E-commerce: implantação de um sistema de venda online de ingressos no Teatro Municipal de Campinas/SP
Carregando...
Data
2018
Tipo de documento
Estudo de Caso
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Área do conhecimento
Ciências Exatas e da Terra
Modalidade de acesso
Acesso fechado
Editora
Autores
Santos, Diogo Mitsunaga
Orientador
Meneghel, Patrícia da Silva
Coorientador
Resumo
Este estudo visa definir uma proposta de implantação de um site de comércio eletrônico, para
um Teatro em Campinas/SP. O crescimento acelerado do e-commerce se tornou uma importante
vantagem competitiva para empresas além de ser uma nova alternativa para as pessoas
realizarem suas compras de maneira rápida e fácil em sites. Foi realizada uma pesquisa exploratória
com abordagem quantitativa com 50 pessoas escolhidas aleatoriamente na fila da bilheteria,
no dia de um espetáculo. Os resultados obtidos através da análise de dados, permitiram
identificar o perfil do público alvo, sendo em sua grande maioria mulheres de 30 a 59
anos, com uma renda familiar mensal de três a cinco salários mínimos. Com a pesquisa, podese
observar também alguns fatores que os entrevistados consideram importante no ecommerce.
Grande parte declara utilizar o celular como principal meio de acesso à internet e
já ter realizado alguma compra online. Os resultados do estudo apontam que os usuários do
teatro concordam com a implantação de e-commerce para facilitar a venda de ingressos. A
partir dessas análises foi desenvolvido uma proposta de implantação que tenta alinhar o perfil
dos usuários ao projeto proposto. Conclui-se que o e-commerce é um meio eficaz para aumentar
a satisfação dos usuários e alavancar as vendas do Teatro.
Palavras-chave
E-commerce, Tecnologia, Venda de ingressos online, Compra virtual