Engenharia Química

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 3 de 3
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Vitaminas e fotoprotetores usados em cosméticos
    (2023-12) MENDES, Ariane Soares; MENEZES, Rayane Calvalcante de
    O presente estudo aborda o uso e a funcionalidade de vitaminas e fotoprotetores usadas como princípios ativos em cosméticos. O objetivo da pesquisa foi investigar através das suas propriedades, aplicações, funcionalidades e possíveis efeitos colaterais quando presentes em cosméticos. Para a abordagem foi feita uma revisão da literatura com foco nas principais vitaminas e em fotoprotetores. Os estudos demonstraram que diversas vitaminas conferem benefícios significativos aos cosméticos, sob a vantagem de serem produtos naturais. As vitaminas A, E, C e B5 vêm sendo bastante exploradas na área de cosmética, principalmente por apresentarem propriedades antioxidantes e hidratantes, contribuindo para a prevenção do envelhecimento da pele. Em função da versatilidade bioquímica dessas moléculas, individualmente, cada vitamina pode conferir outras funcionalidades de interesse, como a capacidade cicatrizante, fotoprotetora, estimulante de colágeno e antiinflamatória. Por outro lado, atrelado às características benéficas estão possíveis efeitos colaterais do produtos. A compreensão aprofundada desses princípios em cosméticos para a pele foi fundamental não apenas para trazer perspectivas de inovação e o desenvolvimento de produtos eficazes e sustentáveis, mas também para esclarecer os usuários sobre funcionalidade, qualidade e segurança desses produtos.
  • Estudo de Caso Acesso aberto
    Carta de controle estatístico de processo do teste corrosivo NACE método A
    (2023-12) MELLO, Fernanda Prata de; SOUZA, Francielle Rodrigues; ALMEIDA, Vanessa Ferreira de
    A corrosão é um processo natural que pode causar danos significativos aos materiais ao longo do tempo. Causada por vários fatores, como a exposição a ambientes agressivos, reações químicas, umidade, entre outros, sua redução de danos causados é de extrema importância para preservar a integridade dos materiais e prevenir prejuízos econômicos e humanos. Este trabalho tem como base o método de teste para corrosão padronizado pela norma NACE, controlado pelo controle estatístico de processos, o CEP, destacando a sua importância como uma ferramenta de qualidade, tendo objetivo principal a identificação de desvios e investigação a origem de falhas em laboratório de corrosão. Para isso, corpos de prova foram preparados e expostos a um ambiente agressivo para realização dos testes. Além de corpos de prova preparados para serem aprovados pelo sistema de validação do CEP, corpos de provas também foram preparados de modo a falhar, para conferir a confiabilidade dos testes. Os resultados obtidos pelo controle do CEP apresentaram para corpos de prova preparados para serem falhos, 60% de reprovação no processo de validação e corpos de prova preparados para serem aprovados no sistema de validação, tiveram 100% de aprovação. Concluiu-se que o laboratório de corrosão após a descoberta de micro purezas, como a alumina em tubos de testes do material A, conseguiu uma assertividade nos testes, sendo um resultado positivo, indicando que o laboratório foi capaz de identificar a presença de impurezas, porém não possui uma metodologia confiável para testes do material B, material proposto para sofrerem falhas.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Desenvolvimento de um pirolisador de baixo custo para resíduos e caracterização dos produtos obtidos
    (2023-12) CORREA, Alexsander; SANTOS, Ana Paula dos; ARÁUJO, Bruno Lages de; BARBOSA, Ingrid Eduarda Nepomuceno
    As problemáticas em torno do aumento da geração de resíduos estimulam estudo de alternativas para viabilizar biomassas como fontes promissoras de energia limpa e de baixo custo. Objetivo principal deste trabalho foi construir um reator de baixo custo para transformar biomassas lignocelulósicas regionais em energia renovável, além de propagar e incentivar o uso dessa tecnologia por prefeituras e áreas rurais, promovendo assim o uso sustentável dos recursos locais e novas oportunidades de negócio. Para validação deste trabalho foram utilizadas as biomassas de bagaço de cana e cavaco de madeira paraju, abundantes na região metropolitana de Belo Horizonte. Após a pirólise, os produtos gerados foram avaliados por teste de chama, Microscopia Eletrônica de Varredura, Destilação Fracionada. Os gases gerados no processo apresentaram capacidade de combustão. Os resultados da análise da fração líquida indicaram uma pequena quantidade de bio-oleo e de gasolina. O bio-carvão gerado com as biomassas apresentaram potencial para queima, para aplicação como carvão ativado e corretivo de solos em plantações. Os resultados alcançados neste trabalho demonstraram, ainda que em passos iniciais, a possibilidade do desenvolvimento de um pirolisador de baixo custo para decompor biomassa lignocelulósica abundante na Região de Belo Horizonte em fontes de energia renováveis, gerando a expectativa de impactos positivos para a sociedade e meio ambiente.