Soft Skills e o mercado de trabalho: a inteligência nem tanto artificial na TI

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2019

Tipo de documento

Estudo de Caso

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Área do conhecimento

Ciências Exatas e da Terra

Modalidade de acesso

Acesso embargado

Editora

Autores

Ramos, Martinelli

Orientador

Meneghel, Patricia

Coorientador

Resumo

Este estudo de caso tem por objetivo avaliar a importância do desenvolvimento das soft skills para ingresso e manutenção no mercado de trabalho dos profissionais da área de tecnologia da informação assim como o impacto causado em uma era do aprimoramento de tecnologias baseadas em Inteligência Artificial. Para atingir seu objetivo, este trabalho será executado um estudo de caso, através da análise do cotidiano de uma empresa do ramo de desenvolvimento de software, situada no centro do Estado do Rio Grande do Sul. Especificamente realiza-se um acompanhamento nos processos do departamento de recursos humanos no que tange a captação e novos profissionais o desenvolvimento e avaliação do desempenho daqueles que já fazem parte da equipe de colaboradores. Foram realizados questionários, entrevistas e análise de estatísticas para que pudéssemos contextualizar o impacto nas rotinas e processos da empresa para identificação ou potencial para desenvolvimento de soft skills em candidatos e colaboradores. Os resultados obtidos demonstram que mesmo dentro de um contexto organizacional onde se reconhece a importância do desenvolvimento das competências não técnicas, existem desafios a serem superados, pontuados nos quesitos de comunicação, identificação dos potenciais, práticas de desenvolvimento e metodologias para medidas das competências técnicas. Nosso objetivo neste estudo de caso é interpretar os resultados obtidos propondo soluções práticas, tangíveis ao âmbito da organização objeto de estudo, com o menor impacto e custo as operações, utilizando-se dos recursos já disponíveis em sua estrutura.

Palavras-chave

Soft Skill, Tecnologia da Informação, Recursos Humanos

Citação