Arquitetura e Urbanismo

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 20 de 52
  • Monografia Acesso embargado
    Mercado municipal e centro cultural de Caeté: revitalização, requalificação e reocupação de espaços abandonados
    (2023-06-20) CHAVES, Laura Cristina
    O tema escolhido para desenvolvimento do projeto de conclusão de curso de Arquitetura e Urbanismo, Mercado Municipal e Centro Cultural de Caeté: revitalização, requalificação e reocupação de espaços abandonados, de caráter público/privado, na cidade de Caeté, propõe a reocupação de edificações históricas, com a reabertura do Mercado Municipal através de uma revitalização, e criação do Centro Cultural de Caeté, em uma edificação existente e sem uso, através de uma requalificação. A proposta de um Centro Cultural surge a partir da carência de um equipamento público que possui instalações arquitetônicas com o mesmo objetivo adequadas ao uso, levando em conta a sua importância no cenário comercial, social e cultural. Já o Mercado Municipal tem o intuito de fomentar a economia, disponibilizar um novo espaço público de lazer e permanência, além de se tornar “parte” da infraestrutura do Centro Cultural, tendo capacidade de receber exposições e eventos. Vale ressaltar que apesar de serem edificações diferentes, ambas estão uma de frente para outra, dessa forma através da arquitetura e urbano, será criado uma “conexão” entre elas para que uma edificação faça parte da outra.
  • Paper Acesso aberto
    Coliving: uma nova maneira de morar
    (2023-06-20) ALCÂNTARA, Gabriela Rocha de
    O presente trabalho pretende evidenciar as transformações do mundo contemporâneo que impactaram na mudança de conceito de moradia para muitos indivíduos. Nesse sentido, pretende-se apresentar um trabalho que evidencie as vantagens e atrativos de uma tendência moderna chamada de coliving, com suas possibilidades no campo da arquitetura. O coliving é uma tendência urbana de compartilhamento de moradias cujo termo surgiu na Dinamarca, no final dos anos 1970, e que tem se tornado cada vez mais conhecido como uma estratégia moderna e atual de moradia coletiva e colaborativa, especialmente nos grandes centros urbanos.
  • Paper Acesso embargado
    Centro Administrativo de Jaboticatubas
    (2023-06-20) SILVA, Sâmela Aparecida
    O presente trabalho de conclusão de curso, teve base em estudos sobre a administração pública, para apresentar um novo projeto arquitetônico para o centro administrativo de Jaboticatubas - MG, que irá integrar todas as secretarias em um único espaço, melhorando a qualidade do serviço, trazendo qualidade nos serviços prestados pelo poder executivo. Serão apresentadas a legislação do município em questão, além de estudos de obras análogas, para melhor entendimento do projeto, nesta monografia também mostrará estudos e levantamentos sobre o funcionamento do setor administrativo, para entender os problemas, demandas e funcionamento de cada secretaria. O estudo apresentará o pré-dimensionamento e fluxograma de como será feito a distribuição dos espaços, e através desses dados conclui-se uma proposta que visa sanar os problemas enfrentados atualmente, implantando assim um projeto eficiente, dando uma nova identidade visual pelo poder executivo.
  • Artigo Científico Acesso embargado
    Cúpula acústica: uso da arquitetura como recurso para reverberar música
    (2023-06-20) Guimarães, Maria Eduarda Palhares
    Módulo Artístico trata-se de uma estrutura efêmera para apresentações artísticas com o intuito de fornecer infraestrutura para lugares não adequados para essas manifestações e poder espalhar a cultura de forma que atenda a necessidade de cada evento.
  • Monografia Acesso embargado
    Arquitetura e metodologia APAC - centro de recuperação de condenados de Lavras - MG
    (2023-06-14) Guerra, Samuel da Silva
    O presente trabalho apresenta o contexto histórico de unidades prisionais e a metodologia APAC na recuperação de condenados, e tem como objetivo a elaboração de diretrizes projetuais para a inserção de uma unidade prisional nos moldes de uma APAC, na Zona Rural da Cidade de Lavras, MG. A relevância desse projeto é em virtude aos graves problemas de superlotação e péssimas condições de infraestrutura do atual presídio de Lavras, problemas estes que são reflexos de um sistema prisional em colapso, onde não existe uma preocupação real para a reinserção na sociedade dos indivíduos privados de liberdade.
