Projeto de viabilidade econômico-financeira para implantação da Livraria Nova Visão, em Tubarão, Santa Catarina

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Data
2019
Tipo de documento
Relatório de Estágio
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Área do conhecimento
Ciências Sociais Aplicadas
Modalidade de acesso
Acesso fechado
Editora
Autores
Mattos, Jefferson
Orientador
Junges, Ivone
Coorientador
Resumo
O objetivo geral deste projeto é realizar a análise de viabilidade econômico-financeira para a implantação da empresa Livraria Nova Visão no município de Tubarão, estado de Santa Catarina. Para tanto, foi realizado, primeiramente, o estudo do cenário socioeconômico do município de Tubarão e da região da AMUREL (onde se planeja instalar o empreendimento), através da coleta de dados e informações relacionadas a aspectos geográficos, populacionais, sociais e econômicos da região. Com os dados coletados, constataram-se alguns fatores que se caracterizam como oportunidades ao negócio da futura empresa (comércio de livros), como o crescimento populacional de 7,43% ocorrido no município entre os anos de 2010 e 2017, os 23.246 estudantes matriculados no município (entre educação infantil, ensino fundamental, ensino médio e educação profissional), o fato do município apresentar uma baixa taxa de analfabetismo (3,44%, em 2010), quando comparada com o mesmo indicador dos outros municípios da região, o expressivo crescimento de 0,133 no indicador de educação no Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDH-M), entre os anos de 2000 e 2010, e o acréscimo de 45,52% no salário médio dos trabalhadores do município, entre os anos de 2011 e 2015. O planejamento empresarial realizado definiu a razão social da futura empresa como “Mattos e Silveira Ltda.” e o nome fantasia como “Livraria Nova Visão”. Definiu-se ainda que o regime tributário adotado será o Simples Nacional, que o capital social será constituído de dois sócios e que a forma jurídica escolhida será a Sociedade Empresarial de Responsabilidade Limitada (Ltda.). Outros aspectos estabelecidos são a logomarca da empresa, o slogan, o endereço da organização, a estrutura organizacional, a missão, a visão, os valores, os pontos fortes, os pontos fracos, os objetivos empresariais e as estratégias competitivas. Posteriormente, foi realizado um estudo de mercado que permitiu determinar o perfil dos potenciais consumidores, fornecedores e concorrentes da empresa, além de se obter uma melhor compreensão do contexto do segmento de varejo livreiro brasileiro. Identificou-se ainda oportunidades e ameaças inerentes ao negócio que se planeja implantar. A definição do perfil do consumidor foi amparada por uma pesquisa de mercado realizada com moradores do município de Tubarão, feita através de um questionário com perguntas relacionadas às preferências de consumo de livros e derivados, sendo aplicada via internet, através do uso de um software online, e presencialmente com pessoas que circulavam pelos estabelecimentos e ruas do município de Tubarão. Tal questionário foi respondido por cento e setenta pessoas entre os meses de outubro de 2018 e maio de 2019. A pesquisa realizada demostrou que 61% dos respondentes alegam que compram no máximo até dois livros por ano. Do total de respondentes, 49% preferem o livro físico na hora da compra (ante 14% que preferem livros digitais). Quanto às categorias, os livros didáticos são prioridade para vinte e seis pessoas (de um total de cento e setenta respondentes), enquanto ficção infanto-juvenil foi lembrada por vinte e oito pessoas. A diversidade de categorias e livros é a característica mais valorizada (em uma livraria) por 22% dos respondentes, enquanto o bom atendimento é a prioridade na hora da compra de livros para 19% dos respondentes e o preço dos livros para 28% deles. Ainda em relação aos preços, 51% dos respondestes pagariam trinta reais, no máximo, por um livro. Determinou-se ainda que os potenciais consumidores da empresa serão pessoas que estejam em busca de conhecimento, de ambos os sexos, com faixa etária a partir dos 16 anos de idade. A pesquisa com potenciais concorrentes demonstrou que o município de Tubarão carece de um estabelecimento voltado ao comércio de livros, que comercialize uma grande variedade de categorias e títulos à preços