Economia criativa no mercado da moda: estudo de caso Lona Criativa e Be Trendy

Carregando...
Imagem de Miniatura
Data
2018
Tipo de documento
Estudo de Caso
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Área do conhecimento
Linguística, Letras e Artes
Modalidade de acesso
Acesso embargado
Editora
Autores
Peres, Gabrielly Machado
Orientador
Vali, Bárbara Bianchini
Coorientador
Resumo
Considering that awareness of the impacts of the dominant mode of consumption on the market has been debated with great frequency, bringing with it the beginning of a transition period and searching for new sustainable development models, new concepts such as creative and shared economy and new business models are emerging. Such businesses question the logic of the traditional market and are re-signifying their mode of organization and production. In this work we have researched the concepts of slow fashion and creative and shared economy in the fashion market, in order to understand how they apply in the companies Creative Canvas and Be Trendy, and if it is possible to survive creatively in the fashion market. To do so, it was necessary to identify how the fabric structure of the fashion market was consolidated, to understand the concept of sustainability and its relation to fashion, to analyze the slow fashion movement and to understand the concepts of creative economy and shared economy. A bibliographic-based research was carried out, through which the concepts relevant to the theme were analyzed, as well as a data collection made through an interview with the owners of the companies from Santa Catarina and Be Trendy. In view of this, it was verified that the creative and shared market economy is beginning to develop in Santa Catarina and presents to the companies that apply it several difficulties to stay in that market and to develop their businesses.
Tendo em vista que a conscientização sobre os impactos do modo de consumo dominante no mercado vem sendo debatida com grande frequência, trazendo consigo o início de um período de transição e busca por novos modelos de desenvolvimento sustentáveis, novos conceitos como economia criativa e compartilhada e novos modelos de negócio estão surgindo. Tais negócios questionam a lógica do mercado tradicional e estão ressignificando seu modo de organização e de produção. Neste trabalho pesquisou-se sobre os conceitos de slow fashion e economia criativa e compartilhada no mercado da moda, a fim de compreender como se aplicam nas empresas Lona Criativa e Be Trendy, e se é possível sobreviver criativamente no mercado de moda. Para tanto, foi necessário identificar como se consolidou a estrutura de produção do mercado de moda, compreender o conceito de sustentabilidade e sua relação com a moda, analisar o movimento slow fashion e compreender os conceitos de economia criativa e economia compartilhada. Realizou-se, então, uma pesquisa com base bibliográfica, através da qual foram analisados os conceitos relevantes ao tema, além de uma coleta de dados feita através de entrevista com as proprietárias das empresas catarinenses Lona Criativa e Be Trendy. Diante disso, verificou-se que o mercado economia criativa e compartilhada está começando a se desenvolver em Santa Catarina e apresenta para as empresas que o aplicam diversas dificuldades para se manterem nesse mercado e desenvolverem seus negócios.

Palavras-chave
Moda, Slow fashion, Economia criativa, Economia compartilhada
Citação
Coleções