  • Monografia Acesso embargado
    Centro psicológico humanizado - a arquitetura como instrumento auxiliar da psicologia, através do bem estar.
    (2023-06-15) Santos, Marcelly Aparecida Gomes
    O documento a seguir, proposta para o Projeto Final de Graduação do Curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário de Belo Horizonte-UNIIBH, tem como finalidade demonstrar, através de embasamento teórico, o caráter perceptivo/sensorial da Arquitetura. e de sua relação de influência no organismo humano, de modo auxiliar o processo de criação de um projeto de "Centro Psicológico Humanizado" , A pesquisa parte da análise de dados e estudo sobre transtornos psicológicos, tais como a Ansiedade e Depressão, e segue demonstrando o caráter sensorial dos elementos arquitetônicos, e a relação do homem com as experiências vivenciadas dentro dos espaços, conduzindo para a percepção de que a Arquitetura é capaz de criar uma atmosfera sensível de bem estar, auxiliando assim no processo da cura.
  • Monografia Acesso aberto
    Atendimento prévio primário: equipamento modular de saúde básica acessível para comunidades carentes
    (2023-06-23) Farias, Ana Júlia Cardoso
    A pesquisa presente nesse escopo, elabora uma proposta para sistema de saúde básica, uma questão social, que preveem o acesso às comunidades que necessitam de uma atenção primordial, de forma que suas carências não desenvolvam uma superlotação por falta de acesso às unidades primárias. Como local de estudo, a Vila Sumaré, caracterizada como uma vila e favela, se encontra no Nordeste da cidade de Belo Horizonte-MG, nessa área delimitada pelo sistema de mapas da cidade será desenvolvida nossa fonte de pesquisa e evolução no trabalho de conclusão de curso. A ideia é criar equipamentos modulares de atendimento prévio primário que abasteçam comunidades com atenção básica, de forma reduzida em relação ao programa de necessidades que já vemos nos centros de saúde e também em menor escala, assim servindo não só como equipamentos públicos, mas também unidades particulares se for de um interesse econômico e lucrativo dessas empresas que proporcionam bem-estar. Sabendo que já existem proposta de cunho social relacionadas a saúde primaria como a UPA, por exemplo, o diferencial dessa proposta é avaliar as necessidades mais marcantes e necessárias do dia a dia, enxuga-las ao máximo de forma que atendam uma grande demanda de pessoas, sem superlotar uma unidade de atenção primária apenas com casos básicos. Assim, promovendo uma espécie de ''rapidez'' hospitalar para a população, gerando uma linha de chegada, identificação do tratamento, atendimento e liberação, evitando permanências desnecessárias, superlotação ou até mesmo viabilizando os encaminhamentos dos pacientes a locais que, de fato, tem especialização em determinados casos ou ocorrências de urgência e emergência. Dessa forma, permitindo uma qualidade de saúde básica eficaz para a população carente e seu desenvolvimento.
  • Monografia Acesso embargado
    Centro de reciclagem e parque urbano Santa Tereza: uma proposta de conexão cidade bairro
    (2023-06-23) Beltrão, João Gomes Santiago Pires
    O trabalho consiste em tratar o problema do lixo urbano de forma que este seja usado para promover uma economia criativa, com formas de trabalho que reutilizem os materiais coletados, tratando o problema do lixo e do desemprego simultaneamente, beneficiando várias camadas sociais e também a cidade. O trabalho busca justificar o tema, entender a região onde o projeto será aplicado para que sejam adotadas as melhores soluções projetuais, e terá como conclusão estudos sobre a distribuição do programa de necessidades e suas dimensões.
