Tecnologia e educação: informática nas salas de aula
Carregando...
Arquivos
Data
2018
Tipo de documento
Estudo de Caso
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Área do conhecimento
Ciências Exatas e da Terra
Modalidade de acesso
Acesso aberto
Editora
Autores
Silva, Ronnie Peterson
Orientador
Ayres, Nilce Miranda
Coorientador
Resumo
A sala de aula, espaço coletivo de conhecimento, interação e troca de informações, vive hoje uma boa fase com a chegada de recursos tecnológicos que vão muito além do laboratório de informática. Esse trabalho teve como principal objetivo analisar a utilização da tecnologia para o processo de educação em sala de aula, visando uma melhor qualidade do ensino e se justifica pela crescente incorporação da tecnologia nas mais diversas áreas do conhecimento humano, sendo cada vez mais comum o uso de ferramentas para o aprendizado dentro e fora da sala de aula. A falta do melhor aproveitamento das tecnologias da informação em sala de aula, com auxílio de recursos multimídia, bem como o possível uso de programas auxiliares que induzam a participação de professores e alunos na aprendizagem é o objetivo desse estudo, gerando assim uma nova abordagem e abrindo novas possibilidades para o ensino em sala de aula, deixando para trás a didática no qual o aluno ouve e o professor ensina, sem participação e colaboração mútua. Essa pesquisa é um Estudo de Caso de caráter descritivo e abordagem qualitativa, através de aplicação de questionário. Foram entrevistados 20 profissionais docentes do Colégio Energia. Como pontos fortes podemos elencar a facilidade que os docentes possuem em obter as diversas tecnologias que são disponibilizadas na Instituição e também o aumento de interesse em se reciclar e também na participação mais ativa dos alunos. Como pontos fracos podemos destacar que muitos ainda possuem algum grau de dificuldade em manejar as tecnologias, destacando que todos elencaram que sabem o básico das principais ferramentas, muitas vezes tendo que recorrer ao apoio da área de TI da Instituição.
Palavras-chave
Ensino, Informática, Tecnologia educacional, Tecnologia da informação