Aviação comercial brasileira: a gestão estratégica das empresas aéreas em face aos fatores externos às organizações

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2020

Tipo de documento

Monografia

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Área do conhecimento

Engenharias

Modalidade de acesso

Acesso aberto

Editora

Autores

Albuquerque Filho, Marcelio Oliveira

Orientador

Tavares, Angelo Damigo

Coorientador

Garcia, Cléo Marcus

Resumo

This final paper aimed to analyze how external factors influenced the operations and economic management strategies of scheduled airliners based on the main changes in Brazilian commercial aviation in the last twenty years. Throughout the work, factors such as segment regulations, wars, climatic factors, the country's internal and external economic and political situation, epidemics, pandemics, among others, were identified and listed as objects of study. The methodology used in this study was scientific with a qualitative approach, the theoretical basis came from authors such as Kajibata (2010), Porter (1986), Helms (2010), whereas the collection of documentary data was obtained in the search of annuals from ANAC and ABEAR, understanding and showing the changes in the regulatory, political and economic scenarios and their interactions in the airliners segment in view of their financial strategies. In the past twenty years, the country has witnessed different external scenarios that directly influenced the activities of the national airliners segment, where, new entrants in this segment and airliners gone, the development of state-of-the-art aircraft can also be seen. segment growth, new routes, investments in infrastructure, new regulations, regulatory agents, the impact on the economy, among others. Market strategies carried out by the main Brazilian airlines in the last two decades (GOL, LATAM, AZUL and AVIANCA) were discussed, as well as their changes over the past two decades to date, and their prospects for the segment for 2020 in the face of to the current scenario of Brazilian and global aviation as a result of the COVID-19 pandemic that has impacted the airline industry since its emergence at the end of last year in China. The study concludes that the airline industry is highly sensitive to changes in external scenarios and their interactions can be decisive for the continuity of the operations of Brazilian scheduled air transport companies, raising the importance of adequate strategic decision making.
Este trabalho teve como objetivo analisar de que forma os fatores externos influenciaram nas operações e estratégias de gestão econômica das companhias de transportes aéreos regulares a partir das principais modificações ocorridas na aviação comercial brasileira nos últimos vinte anos. Ao longo das abordagens identificaram-se e elencaram-se os fatores externos que se relacionaram ao comportamento organizacional em face ao ambiente como as regulamentações do setor, guerras, fatores climáticos, situação econômica e política interna e externa do país, epidemias, pandemias, entre outros. A metodologia empregada foi a científica com abordagem qualitativa e o embasamento teórico proveio de autores como Kajibata (2010), Porter (1986), Helms (2010). Já a coleta de dados documentais foi obtida na pesquisa de anuários da ANAC e da ABEAR, compreendendo as mudanças nos cenários regulatório, político e econômico e suas interações no setor aéreo diante de suas estratégias financeiras. Nos últimos vinte anos o país presenciou diferentes cenários externos que influenciaram diretamente nas atividades do setor aéreo nacional, quando o encerramento das atividades de companhias aéreas e novos entrantes nesse setor. Também se pôde presenciar o desenvolvimento de aeronaves de última geração, o crescimento do setor, novas rotas, investimentos em infraestruturas, novos regulamentos, agentes regulatórios, o impacto na economia, entre outros. Abordaram-se estratégias de mercado adotadas pelas principais companhias aéreas brasileira das últimas duas décadas (GOL, LATAM, AZUL e AVIANCA) e suas modificações com o decorrer das últimas duas décadas até a atualidade e, suas perspectivas ao setor para o ano de 2020 perante ao cenário atual da aviação brasileira e mundial em decorrência da pandemia do COVID-19, o que impactou o setor aéreo desde o seu surgimento no final do ano passado na China. O estudo concluiu que o setor aéreo é altamente sensível às mudanças nos cenários externos e suas interações podem ser decisivas para a continuidade das operações das empresas de transporte aéreo regular brasileira, suscitando a importância das adequadas tomadas de decisão estratégica.

Palavras-chave

Transporte aéreo regular, Estratégias de mercado, Pandemia

Citação