Plano de marketing aplicado ao Grande Hotel Ilha

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Data

2017

Tipo de documento

Relatório de Estágio

Título da Revista

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Área do conhecimento

Ciências Sociais Aplicadas

Modalidade de acesso

Acesso embargado

Editora

Autores

Helfenstein, Daniel Camargo

Orientador

Roecker, Rejane

Coorientador

Resumo

This work aims to elaborate a marketing plan for the Grande Hotel Ilha, in order to find alternatives to solve the seasonality, problem that accompanies the hotel from the beginning of its operation. For this purpose, the definition of mission, vision and values, the analysis of the internal and external environments from the SWOT matrix and the development of a marketing action plan were established as specific objectives in order to increase the demand for the hotel during the periods of high and low season. The methodology used for the development of the work was predominantly qualitative, descriptive, bibliographic, documentary and case study research. Regarding data collection, we used primary data, secondary data and participant observation. Data analysis and interpretation is classified as qualitative. The main results are the definition of mission, which was defined as: "Hosting and serving people with comfort and good gastronomy, using products of great provenance and training employees for excellence in service"; The vision, in turn, is "To be recognized as a quality and first-rate service"; The hotel has, as values, "Acting with sympathy, ethics and commitment to the well-being of guests and staff". The main actions of the marketing strategies were to suggest the purchase of gym equipment, playground toys and game tables; Investment in handsets to improve the quality of telephone and internet signals, as the signs of telephony and internet are unstable; The realization of promotions and special prices for families and excursions. In the marketing plan, the main suggestions for the Grande Hotel Ilha are: Map and identify tourism companies that take guests to the Grand Hotel and offer benefits to the company and those who chose it; Partnering with applications that offer discounts for registered users; Investment in social media, promoting posts related to the Grande Hotel. It is concluded that there is growth potential for the Grande Hotel Ilha, which can be achieved with the application of the techniques obtained with this work. After the managers put into practice the suggestions given to the establishment, the control will be made to check if the results of the application of the steps of the marketing plan have taken effect.
Este trabalho objetiva elaborar um plano de marketing para o Grande Hotel Ilha, a fim de buscar alternativas para minimizar a sazonalidade, problema que acompanha o hotel desde o início de sua operação. Para isso, estabeleceu-se como objetivos específicos a definição de missão, visão e valores, a análise dos ambientes interno e externo, a partir da matriz SWOT, e o desenvolvimento de um plano de ação de marketing, a fim de ampliar a procura pelo hotel durante os períodos de alta e baixa temporada. A metodologia utilizada para o desenvolvimento do trabalho foi pesquisa predominantemente qualitativa, descritiva, bibliográfica, documental e estudo de caso. Quanto a coleta de dados, utilizou-se pesquisa bibliográfica, aplicação de questionários com clientes, entrevistas com gestores/funcionários e observação participante. A análise e interpretação de dados é classificada como qualitativa. Os principais resultados, são a definição de missão, que ficou definida como: “Hospedar e atender as pessoas com conforto e boa gastronomia, utilizando para isso produtos de ótima procedência e treinando funcionários para uma excelência em atendimento”; A visão, por sua vez, é “ser reconhecido como uma hospedagem de qualidade e primor no atendimento, na Região Oeste de Santa Catarina”; O hotel tem, como valores, “atuar com simpatia, ética e compromisso para o bem-estar dos hóspedes e da equipe, mantendo um ambiente familiar”. As principais ações das estratégias de marketing foram sugerir a compra de equipamentos de ginástica, brinquedos para parquinho e mesas de jogos; Investimento em aparelhos para melhorar qualidade dos sinais de telefone e internet, pois os sinais de telefonia e internet são instáveis; A realização de promoções e preços especiais para famílias e excursões. No plano de marketing, as principais sugestões para o Grande Hotel Ilha são: Mapear e identificar empresas de turismo que levam hóspedes para o Grande Hotel e oferecer benefícios à empresa e os que a escolheram; Realização de parcerias com aplicativos que oferecem descontos para cadastrados; e Investimento em mídias sociais, promovendo postagens relacionadas ao Grande Hotel. Conclui-se que há potencial de crescimento para o Grande Hotel Ilha, o que pode ser atingido com a aplicação das técnicas obtidas com a realização deste trabalho.

Palavras-chave

Ecoturismo, Grande Hotel Ilha, Plano de marketing

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