Planejamento estratégico na empresa Volve Engenharia de Planejamento LTDA

Carregando...
Imagem de Miniatura
Data
2019
Tipo de documento
Estudo de Caso
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Área do conhecimento
Ciências Sociais Aplicadas
Modalidade de acesso
Acesso fechado
Editora
Autores
Fellin, Gabriel Umburas
Orientador
Roecker, Rejane
Coorientador
Resumo
The overall purpose of this report is to apply the strategic planning steps to Volve Engineering Planning Ltd. Theoretically, what are administrative processes, what is strategic management, what types of planning exist and what is strategic planning. Methodologically, the research classified as the object was used as an applied research, qualitative, descriptive and case study, and classified with respect to data collection as a bibliographic, documentary research, using semi-structured interviews with direct observation, and participant observation for the data collection. As a result of the research we can develop the strategic definitions of the company which are: The mission of the company is to improve civil engineering, from the planning of the works and the training of those involved in them. The company's vision is to be the best construction planning company in Brazil within five years. From the strategic assessment of Porter's Five Forces, SWOT Analysis, and Cross-SWOT Analysis, it has been found that the company's main strengths are: partners' technical and empirical knowledge, networking with prospects, networking with suppliers of building materials, and constant search for new knowledge. The weaknesses are: lack of process definitions, problems with task definitions and small company structure. Opportunities are the pursuit of transparency after the Car Wash operation, the lack of competition in the local market and the interest in reducing construction costs. The threats are: there is a risk that the market will not understand the company's proposal and the worsening economic crisis in Brazil. From this, an action plan was elaborated that proposes the reformulation of the processes; Creation of division of tasks; Networking with potential clients; Development of partnerships with companies in the field of building materials; Improvement of technical knowledge to generate customer advantage.
O objetivo geral deste relatório é aplicar as etapas do planejamento estratégico na Volve Engenharia de Planejamento LTDA. Teoricamente foram abordados o que são processos administrativos, o que é a gestão estratégica, quais são os tipos de planejamento que existem e por último o que é planejamento estratégico. Metodologicamente foi utilizada a pesquisa classificada quanto ao objeto como uma pesquisa aplicada, qualitativa, descritiva e estudo de caso, e classificada com respeito a coleta de dados como uma pesquisa bibliográfica, documental, sendo utilizadas entrevistas semiestruturadas com observação direta, além de observação participante para a coleta de dados. Como resultados da pesquisa tem-se que se pode desenvolver as definições estratégicas da empresa que são: A missão da empresa é melhorar a engenharia civil, a partir do planejamento das obras e a capacitação dos envolvidos nestas. A visão da empresa é ser a melhor empresa de planejamento de construção civil do Brasil, dentro de cinco anos. A partir da avaliação estratégica das Cinco Forças de Porter, Análise de SWOT e Análise de SWOT Cruzada, chegou-se a conclusão de que as principais forças da empresa são: conhecimento técnico e empírico dos sócios, networking com possíveis clientes, networking com fornecedores de materiais de construção, e constante busca por novos conhecimentos. As fraquezas são: falta de definições de processos, problemas nas definições de tarefas e estrutura pequena da empresa. As oportunidades são a busca por transparência após a Operação Lava-jato, a falta de concorrência no mercado local e o interesse pela diminuição dos custos das obras. As ameaças são: existe o risco de o mercado não compreender a proposta da empresa e o agravamento da crise econômica do Brasil. A partir disso foi elaborado um plano de ação que propõe a reformulação dos processos; Criação de divisão de tarefas; Networking com possíveis clientes; Desenvolvimento de parecerias com empresas do ramo de materiais de construção; Aperfeiçoamento do conhecimento técnico para gerar vantagem para o cliente. Palavras-chave: Planejamento estratégico; Plano de Ação; Volve Engenharia de Planejamento LTDA.

Palavras-chave
Planejamento estratégico, Plano de ação, Volve Engenharia de Planejamento LTDA
Citação
Coleções