  • Monografia
    Complexo Multiuso do Barreiro: uma visão sobre lazer e ativação espacial
    (2023-06-20) Oliveira, Lívia Barbosa
    A maneira de pensar o meio urbano e a forma de edificar as cidades deve acompanhar a evolução e necessidades das pessoas que habitam cada lugar, transformando as cidades de maneira dinâmicas sem a concentração de equipamentos apenas nos grandes centros. Algumas regiões com potencial populacional e econômico não apresentam realização de empreendimento que estimulem a urbanidade tornando o local isolado do centro da cidade em aspectos sociais, de lazer e cultura. Criar espaços flexíveis e com usos diferentes integrados traz a possibilidade de maior identificação da população com o meio urbano local e criação de oportunidades para movimentos urbanos acontecerem. Quando a comunidade se apropria do meio urbano a diversidade acontece e a cidade se torna viva.
  • Monografia Acesso aberto
    A aplicação da neuroarquitetura em creches
    (2023-06-22) Silva, Gabriela de Paula Martins
    As creches brasileiras são construídas seguindo o padrão arquitetônico previsto pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento e Educação (FNDE), podendo ser de dois modelos: B e C. Nos modelos propostos são levados em conta fatores como dimensões do terreno, capacidade de atendimento em turnos, setorização em blocos, dentre outros. Esse modelo tradicional aplicado é funcional, mas em relação aos aspectos lúdicos a aplicação da neuroarquitetura se mostra mais satisfatória. Além dos critérios construtivos padrões, os estímulos causados pelas cores e exploração dos cinco sentidos, por exemplo, influenciam diretamente no desenvolvimento criativo e capacidade de socialização das crianças. Este trabalho tem como objetivo mostrar como a aplicação da neuroarquitetura no desenvolvimento do projeto arquitetônico de uma creche e seus benefícios para a sociedade, e não só seus alunos, por meio de análise comparativa entre modelos.
  • Monografia Acesso embargado
    Ativações espaciais no hipercentro de Belo Horizonte: cultura, direito à cidade e manifestações populares
    (2023-06-22) Monteiro, Anna Luiza Miranda Zulato
    Este documento apresenta uma pesquisa elaborada como fundamentação do Trabalho Final de Graduação (TFG) do curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário de Belo Horizonte-Uni-BH, onde o tema estudado é Cultura, manifestação Popular e Direito à Cidade: ativações espaciais no hipercentro de Belo Horizonte. A partir de conceitos e diretrizes estudadas, como o direito à cidade, fruição pública e ocupação de espaços públicos, surge a busca pela possibilidade de construir uma arquitetura democrática e qualificar os espaços do centro de Belo Horizonte. Arquitetura é sempre humana, a questão é: para que humanos? Com que finalidade e interesses por trás se consolidou a cidade? Como devolver as cidades para as pessoas e projetar numa escala do indivíduo? Esses e outros questionamentos surgem ao decorrer deste estudo e o principal objetivo é a busca por uma cidade com mais sombra e espaço de aconchego, com o verdadeiro uso dos espaços públicos, onde é interesse do coletivo de sobreponha ao interesse imobiliário. Dessa maneira, essa pesquisa identifica uma oportunidade de intervenção no centro de BH e analisa as principais condicionantes ambientais, sociais, de ocupação e mobilidade, procurando encontrar a melhor forma de intervir na paisagem urbana.
  • Monografia Acesso embargado
    Parque Urbano Villas do Curral
    (2023-06) Pinheiro, Jane Teixeira Gonzaga Fernandes
    Este trabalho apresenta estudo sobre a realidade de moradores de três aglomerados que vivem em situação de vulnerabilidade na regional Barreiro em Belo Horizonte MG. São elas as vilas: Olhos D'água, Pilar e São João do Meriti. O intuito é propor a implantação de um parque urbano a fim de proporcionar um local onde a população possa se reunir, praticar esportes e manter contato com a natureza. Proporcionando assim uma nova possibilidade para crianças e jovens que atualmente só se encontram nas várias bocas de fumo presentes no entorno. Buscando de alguma maneira reduzir a taxa de ingresso infanto-juvenil na criminalidade. Sabendo que famílias desestruturadas, disfuncionais; baixa qualidade na educação pública; evasão escolar, baixos salários, alta taxa de criminalidade infanto-juvenil, moradia inadequada, exclusão social, vulnerabilidade social, dentre outros, estão entre os muitos fatores que tornam as vilas num lugar difícil de se habitar, essa proposta vem como uma nova possibilidade para ajudar a transformar a realidade uma parcela desses cidadãos através de arquitetura de uso flexível e incentivo à pratica de esportes. No Desenvolvimento da pesquisa serão apresentados o plano de necessidades, bem como os objetivos e diretrizes necessários para o desenvolvimento do projeto com a intenção de alcançar um bom resultado.
