fixa sobre os implantes. Transcorreu que estas técnicas cirúrgicas são consideradas viáveis e previsíveis, indicadas em situações particulares de altura e volume ósseos insuficientes e que, diferentes fatores, podem interferir na escolha da melhor técnica para cada caso.
  • Artigo Científico Acesso fechado
    Uso de bandagem no pós-operatório: revisão de literatura
    (2022-12-12) Nascimento, Paula Évila; Silva, Samara
    Os profissionais de saúde vêm buscando novos recursos terapêuticos, para uma melhor recuperação de seus pacientes no pós-operatório odontológico. Sempre procurando o melhor para eles, vem sendo analisada a eficácia da bandagem, muito adotada atualmente. Nesse sentido, este estudo tem como objetivo geral verificar a contribuição do uso de bandagem elástica no alívio da dor do pósoperatório de intervenções odontológicas. O método utilizado foi por meio de levantamento bibliográfico de artigos publicados, que fazem abordagens ao uso da bandagem, analisando suas fragilidades e potencialidades diante da recuperação do paciente. As pesquisas foram feitas nas bases de dados do Scientific Electronic Library Online (SciELO), Google Acadêmico e Academia.edu. Para escolha dos artigos foram verificadas as investigações acerca de todo procedimento envolvendo a bandagem, desde a sua aplicação, às diferentes formas de utilização e em diversos pós-operatórios odontológicos distintos, analisando as suas conclusões como melhoria do paciente, na diminuição da dor, do inchaço e do seu bem estar durante esse período. Através dos dados coletados, a bandagem elástica apresentou uma melhora significativa para o paciente, de modo que reduzia o inchaço, facilitando a maleabilidade do paciente para movimentar o local afetado.
  • Artigo Científico Acesso fechado
    Abordagem de urgência odontologia em pacientes com alterações sistêmicas: hipertensão arterial sistêmica e diabetes mellitus
    (2022-12-12) Oliveira, Tamires Dantas de; Santos, Tainar Pereira dos
    O número de pacientes portadores da hipertensão arterial sistêmica (HAS) e diabetes mellitus (DM) nos últimos anos tem aumentado consideravelmente, em razão dos novos hábitos de um número considerável da população. Essas patologias quando se apresentam, requerem uma atenção maior do cirurgião-dentista, pois as alterações sistêmicas que os acometem levam ao maior risco de uma possível complicação durante ou após o tratamento odontológico, por isso, demandam maior atenção antes e durante as intervenções. Em casos de portadores da HAS, é essencial que se tenha ciência dos níveis da pressão arterial, para avaliar o estado do paciente e como proceder ao realizar a intervenção odontológica em casos de urgências, o manejo mais adequado, qual anestésico utilizar e prescrição medicamentosa. Pacientes com DM principalmente descompensados devem se atentar aos níveis glicêmicos, sendo ideal que realizem o teste glicêmico antes e durante o tratamento, e saber as restrições da utilização dos anestésicos e medicamentos que podem utilizar. Nesse sentido, esta pesquisa teve como objetivo apurar, através da revisão de literatura, o manejo de pacientes em urgência odontológica com hipertensão arterial sistêmica e diabetes mellitus. O método utilizado para este trabalho foi o levantamento bibliográfico de artigos e livros publicados a partir de 2013. Desse modo, é essencial que o cirurgião-dentista obtenha todas as informações do paciente durante a anamnese: seu estado atual, enfermidades anteriores e histórico familiar de possíveis doenças hereditárias. Uma anamnese e exame clínico detalhado incluem averiguação das informações passadas pelo paciente sobre seu estado atual comparado com os exames do paciente, níveis sistêmicos a serem respeitados tanto dos hipertensos como dos diabéticos; ademais, aferir a pressão é imprescindível no atendimento odontológico invasivo e em pacientes diabéticos, além de realizar teste da glicemia. Assim, poderá preparar o atendimento e tendo o conhecimento do seu estado geral, é possível realizar uma conduta odontológica adequada, de tal modo que em casos de urgências, saiba atuar frente a quadros de pacientes que apresentem a pressão arterial alterada ou no caso dos diabéticos, hiperglicemia ou hipoglicemia. Dessa forma, torna-se essencial que o cirurgião-dentista tenha ciência do estado sistêmico desses pacientes para poder conduzir o atendimento de forma segura, sem intercorrências.
  • Artigo Científico Acesso fechado
    Lipoma Intraoral localizado em borda lingual: relato de caso proservado durante um ano e oito meses.
    (2022-12-13) Andrade, Aline Stefany de; Oliveira, Andrelyna Vitória Leal
    O presente estudo está estruturado por meio de uma revisão de literatura associada a um relato de caso clínico de paciente masculino, 58 anos, melanoderma, ex-fumante, ex-etilista, hipertenso e em uso contínuo das medicações losartana potássica, besilato de anlodipino e Ácido Acetilsalicílico (AAS) infantil, que compareceu ao Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) Mugival Messias Santos para consulta na especialidade de diagnóstico bucal, relatando “caroço na boca e dificuldade de falar”, manifestado há 3 meses. Ao exame intraoral observou-se nódulo único, séssil, de coloração branca-avermelhada, consistência mole e superfície lisa, com bordas rasas, contorno irregular e deslizamento fixo, sem sintomatologia dolorosa ou ulcerações secundárias, localizado em borda lingual esquerda, medindo 1,5 cm de diâmetro. Para tanto, o objetivo deste trabalho é apresentar um relato de caso com revisão de literatura acerca de um Lipoma Intraoral (LI) localizado em borda lingual esquerda de paciente masculino, descrevendo o pré-operatório, transoperatório, pós-operatório e proservação do caso durante um ano e oito meses. Frente às informações colhidas na anamnese, incluindo histórico médico e familiar e características observadas no exame intraoral, optou-se pela realização de Biópsia Excisional (BE), que atuou como tratamento e método de diagnóstico através do encaminhamento da peça cirúrgica para Exame Histopatológico (EH), no laudo consta que o nódulo é constituído por tecido adiposo maduro, em lóbulos, separados por septos fibrosos e finos com depósito de material amorfo mixóide, apresentando vasos sanguíneos ectasiados, logo, como possíveis diagnósticos estão o Lipoma Mixóide (LM) e o Angiolipoma Mixóide (AM), sugerindo a critério clínico o estudo imunohistoquímico complementar, que não chegou a ser solicitado, afinal, não traria diferenças relevantes ao tratamento e prognóstico. Durante a consulta de 45 dias de pós-operatório, observou-se lesão residual de 0,3 cm, essa desde então tem sido proservada sem demonstrar quaisquer sinais de evolução, logo, sem justificativa plausível para reintervenção cirúrgica imediata ao longo de um ano e oito meses. Ainda, acerca da dificuldade de fala, o paciente não apresentou melhora e foi encaminhado à fonoaudiologia, por não demonstrar adesão ao tratamento proposto e recusar-se a realizar os exercícios em casa, teve melhora discreta. Destarte, o tratamento proposto e a técnica cirúrgica realizada proporcionaram resultados estéticos, funcionais e emocionais satisfatórios ao paciente, devolvendo-lhe funções importantes do sistema estomatognático, especialmente fala, mastigação e deglutição.