populares, sendo que o segmento é uma oportunidade de mercado na região em virtude da grande circulação de pessoas que pertencem ao público-alvo e frequentam as instituições de ensino próximas. Quanto aos fornecedores, verificou-se que a Top Livros é a empresa que oferece mais vantagens de negociação pela proximidade e pelo preço atrativo oferecido. Foram estabelecidas ainda as estratégias de marketing da empresa, determinadas a partir do conceito de composto de marketing, com a definição do produto, do preço de venda, da praça e da promoção, sendo que a divulgação da empresa será feita através de cartões de visita, panfletos, brindes, site oficial e redes sociais, além de parcerias com instituições de ensino e a promoção de eventos, como feiras do livro e palestras. A análise técnica delineou os componentes da estrutura funcional da futura empresa, auferindo as necessidades e capacidades da organização, definindo o layout e a localização da mesma, detalhando as linhas de produtos, as rotinas de trabalho, os processos de compras e de controle de estoque, além de realizar a seleção de equipamentos, móveis e utensílios necessários ao funcionamento do futuro empreendimento. Calculou-se ainda que a capacidade máxima de vendas diária da empresa é de R$ 1.080,00. O levantamento econômico-financeiro demonstrou que é necessário um investimento inicial de R$ 201.975,43 para implantação da empresa. Deste valor, 30% será captado através de um financiamento à longo prazo e 70% será desembolsado pelos sócios. No primeiro ano de funcionamento da empresa o custo fixo total projetado é de R$ 126.659,29, e considerando variações anuais hipotéticas o custo fixo total no segundo ano será de R$ 133.139,16, no terceiro ano será de R$ 139.127,36, no quarto ano será de R$143.144,15 e no quinto ano será de R$ 149.413,70. Enquanto isso, no primeiro ano de funcionamento da empresa o total de custos variáveis projetados é de R$ 153.485,00, e também considerando variações anuais hipotéticas os custos variáveis do segundo ano serão de R$168.833,50, no terceiro ano serão de R$ 178.963,51, no quarto ano serão de R$189.701,32 e no quinto ano serão de R$ 201.083,40. Em relação ao faturamento de vendas, projeta-se um crescimento de 23% da quantidade vendida do primeiro para o segundo ano, e a partir desse período a quantidade vendida deve tornar-se mais estável, experimentando variações de 5% de crescimento ao ano, chegando a um faturamento de R$ 442.427,83 no quinto ano, apresentando um crescimento nominal quando comparado ao faturamento de R$ 294.000,00 do primeiro ano. A análise financeira demonstrou que a empresa não alcançará o ponto de equilíbrio no primeiro ano, em decorrência dos altos valores com investimento inicial. Todavia, a partir do segundo ano os custos fixos serão menores que a margem de contribuição projetada, ou seja, o ponto de equilíbrio será atingido e a empresa obterá lucros, sendo que o ponto de equilíbrio projetado para o quinto ano, por exemplo, é de R$ 313.349,75. Em relação à lucratividade, no primeiro ano a empresa apresenta um saldo negativo, visto que os resultados das vendas não são suficientes para pagar os altos custos (principalmente com investimento inicial). Entretanto, nos quatro anos seguintes a empresa apresenta um gradual crescimento do índice. A lucratividade do primeiro ano da empresa será de -1,07%, no segundo ano será de 9,32%, no terceiro ano será de 9,58%, no quarto ano será de 10,93% e no quinto ano será de 11,82%. A rentabilidade da empresa no primeiro ano de funcionamento apresenta saldo negativo, também em decorrência dos altos custos com investimento inicial. Porém, do segundo até o quinto ano a empresa apresenta rentabilidade com saldo positivo e com crescimento gradual. A rentabilidade do primeiro ano da empresa será de -1,55%, no segundo ano será de 16,83%, no terceiro ano será de 18,33%, no quarto ano será de 22,37% e no quinto ano será de 25,90%. O valor presente líquido de R$ 18.389,74 demonstra que esse projeto é viável, com taxa interna de retorno de 20,61%, superior à taxa mínima de atratividade de 15%. Contatou-se ainda que o tempo de retorno efetivo do capital é de quatro anos, um mês e quatro dias.

Palavras-chave
Projeto, Viabilidade, Econômico- financeira, Planejamento, Análise
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