A importância do conteúdo na estratégia de inbound marketing
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Data
2018
Tipo de documento
Artigo Científico
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Área do conhecimento
Ciências Sociais Aplicadas
Modalidade de acesso
Acesso aberto
Editora
Autores
Rech, Luana Iagê
Orientador
Rubin, Carolina Bithencourt
Coorientador
Resumo
This paper aims to demonstrate the role of content in the efficiency of Inbound
Marketing strategies. Through a bibliographic review, the concept of Inbound Marketing will
be presented, the differences and benefits of this strategy in relation to traditional marketing
(Outbound) and the steps of the content production process to attract, convert, retain and
engage customers through a interactive and ongoing relationship between the brand and
customers. It will be possible to perceive that content is a clever way to attract the public
because it creates deep connections between brands and customers, establishing a relationship
of exchange and trust and respecting the journey of interest for the brand. Thus, being the
opposite of commercials (online and offline), invasive and focused only on sales, and at a
much lower cost compared to traditional marketing actions. In addition, it brings a number of
other advantages to the companies that adopt it, such as reaching the right audience, establishing a closer and lasting relationship, increasing the power of persuasion, shortening
the sales cycle, increasing the average ticket, and being able to measure results in real time.
O presente artigo tem como objetivo demonstrar o papel do conteúdo na eficiência das estratégias de Inbound Marketing. Por meio de revisão bibliográfica, serão apresentados o conceito de Inbound Marketing, as diferenças e benefícios desta estratégia em relação ao marketing tradicional (Outbound) e as etapas do processo de produção de conteúdo para atrair, converter, fidelizar e engajar clientes por meio de um relacionamento interativo e contínuo entre a marca e os consumidores. Será possível perceber que o conteúdo é uma maneira inteligente de atrair o público, pois cria conexões profundas entre as marcas e os clientes, estabelecendo um relação de troca e confiança e respeitando a jornada de interesse pela marca. Assim, acabada sendo o oposto dos comerciais (online e offline), mais invasivos e focados na venda, e tem um custo muito mais reduzido em relação às ações de marketing tradicional. Além disso, traz uma série de outras vantagens para as empresas que o adotam, como alcançar o público certo, estabelecer um relacionamento mais próximo e duradouro, aumentar o poder de persuasão, encurtar o ciclo de vendas, aumentar o ticket médio e poder mensurar os resultados em tempo real.
O presente artigo tem como objetivo demonstrar o papel do conteúdo na eficiência das estratégias de Inbound Marketing. Por meio de revisão bibliográfica, serão apresentados o conceito de Inbound Marketing, as diferenças e benefícios desta estratégia em relação ao marketing tradicional (Outbound) e as etapas do processo de produção de conteúdo para atrair, converter, fidelizar e engajar clientes por meio de um relacionamento interativo e contínuo entre a marca e os consumidores. Será possível perceber que o conteúdo é uma maneira inteligente de atrair o público, pois cria conexões profundas entre as marcas e os clientes, estabelecendo um relação de troca e confiança e respeitando a jornada de interesse pela marca. Assim, acabada sendo o oposto dos comerciais (online e offline), mais invasivos e focados na venda, e tem um custo muito mais reduzido em relação às ações de marketing tradicional. Além disso, traz uma série de outras vantagens para as empresas que o adotam, como alcançar o público certo, estabelecer um relacionamento mais próximo e duradouro, aumentar o poder de persuasão, encurtar o ciclo de vendas, aumentar o ticket médio e poder mensurar os resultados em tempo real.
Palavras-chave
Inbound marketing, Conteúdo, Jornada do cliente