Impactos da venda on-line nas lojas físicas: mudança no comportamento do consumo

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Data
2019
Tipo de documento
Artigo Científico
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Área do conhecimento
Ciências Sociais Aplicadas
Modalidade de acesso
Acesso embargado
Editora
Autores
Goulart, Junior Adilson
Orientador
Cordioli, Luiz Alberto
Coorientador
Resumo
The retail trade suffered a great obstacle in sales with the model of purchase by Internet. This article aims to analyze the change in consumer behavior with the arrival of e-commerce and the emergence of online stores in the aftermath of machines and tools. Through a case study we analyzed the changes perceived by the vendors of a machine shop through a semi-structured interview. Sellers were identified as having negative impacts on their sales numbers with online sales. Being perceived by the low circulation of customers in the store, low in the average value of purchase by customers, practicality that the internet provides users who do their shopping at any time of day and place, a price lower than what is practiced by physical stores, does not need interaction with the seller directly. But on the other hand, the store experience is still something that sharpens the senses of the human body by the factor of needing to see, hear and touch the product that it wants. Despite all the practicality that the internet provides, the security factor is still one of the reasons why the customer makes a purchase in the physical store and not in the online store.
O comércio varejista sofreu grande entrave nas vendas com o modelo de compra pela internet. Esse artigo tem como objetivo analisar a mudança do comportamento do consumidor com a chegada do e-commerce e o surgimento de lojas online no seguimento de máquinas e ferramentas. Através de um estudo de caso analisou-se quais foram as mudanças percebidas pelos vendedores de uma loja do segmento de máquinas e ferramentas através de uma entrevista semiestruturada. Identificou-se que os vendedores perceberam impactos negativos nos seus números de vendas com as vendas online. Sendo percebido pela baixa circulação de clientes na loja, baixa no valor médio de compra por clientes, praticidade que a internet proporciona aos usuários que fazem suas compras a qualquer hora do dia e local, preço menor do que é praticado pelas lojas físicas, não precisa de interação com o vendedor de forma direta. Mas por outro lado, a experiência de loja ainda é algo que aguça os sentidos do corpo humano pelo fator de precisar ver, ouvir e tocar no produto que deseja. Apesar de toda praticidade que a internet proporciona, o fator segurança ainda é um dos motivos que leva o cliente a efetuar uma compra na loja física e não na loja online.

Palavras-chave
Internet, Impactos, Faturamento, Negócio, Cliente
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