Startups Fintechs no Brasil: um estudo sobre os principais impactos sociais e mercadológicos nos últimos 10 anos

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Data
2019
Tipo de documento
Monografia
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Área do conhecimento
Ciências Sociais Aplicadas
Modalidade de acesso
Acesso aberto
Editora
Autores
Oliveira, Eliezer de
Orientador
Miranda, Joseane Borges de
Coorientador
Costa, Rogério Santos da
Resumo
Diante de um mercado em constante globalização, e considerando a constante evolução das TICs - Tecnologias da Informação e da Comunicação, a inovação e a competitividade estão entre os principais mecanismos estratégicos para as organizações atingirem os objetivos mercadológicos. Também ocorreram transformações importantes no setor financeiro dos bancos, com destaque para o surgimento de startups fintechs, um segmento que oferece soluções inovadoras na área financeira, com foco em necessidades e oportunidades do público-alvo. As startups fintechs estão presentes em diversos países, com serviços inovadores para o segmento financeiro e bancário. As startups fintechs atuam com uma estrutura tecnológica avançada, oferecendo serviços na área financeira e no setor bancário com alto nível de escalabilidade, com ênfase para as experiências de seus clientes. As startups fintechs atuam no mercado com estrutura operacional compacta, com foco para o setor de desenvolvimento. Com base neste contexto, a presente pesquisa destacou o seguinte questionamento: quais os principais impactos sociais e mercadológicos das startups fintechs? Quanto ao objetivo geral desse estudo, foram analisadas as principais características dos bancos e das startups fintechs, com ênfase para os aspectos associados à inovação disruptiva no setor bancário e seus desafios. Sobre os objetivos específicos, destacam-se: descrição sobre conceitos de inovação, startups fintechs e mercado financeiro; caracterização sobre o mercado financeiro, com ênfase para a regulamentação e o fortalecimento, abordando aspectos básicos sobre as startups fintechs no mercado financeiro e seus principais desafios; análise sobre os principais impactos sociais e mercadológicos das startups fintechs. Dentre os autores citados, estão: Akkizidis e Stagars (2016); Barroso (2018); Congo (2017); Desharnais (2017); Fortuna (2014); Gulamhuseinwala, Bull e Lewis (2015); Hedman e Henningsson (2015); Jaye (2015); Kashyap e Weber (2017); Lacasse (2016); Moreira e Larghi (2017); Onzi et al. (2017); Pindyck e Rubinfeld (2010); Rosov (2016); Skan, Dickerson e Gagliardi (2016); Torrens (2017); Wirtz, Schilke e Ullrich (2010); Zambarda (2014); entre outros. O presente estudo foi desenvolvido por meio de revisão bibliográfica narrativa, no qual foram analisados os principais impactos sociais e mercadológicos das startups fintechs.

Palavras-chave
Competitividade, Inovação, Inovação disruptiva, Mercado financeiro, Setor bancário
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