Desmistificando a cabine de comando para passageiros aerofóbicos

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Data

2020

Tipo de documento

Monografia

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Área do conhecimento

Engenharias

Modalidade de acesso

Acesso embargado

Editora

Autores

Ferrari, Phillip Erbert

Orientador

Tavares, Angelo Damigo

Coorientador

Garcia, Cleo Marcus

Resumo

ABSTRACT The aim of this study was to demonstrate that the detail of the aerophobic control cabin presents good perspectives related to decrease the fear of flying. It is understood that the lack of knowledge about the operation of aircraft is the greatest obstacle for those people who, every day, in different places need this means of transport for different purposes. It was a bibliographic, qualitative descriptive research of the exploratory type, with searches in the online databases and own collection. Considering that aerophobia is the fear of traveling by plane, it was also necessary to list the concepts of phobia and anxiety, since the phobia originates from intense anxiety, and that this in turn is preceded by a feeling of fear too much. Thus, addressing the implementation of Cognitive-Behavioral Therapy and its interventions as therapeutic management in solving this problem was essential. Likewise, illustrating about the Operational Safety Management System (SGSO), proved to be relevant in the face of safety in aircraft operations, as its focus is on risk management, reducing the risk of accidents occurring. Important context in helping to understand the operability of safety during the flight. In this totality, it was noticed that the problem of aerophobia expresses contours capable of being well conducted, both from a clinical and technical point of view. Thus, expanding information and knowledge about aerophobia deserves a prominent place and greater scientific explanations as a way of supporting passengers who suffer from fear of flying.
Objetivou-se com este estudo, demonstrar que o detalhamento da cabine de comando para aerofóbicos apresenta boas perspectivas relacionadas com a diminuição do medo de voar. Entende-se que a falta de conhecimento sobre o funcionamento das aeronaves seja o maior empecilho para aquelas pessoas que, todos os dias, em diversos lugares necessitam deste meio de transporte para fins distintos. Tratou-se de uma pesquisa bibliográfica, descritiva qualitativa do tipo exploratória, com buscas nas bases de dados on-line e acervo próprio. Considerando-se que a aerofobia é o medo de viajar de avião, se fez necessário também elencar sobre os conceitos de fobia e ansiedade, visto que a fobia se origina da ansiedade intensa, e que esta por sua vez é precedida por um sentimento de medo em excesso. Desta forma, abordar sobre o implemento da Terapia Cognitivo-Comportamental e suas intervenções enquanto manejo terapêutico na resolução deste problema foi imprescindível. Do mesmo modo, ilustrar sobre o Sistema de Gerenciamento da Segurança Operacional (SGSO), demonstrou-se relevante frente à segurança nas operações das aeronaves, pois, seu foco é o gerenciamento de riscos, reduzindo o risco da ocorrência de acidentes. Contexto importante no auxílio do entendimento sobre a operacionalidade de segurança durante o voo. Nesta totalidade, percebeu-se que o problema da aerofobia exprime contornos capazes de serem bem conduzidos, tanto do ponto clínico, quanto técnico. Assim, ampliar informações e conhecimentos sobre aerofobia merece lugar de destaque e maiores explanações científicas enquanto forma de apoio à passageiros que sofrem com o medo de voar.

Palavras-chave

Aerofobia, Cabine de comando, Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC), Sistema de Gerenciamento da Segurança Operacional (SGSO)

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