Implantação de tecnologias nas escolas: a inclusão de Tablets em sala de aula

Carregando...
Imagem de Miniatura
Data
2020
Tipo de documento
Estudo de Caso
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Área do conhecimento
Ciências Exatas e da Terra
Modalidade de acesso
Acesso aberto
Editora
Autores
Miranda, Rutinaldo Souza
Orientador
Fernandes, Roberto Fabiano
Coorientador
Resumo
Esse trabalho faz uma abordagem a respeito do emprego das TIC`s (Tecnologia da Informação e Comunicação) na educação em especial ao uso do tablet como instrumento de uso pedagógico. Para o resultado desse trabalho foi investigado o uso do tablet numa instituição de ensino particular de 2º grau da cidade de Brasília, aonde foi investigado o andamento da implantação, a infra estrutura utilizada, treinamento dos professores, comportamento dos alunos, conteúdos oferecidos e material didático. Para a elaboração deste trabalho foi feito uma pesquisa de cunho Exploratória e abordagem qualitativa com o emprego de entrevista direcionada a pais alunos e professores. Na investigação foram levantadas questões como: a introdução e aceitação de tablets na escola, primeiros passos, conflitos, preparação de professores, conteúdos e ambiente escolar. Foram observados também alguns problemas como: mau uso do tablet em relação ao que era proposto, desmotivação dos alunos em relação as aulas presenciais, vícios decorrentes das inovações e material necessitando de atualização constante. Foram investigados e apresentados resultados para um melhor uso consciente do material didático como: eliminação dos conflitos causados por essa mudança, adoção e estímulo ao uso de material impresso como livros e apostilas para o estímulo a uma boa leitura, melhora na produtividade com o uso do tablet criando roteiros de estudos mais diversificados no âmbito das disciplinas oferecidas pela escola e com a participação de todos os envolvidos como pais, alunos e professores.

Palavras-chave
Escolas, Tablets, Tecnologia da informação, Tecnologia educacional
Citação