Pesquisa de mercado imobiliário: análise para futura expansão de mercado

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2017

Tipo de documento

Relatório de Estágio

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Área do conhecimento

Ciências Sociais Aplicadas

Modalidade de acesso

Acesso aberto

Editora

Autores

Narciso, Matheus Vieira

Orientador

Bithencourt, Carolina Rubin

Coorientador

Resumo

For about 5 years, OMMAR Incorporações Ltda. has settled and spent time and a lot of money to build projects in the South of Florianópolis Island, but is it worth continuing to invest in this region or is it time to change your target market? Only a market survey could answer this question. The purpose of this internship report is exactly this, to study the neighborhoods of Florianópolis Island and to prove through indexes, reports, surveys and questionnaires which region and public will be more rewarding for the construction company. The concepts used adress topics such as quality of life in the neighborhoods, population growth, personal data of the interviewees and their particular opinions about where they reside. Population growth information was collected from all neighborhoods of the city, so it was possible to delimit the survey to the 4 neighborhoods with the most tendency to this aspect, analyzing aspects such as security, health and real estate market. After studying this information, one arrives at the most appropriate region to build an enterprise and from this will be applied a questionnaire with the residents of this neighborhood, and through this information will be studied the opinions, needs and desires of this public. The methodology used in this report covered data collection techniques of primary and secondary character using bibliographic, documentary and survey sources, the same has as an interpretative character the quantitative variables and as to the object its classification is exploratory and descriptive. The general objective of this work is, through a market research, to know which is the most rewarding enterprise, considering aspects such as: Location, standard, number of units, types of units, price and public. The result of this internship report proved how OMMAR Incorporações Ltda. was already on the right direction, installed in the Campeche neighborhood and seeking to reach the middle class and high public, but revealed some details that had not been explored until then, such as the preference of the public to live at house even with the majority having an interest in acquiring an apartment as an investment if he had the opportunity. Another point that emerged with the results were the preferred common areas of the interviewees: swimming pool, gym and reception hall, in addition to the need for at least two dormitories and two parking spaces per apartment.
Há cerca de 5 anos a OMMAR Incorporações Ltda. instalou-se, dedicou tempo e dinheiro para construir empreendimentos no Sul da Ilha de Florianópolis, mas será que vale a pena continuar investindo nessa região ou está na hora de mudar seu público? Somente uma pesquisa de mercado poderia responder a esta questão. O objetivo desse relatório de estágio é exatamente esse, estudar os bairros da Ilha de Florianópolis e comprovar através de índices, relatórios, pesquisas e questionários qual região e público será mais rentável para a construtora. Os conceitos utilizados abordam temas como qualidade de vida nos bairros, crescimento populacional, dados pessoais dos entrevistados e suas opiniões particulares sobre onde reside. Foram coletadas informações de crescimento populacional de todos os bairros da cidade, desta forma foi possível delimitar a pesquisa aos 4 bairros com maior tendência a esse aspecto, analisando aspectos como segurança, saúde e mercado imobiliário. Após estudadas essas informações, chega-se a região mais adequada para construir um empreendimento e a partir disso será aplicado um questionário com os moradores desse bairro, e através dessas informações será estudado quais as opiniões, necessidades e desejos desse público. A metodologia utilizada nesse relatório abrangeu técnicas de coleta de dados de caráter primário e secundário utilizando fontes bibliográficas, documentais e de levantamento, o mesmo tem como caráter interpretativo as variáveis quantitativas e quanto ao objeto a sua classificação é de caráter exploratório e descritivo. O objetivo geral desse trabalho visa, através de uma pesquisa de mercado, saber qual o empreendimento mais rentável, levando em consideração aspectos como: Localização, padrão, quantidade de unidades, tipos de unidades, preço e público. O resultado desse relatório de estágio comprovou como a OMMAR Incorporações Ltda. já estava no caminho certo, instalada no bairro Campeche e buscando atingir o público de classe média a alta, porém revelou alguns detalhes que não haviam sido explorados até então, como a preferência do público por morar em casa mesmo com a maioria tendo interesse em adquirir um apartamento como investimento se tivesse a oportunidade. Outro ponto que surgiu com os resultados foram as áreas comuns preferidas dos entrevistados: piscina, academia e salão de festas, além da necessidade de no mínimo dois dormitório e duas vagas de garagem por apartamento.

Palavras-chave

OMMAR Incorporações Ltda, Pesquisa de mercado, Empreendimento, Entrevistados, Campeche

Citação

Coleções