O impacto da maquiagem na autoestima de mulheres com câncer de mama

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2019

Tipo de documento

Artigo Científico

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Área do conhecimento

Ciências da Saúde

Modalidade de acesso

Acesso fechado

Editora

Autores

Melo, Vitória de Estefani
Teixeira, Francine Rosa

Orientador

Pontes, Siegried Xavier

Coorientador

Resumo

Positive self-esteem can be a protective factor that mitigates complications caused by pathology, therefore it is very important for the recovery of cancer patients. In this process, makeup may be considered as a resource to help elevate the self-esteem of women in treatment. The article's objective is to apply and present makeup techniques to women suffering from breast cancer as a means to promote their self-esteem. Makeup was applied to six women according to their needs. They answered a questionnaire before the intervention and another after, to assess their level of satisfaction regarding their self-esteem. A photographic record was also made before and after each intervention. In the assessment of the first questionnaire only one of the participants found herself in a moderate self-esteem state. For the other five participants, the self-esteem level was low. A raise in self-esteem was observed after the makeup was applied. Every participant answered the second questionnaire's questions positively. Thus, this study has reached its objective of assessing the importance and impact of makeup on the self-esteem of female breast cancer patients.
: Uma autoestima positiva pode ser um fator de proteção que amenize as complicações decorrentes de patologias, sendo assim, é muito importante para a recuperação de pacientes com câncer. Nesse processo, a maquiagem pode ser considerada como um recurso para amparar e ajudar a elevar a autoestima das mulheres em tratamento. O objetivo do artigo é aplicar e apresentar as técnicas de maquiagem às mulheres com câncer de mama como um meio para promover a própria estima. Foram maquiadas seis mulheres de acordo com as suas necessidades. Foi aplicado um questionário antes da intervenção e outro questionário após a intervenção para avaliar o nível de satisfação das mulheres em relação a sua autoestima. Também foram realizados registros fotográficos antes e depois de cada intervenção. Na avaliação do primeiro questionário, apenas uma das participantes se encontrava em estado de autoestima moderada. Para as cinco participantes restantes, o grau de autoestima foi baixo. Houve aumento da autoestima depois da maquiagem. Todas as participantes responderam positivamente às questões do segundo questionário. Sendo assim, o presente estudo alcançou o seu objetivo de avaliar a importância e o impacto da maquiagem na autoestima de mulheres com câncer de mama.

Palavras-chave

Maquiagem, Autoestima, Câncer

Citação