MVP de sistema de marcação de mesas

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2020

Tipo de documento

Estudo de Caso

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Área do conhecimento

Ciências Exatas e da Terra

Modalidade de acesso

Acesso aberto

Editora

Autores

Moreira Filho, Sérgio

Orientador

Ayres, Nilce Miranda

Coorientador

Resumo

O presente trabalho relata a coleta de dados, elaboração e documentação de um conjunto de funcionalidades mínimas para um sistema de marcação de mesas lúdicas, tendo como fonte o grupo de jogos de tabuleiro de Brasília. O objetivo é levantar um conjunto de funcionalidades para um Minimum viable product - MVP em um sistema web de marcação de eventos e mesas de jogos por meio da técnica de histórias de usuário. Para tanto, além da contextualização do que é uma mesa de jogo em seu sentido conotativo, foram conduzidas entrevistas e análises de sistemas de marcação de mesa usadas no passado e no presente. Após a análise desses dados, além da escrita das histórias de usuário, elencou-se, bem superficialmente, quais os passos seguintes para o desenvolvimento da solução proposta no MVP, segundo uma visão de práticas modernas da engenharia de software. Este trabalho é um exemplo de como transformar expectativas em um universo bastante delimitado, restrito a um grupo pequeno de 350 pessoas, em resultados palpáveis dentro da engenharia de requisitos.

Palavras-chave

Geek, Engenharia de Software, Engenharia de requisito, História de usuário, Minimum viable product, Tecnologia da informação

Citação