Gestão de TI eficiente: a importância de base de conhecimento

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2018

Tipo de documento

Estudo de Caso

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Área do conhecimento

Ciências Exatas e da Terra

Modalidade de acesso

Acesso embargado

Editora

Autores

Faccini, Guilherme Augusto

Orientador

Meneghel, Patrícia da Silva

Coorientador

Resumo

Este estudo de caso visa a apresentar e dissertar sobre a importância da base de conhecimento (BDC) aliada a uma gestão de Tecnologia da Informação (TI) eficiente, assim como seus impactos, incitações e possíveis aprimoramentos. BDC é o nome dado para uma das principais práticas de gestão de documento dentro da área da TI. Relativamente recente comparado a outras áreas, porém marcante, o estudo justifica-se pelo crescimento da área da TI no decorrer dos últimos anos e as melhores práticas a serem aplicadas no que diz respeito a gerir a TI com capacidade ao discernimento. Para atingir seu propósito neste estudo, partimos para a análise da realidade de uma grande multinacional de gestão de frotas de veículos e benefícios com alimentação e refeição. Em que esquadrinhamos com método observatório e dedutivo. Por conseguinte, extraiu-se situações que podem ser consideradas genéricas e apropriado a qualquer empresa, essencialmente aquelas de grande porte. Uma vez observado a realidade estudada, pudemos proceder para uma análise e reconhecimento dos conteúdos a serem experienciados, tendo como melhorias organizacionais e processos culturais a serem implementados e corrigidos. Não foram identificados apenas objeções, os conteúdos profícuos também foram evidenciados e exposto no decorrer do estudo.

Palavras-chave

Gestão de TI, Base de conhecimento, Gestão de documentos, Planejamento estratégico

Citação