Checagem contra fake news na campanha presidencial de 2018: o jornalismo do O Globo e a verificação da Agência Lupa

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2019

Tipo de documento

Artigo Científico

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Área do conhecimento

Ciências Sociais Aplicadas

Modalidade de acesso

Acesso aberto

Editora

Autores

Higino, Jéssica

Orientador

Lenzi, Alexandre

Coorientador

Resumo

As redes sociais possibilitam a distribuição em massa das notícias, incluindo as que possuem dados falsos, as chamadas fake news. Com as avalanches de informações que os internautas têm acesso a cada segundo, fica cada vez mais difícil acompanhar o que acontece ao nosso redor. Mentiras são repassadas como se fossem verdades. Vivemos em um meio em que disseminar notícias falsas virou negócio e que agências de checagens foram criadas para tentar diminuir os impactos. Mas onde entra o jornalismo nesta história? Qual é a novidade neste trabalho? Existem diferenças em relação ao jornalismo considerado tradicional? Neste artigo vamos comparar trabalhos realizados pela Agência Lupa e pelo jornal O Globo , especificamente na cobertura do debate entre candidatos à presidência do Brasil nas eleições de 2018, transmitido pela TV Globo no dia 4 de outubro daquele ano.

Palavras-chave

Fake news, Pós-verdade, Agências de checagem, Jornalismo

Citação

Coleções