Cuidados diários, produtos e técnicas utilizadas como recursos para o embelezamento dos cílios

Carregando...
Imagem de Miniatura
Data
2018
Tipo de documento
Artigo Científico
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Área do conhecimento
Ciências da Saúde
Modalidade de acesso
Acesso fechado
Editora
Autores
Felisberto, Najara Daniel
Orientador
Trauthman, Silvana Cristina
Coorientador
Resumo
Abstract: The search for methods to enhance female beauty gains space in the current market and care with the ciliary region is related to appearance and self-image. This study aimed to evaluate the daily care, products and techniques for eyelash beautification among women from Morro da Fumaça, Santa Catarina. A descriptive cross-sectional study was carried out. We sampled 134 women selected for convenience. The participants answered a data collection instrument. The descriptive statistical analysis was done by the program Epi Info 3.5.2. The use of some eye care or beautification was mentioned by the majority (92.5%) of the interviewees. On average 4.3 ± 1.4 products were used in the eyes among the women investigated. The most used were lashes (22.1%) followed by the use of pencils (18.4%), shade (16.2%) and eyeliner (16.2%). There was a significant association between the use of eyelashes and the age of 34 years (p = 0.028), as well as no diseases affecting the eyelashes (p = 0.006). Among the techniques for beautifying it was more frequent to apply the false eyelashes (89.8%). It was concluded that using some resource for eye beautification is a common occurrence in all age groups, phototypes and income, being more common the choice of makeup items, and in a different way it was verified that little specific care products such as hygiene and treatment directed at the eye area.
A procura por métodos para realçar a beleza feminina ganha espaço no mercado atual e os cuidados com a região ciliar estão relacionados com a aparência e autoimagem. Este estudo avaliou os cuidados diários, produtos e as técnicas para embelezamento dos cílios apresentados pelo público feminino de Morro da Fumaça, Santa Catarina. Foi realizado estudo de desenho descritivo transversal. Com uma amostra de 134 mulheres selecionadas por conveniência, as quais responderam a um instrumento de coleta de dados. A análise estatística descritiva foi realizada no programa Epi Info 3.5.2. Os resultados mostram que o uso de algum recurso de cuidado ou embelezamento dos olhos foi referido pela maioria (92,5%) das entrevistadas. Foi encontrado o uso médio de 4,3 ±1,4 produtos entre as mulheres investigadas. Os mais utilizados foram a máscara de cílios (22,1%) seguido pelo uso de lápis (18,4%), sombra (16,2%) e delineador (16,2%). Houve associação significativa entre usar recurso para tratar e embelezar os cílios e ter idade de até 34 anos (p=0,028), bem como não apresentar doenças que afetem os cílios (p=0,006). Entre as técnicas para embelezar foi mais frequente aplicar os cílios postiços (89,8%). Concluiu-se que utilizar algum recurso para o embelezamento dos olhos é algo frequente em todas as faixas etárias, fototipos e renda, sendo mais habitual a escolha pelos itens de maquiagem, e de modo diverso foi constatado ser pouco utilizado produtos de cuidados específicos como higiene e tratamento dirigidos a área dos olhos.

Palavras-chave
Cílios, Beleza, Produtos para área dos olhos
Citação