  • Monografia Acesso fechado
    Encontro de gerações: centro de convivência para crianças e idosos
    (2023-12-10) Silva, Lívia Beatriz Gonçalves da
    Este trabalho tem o objetivo de desenvolver um projeto arquitetônico de um centro de convivência para idosos e crianças, utilizando um lote vago na região Oeste de Belo Horizonte. Com isso, será implementada uma edificação a fim de incentivar a integração desses dois grupos. A ideia sucedeu de uma série de pesquisas sobre a necessidade de reunir duas gerações com grande diferença de idade, visto que essa interação causa um impacto positivo para ambos, e não há lugares destinados a isso.
  • Monografia Acesso aberto
    Habitação social no Brasil: novas perspectivas de moradia
    (2023-07-23) Silveira, Paulo César da
    O objetivo deste artigo é mostrar a implantação atual da habitação de interesse social em nosso país. Em primeiro lugar, partiremos da era Getúlio Vargas, quando surgiu o tema da habitação social, que foi a primeira habitação coletiva. Após esse período, novas instâncias habitacionais foram construídas, renovadas e novos estilos de vida foram descobertos até chegarmos aos dias de hoje. O objetivo da criação de habitação social é reexaminar as pessoas carentes ou moradores de rua pouco conhecidas da sociedade. Esta nova visão social de garantia do direito à moradia, embora seja um tema amplamente discutido, raramente é vista na prática, e propor uma nova forma de habitação a preços acessíveis para o público de que estou tratando faz parte da intervenção social. Atualmente, a questão da habitação social tem sido amplamente discutida no Brasil. Nos últimos anos, esse tema foi fortemente influenciado pelo Programa Minha Casa, Minha Vida (PMCMV). Portanto, recomenda-se refletir sobre o tema a partir do uso da história cultural por meio de discursos e depoimentos, materiais publicitários oficiais, imagens e gráficos. Vale destacar que, como ferramenta, a habitação social vai muito além do interesse em solucionar os problemas habitacionais, mas é uma ferramenta de marketing do governo. Ao mesmo tempo, ao contrário do que defende o discurso das políticas públicas, o direito e as garantias à moradia não parecem ser respeitados.
  • Monografia Acesso embargado
    Edifício vertical de uso misto incorporando quadra praça
    (2023-06-22) Andrade, Igor Parreiras Peroni
    Este trabalho de conclusão de curso tem como principal objetivo desenvolver um projeto de um edifício vertical de uso misto na Av. Pedro I, na região norte de Belo Horizonte, Minas Gerais, de modo que afirme a funcionalidade e eficiência desse modelo de edificação para o local proposto, o mesmo já faz parte de uma OUC (Operação Urbana Consorciada) da qual iremos utilizar suas diretrizes no projeto. Apresenta conceitos e características importantes, através da análise de dados, normativas do tema, diagnóstico do local e obras análogas. Para este tema é importante que seja um projeto de sucesso e torne-se modelo para novos empreendimentos na região, por se tratar de uma área de boa infraestrutura e baixo percentual de utilização, sendo assim com a implantação do equipamento, temos como meta a realocação da população que vive na periferia da cidade para áreas que dispõe de excelente infraestrutura, assim trazendo uma melhora de vida para essas pessoas, além de conseguir desafogar o transporte público, fazendo com que sua utilização seja mais acessível.
