O papel dos microinfluenciadores digitais na construção de relações entre marcas e consumidores no Instagram: três casos do sul do Brasil

Carregando...
Imagem de Miniatura
Data
2018
Tipo de documento
Artigo Científico
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Área do conhecimento
Ciências Sociais Aplicadas
Modalidade de acesso
Acesso embargado
Editora
Autores
Defreyn, Amanda Fernandes
Orientador
Lenzi, Alexandre
Coorientador
Resumo
This article seeks to verify the role of digital microinfluentiators in building relationships between brands and consumers in Instagram - social network perceived as most important by influencers and considered the second largest in the world, second only to Facebook. Increasingly, the number of companies entering online communities is, in addition to being seen, better sales results reaching specific audiences. For this, these preference trainers are strong allies. This paper will analyze people who fit this profile, which are apparently common, but with great influence in certain categories. In addition, the second aim is to investigate the migration of journalists to digital marketing. For the production of the article, in addition to a bibliographical review, material produced in three Instagram accounts was collected and analyzed, and interviews were conducted via e-mail with those responsible for such profiles, three 'micro-meshes' that deal with specific niches in southern Brazil, more precisely in municipalities of the states of Santa Catarina and Rio Grande do Sul.
Este artigo busca verificar o papel dos microinfluenciadores digitais na construção de relações entre marcas e consumidores no Instagram - rede social percebida como mais importante pelos influenciadores e considerada a segunda maior do mundo, perdendo apenas para o Facebook. Cada vez mais cresce o número de empresas inseridas em comunidades on-line para, além de serem vistas, obterem melhores resultados em vendas atingindo públicos específicos. Para isso, estes formadores de preferências são fortes aliados. Neste trabalho serão analisadas pessoas que se encaixam neste perfil, que são aparentemente comuns, mas com grande poder de influência em determinadas categorias. Além disso, o segundo intuito é investigar a migração dos jornalistas para o marketing digital. Para produção do artigo, além de revisão bibliográfica, foi coletado e analisado material produzido em três contas do Instagram e realizadas entrevistas via e-mail com os responsáveis por tais perfis, três ‘microestrelas’ que tratam de nichos específicos no Sul do Brasil, mais precisamente em municípios dos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Palavras-chave
Marketing de influência, Microinfluenciadores digitais, Marketing digital
Citação
Coleções