Gestão de serviços de TI: governança de TI e o processo de gestão de mudanças
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Data
2019
Tipo de documento
Estudo de Caso
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Área do conhecimento
Ciências Exatas e da Terra
Modalidade de acesso
Acesso aberto
Editora
Autores
Ramalho Junior, Vicente Paulo
Orientador
Meneghel, Patrícia da Silva
Coorientador
Resumo
A governança de TI cada vez mais vem ganhando força nas corporações, sejam elas do ramo de TI propriamente dito ou de qualquer outro ramo onde o setor de tecnologia da informação presta serviços ao negócio como diferencial competitivo ou mesmo apenas como sustentação do negócio. Neste tocante, um dos processos principais da governança, é a Gestão de Mudanças, que tem por objetivo registrar, controlar e analisar toda e qualquer alteração de software, hardware ou serviço de tecnologia da informação em ambientes produtivos da empresa. Através destes controles, espera-se ter uma maior segurança com mudanças de sistemas e ambientes afim de gerar o mínimo de impacto para o negócio, e quando houver impactos, que eles sejam controlados, planejados e comunicados adequadamente às áreas interessadas. Isto reflete inclusive na receita da empresa, pois alterações que não sejam bem planejadas e que indisponibilizem sistemas críticos ao negócio certamente acarretarão alguma perda para o negócio, seja ela receita, imagem, penalidades, riscos de segurança, entre outros. O objetivo deste estudo é analisar o funcionamento do processo de gestão de mudanças de uma empresa em termos de eficácia para o controle de alterações nos ambientes produtivos da companhia e avaliar os desafios para a sustentação processo, por meio da observação direta do processo para uma pesquisa descritiva.
Palavras-chave
Governança de TI, Gestão de mudanças, Mudança em TI