  • Paper Acesso aberto
    Centro Técnico Profissionalizante de Santa Bárbara
    (2022-12-03) Lara, Luana Alves
    O projeto situa-se na cidade de Santa Bárbara, MG, mesorregião metropolitana. Em um bairro próximo a entrada da cidade, que está em expansão. Sendo uma região estratégica para estimular o crescimento de comércio e espaços de entretenimento na cidade. O projeto nasce [...] com a percepção de falta de infraestrutura e investimento devida a principal atividade econômica da cidade e de sua região. Fazendo parte do quadrilátero ferrífero, onde se deu seu surgimento e crescimento em função de exploração de minério, grandes empresas se instalaram nas proximidades e são responsáveis pela maior parte de geração de empregos na região. Sendo assim a criação de um centro para capacitação de mão de obra local seria uma forma de minimizar os impactos causados pela imigração de mão de obra qualificada para a cidade, o que causa uma sobrecarga para uma região sem a devida infraestrutura e investimento para sustentar esse aumento da população decorrido da proposta de moradia a esses trabalhadores contratados vindos de outra região. Propondo blocos voltados ao ensino teórico e prático, com uma seleção de cursos pensados no trabalho em mineração e indústria, além de espaços como auditório, salão de exposições e restaurante que podem ter um funcionamento independente e serem sublocados ou proporcionar algumas atividades e entretenimento a população local.
  • Paper Acesso embargado
    Hotel de selva: arquitetura sustentável
    (2022-12-02) Moreira, Getúlio Lima Santana
    Projeto de um resort na floresta focando na sustentabilidade, utilizando de diversas técnicas construtivas que permitem que se tenha um ambiente mais saudável e confortável para se usar.
  • Monografia Acesso embargado
    Centro de Referência em Práticas Integrativas e Complementares em Saúde
    (2022-12) Pinto, Barbara Timo
    Este trabalho é objeto de estudo para o resgate da medicina tradicional través do desenvolvimento de um centro terapêutico que terá sua atenção voltada para aqueles que desejarem reencontrar o equilíbrio entre corpo e mente de forma integrada. Localizado na regional leste da cidade de Belo Horizonte, o projeto vem com intuito de oferecer melhor atendimento à população, garantindo tratamentos alternativos e eficazes em conjunto com a medicina tradicional, pelo SUS. A fim de proporcionar maior conhecimento sobre essas práticas a presente monografia objetiva uma análise sobre a carência de espaços voltados para essa tipologia de tratamento na cidade, compreendendo a necessidade da população de encontrar alternativas mais acessíveis e menos agressivas a saúde. Baseado nisso, propõem-se a criação de um centro especializado nas práticas integrativas e complementares da saúde por meio de um projeto arquitetônico a ser apresentado.
  • Artigo Científico Acesso embargado
    Centro de acolhimento e bem-estar para animais abandonados em Brumadinho
    (2022-12-02) Cota, Luana Estefani de Freitas
    O presente trabalho aborda um tema que é necessário, porém pouco discutido, que é o abandono de animais. Com a pandemia do Covid 19 o número de animais abandonados cresceu muito, a falta de abrigos e centros de tratamento faz com que esse assunto seja indispensável, por esse motivo proponho a criação de um núcleo de acolhimento para tratamento de animais de rua em Brumadinho. Nesse abrigo, os animais serão acolhidos e encaminhados para instituições parceiras, como os Centros de Controle de Zoonose, Clinicas veterinárias das faculdades e o Hospital Público e veterinário de Belo Horizonte, para tratamentos médicos e castração, após os cuidados necessários, o animal será encaminhado ao centro de acolhimento, onde ficará disponível para adoção.
  • Monografia Acesso embargado
    Núcleo de expressão artística para a população LGBTQIA+: por um olhar através da arte, memória e resistência
    (2022-12-02) Alves, Luca Jardim Latorre
    Centro cultural para a população LGBT se expressar artisticamente e se celebrar sua cultura em um espaço pensado para este público.