A segurança na aviação após o atentado de 11 de setembro

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Data
2018
Tipo de documento
Monografia
Título da Revista
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Título de Volume
Área do conhecimento
Engenharias
Modalidade de acesso
Acesso aberto
Editora
Autores
Francellino, Karina de Oliveira
Orientador
Lohn, Joel Irineu
Coorientador
Resumo
The present study addresses the following topics: Aviation security after the September 11 attacks. It aims to problematize how this security occurs. In this way, its main objective is to understand the role of the United States as a State and power in the changes of civil aviation standards, focusing on levels of safety. More specifically, it seeks to understand how illicit aircraft seizures and terrorism have become a major threat to international security. In order to do so, this research has a qualitative and bibliographic character, making use of bibliographical references, researches in scientific articles and in websites, together with ANAC, CENIPA, FAA that discuss the subject which are duly referenced. Thus, the changes will be analyzed through a theoretical perspective of international regimes and regimes of security, economic, legislative and practical. This survey contains information about the route taken by aircrafts on that day, how civil aviation is set up an the changes after the attack, information about Al Qaeda and how September 11 was a milestone in the history of aviation. In this way it is concluded that currently the security of civil aviation is provided by three main parts: airlines, airports and national Air Force. The security part is generally provided by airports and air carriers which are responsible for law enforcement and general security within the airport, including outside areas such as parking, perimeter and internal areas to the security checkpoints.
O presente estudo aborda a seguinte temática: A segurança na aviação após o atentado de 11 de setembro. Visa problematizar como ocorre essa segurança. Desse modo, tem como objetivo principal compreender o papel dos Estados Unidos como Estado e potência nas mudanças das normas da aviação civil, com foco nos níveis de segurança. Mais especificamente, busca-se compreender como o apoderamento ilícito de aeronaves e o terrorismo se tornaram uma das principais ameaças à segurança internacional. Para tanto, essa pesquisa tem caráter qualitativo e quantitativo, por se basear na realidade para fins de compreender uma situação única, e de cunho bibliográfico, fazendo uso de referenciais bibliográficos, pesquisas em artigos científicos e em sites, juntamente com a ANAC, CENIPA, FAA que discorrem sobre o tema quais são devidamente referenciados. Sendo assim, as alterações serão analisadas por meio de uma perspectiva teórica de regimes internacionais e regimes de segurança, econômica, legislativa e prática. Esta pesquisa contém informações da rota feita pelas aeronaves naquele dia, como a aviação civil é constituída e suas mudanças após o atentado, informações sobre a Al Qaeda e de como o atentado de 11 de Setembro foi um marco na história da aviação. Dessa maneira conclui-se que atualmente a segurança da aviação civil é provida por três partes principais: companhias aéreas, aeroportos e Força Aérea nacional. A parte de segurança, em geral, fica a cargo dos aeroportos e transportadoras aéreas quais são responsáveis pela aplicação da lei e da segurança geral dentro do aeroporto, incluindo as áreas externas como estacionamento, perímetro e áreas internas até os postos de controle de segurança.

Palavras-chave
Segurança, Aviação civil, Regimes internacionais, Estados Unidos
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