Perigo aviário: estudo de caso no aeroporto de Salvador- BA

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Data

2020

Tipo de documento

Estudo de Caso

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Área do conhecimento

Engenharias

Modalidade de acesso

Acesso aberto

Editora

Autores

Rockenbach, Cássio Peçanha

Orientador

Oliveira, Marcos Fernando Severo

Coorientador

Resumo

Accidents involving the collision of aircraft with birds are relatively rare. However, considering that air transport is seen as the safest means of transport, that 550 people have already been victimized in these collisions whose annual cost reaches 555 million dollars, the theme avian risk becomes important. This leads to the fact that collisions with birds are the most frequent incident in aviation. This occurs during approach procedures and taking off. In these stages of the flight, the aircraft fly below 3,500 feet, therefore in the same airspace as the birds, which represents a potential accident risk. Efforts to reduce the concentration of birds at the airport site are suggested by the International Civil Aviation Organization (ICAO) and Brazil as a signatory country must comply with these recommendations. However, the geographical area comprising the airport site whose responsibility is the Aerodrome Operator is negligible compared to the Airport Security Area, which covers a radius of 20 km. The Federal Constitution establishes that the uses of land activities, as well as basic sanitation are the responsibility of the public power. The Brazilian deficiency in acting in these areas ends up offering conditions of food, water and shelter that are attractive to birds. Therefore, it is necessary to act on this cause of the problem. The objective of the present study is collaborate to minimize avian risk at the airport of Salvador-BA. As the method, the design of this research is qualitative, characterized by the descriptive, systematic, exploratory and propositional aspects. The systematic character in the exploration of literature is highlighted, using keywords in a limited period of time (2014 to 2019), in order to favor the verification and replication of the findings. The applied aspect occurs in the proposition of actions such as the PDCA (Plan, Do, Check, Action) that combines aeronautical knowledge and production engineering in order to answer the research problem. As for the results, the systematic review of the literature showed a lack of scientific studies regarding the risk posed by fauna to aviation in Brazil. In the propositional aspect the research, the use of the PDCA tool, with proven effectiveness in other environments, appears as a promising solution to mitigate aircraft collision with birds. As direction of future work, it is suggested the study of the effects of the application of the PDCA tool on avian risk in Brazilian airports.
Acidentes envolvendo a colisão de aeronaves com aves são relativamente raros. Contudo, considerando que o transporte aéreo é visto como o meio de transporte mais seguro, o fato de 550 pessoas terem sido vitimadas nessas colisões cujo custo anual chega a 555 milhões de dólares, o tema risco aviário passa a ser importante. Chega-se assim ao fato de que colisões com aves constituem o incidente mais frequente na aviação. Isso ocorre durante os procedimentos de aproximação para pouso e decolagens. Nessas etapas do voo as aeronaves voam abaixo de 3.500 pés, portanto, no mesmo espaço aéreo das aves, o que representa um risco potencial de acidente. Esforços para a redução de concentração de aves no sítio aeroportuário são sugeridos pela Intenational Civil Aviation Organization (ICAO) e o Brasil como país signatário deve cumprir tais recomendações. Porém a área geográfica que compreende o sítio aeroportuário cuja responsabilidade é do Operador de Aeródromo é ínfima se comparada à Área de Segurança Aeroportuária que abrange um raio de 20 km. A Constituição Federal estabelece que o uso das atividades do solo, assim como saneamento básico são de responsabilidade do poder público. A deficiência brasileira em atuar nessas áreas acaba oferecendo condições de alimento, água e abrigo que são atrativos para os pássaros. Portanto, faz-se necessário atuar nessa causa do problema. O objetivo do presente estudo é colaborar para a minimização do risco aviário no aeroporto de Salvador-BA. Quanto ao método, o delineamento desta pesquisa é qualitativo, caracterizando-se pelos aspectos descritivo, sistemático, exploratório e propositivo. Destaca-se o caráter sistemático na exploração da literatura, utilizando palavras chaves num período de tempo delimitado (2014 a 2019), de forma a favorecer a verificação e a réplica dos achados. O aspecto aplicado ocorre na proposição de ações como o PDCA (Plan, Do, Check, Action) que conjuga saberes aeronáuticos e de engenharia de produção visando responder ao problema da pesquisa. Quanto aos resultados, a revisão sistemática da literatura evidenciou carência de estudos científicos a respeito do risco representado pela fauna para a aviação no Brasil. No aspecto propositivo da pesquisa, tem-se que a utilização da ferramenta PDCA, com eficácia comprovada em outros ambientes, surge como solução promissora para a mitigação da colisão de aeronaves com pássaros. Como direção de trabalhos futuros sugere-se o estudo dos efeitos da aplicação da ferramenta PDCA no risco aviário em aeroportos brasileiros.

Palavras-chave

Colisão com pássaros, Risco aviário, Mitigação de risco, Área de segurança aeroportuária, PDCA

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