Produção audiovisual da obra "O Cortiço" como estratégia para ensino-aprendizagem de literatura brasileira clássica: estudo de caso com base na teoria da relevância

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Data

2018

Tipo de documento

Monografia

Título da Revista

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Área do conhecimento

Linguística, Letras e Artes

Modalidade de acesso

Acesso aberto

Editora

Autores

Silveira, Danielle Machado

Orientador

Luciano, Suelen Francez Machado

Coorientador

Resumo

Based on the Relevance Theory by Sperber and Wilson (1986, 2001), the present study analyzes audiovisual production from the book “O Cortiço” as a strategy to teaching-learning of Brazilian classical literature in textual productions of high school students of Saul Ulysséa Primary School, Laguna City, SC. Therefore, this study was split in two phases, first one followed different scripts in both classes and the second one followed the same script in both classes, to know: 1a) presentation, contextualization and reading request for the book “O Cortiço” to 2nd grade class of innovative teaching (morning and evening); 1b) presentation, contextualization and reading request for the book “O Cortiço”, as well as visualization and debate about ostentive motivations of trailer book 2nd grade class of regular teaching (nocturnal); 2) debate about issues related to the book and a textual production made in class encompassing issues discussed on the first meeting and personal impressions about the book. Altogether, the results corroborate the hypothesis that the texts made by the students who were influenced by the audiovisual production were better elaborated, since the ostentive motivations of trailer book attracted their attention to aspects, which only the reading did not. Further, the personal impressions describes on textual productions made by the students who had access to the trailer book are more positive, due the fact that audiovisual production have more positive cognitive effect than processing effort.
Com base na Teoria da Relevância de Sperber e Wilson (1986, 2001), esta pesquisa procura analisar a produção audiovisual da obra “O Cortiço” como estratégia de ensino-aprendizagem de literatura clássica brasileira em produções textuais de estudantes do 2º ano do ensino médio da Escola de Educação Básica Saul Ulysséa, de Laguna, SC. Para tanto, esse estudo foi dividido em duas etapas, das quais a primeira seguiu roteiros diferentes nas duas turmas e a segunda seguiu o mesmo roteiro em ambas as turmas, a saber: 1a) apresentação, contextualização e solicitação de leitura da obra “O Cortiço” para a turma do 2º ano do ensino inovador (matutino e vespertino); 1b) apresentação, contextualização e solicitação de leitura da obra “O Cortiço”, bem como visualização e discussão sobre os estímulos ostensivos do livro trailer da referida obra para a turma do 2º ano do ensino regular (noturno); 2) discussão das questões relacionadas à obra e solicitação de produção textual elaborada em sala englobando questões discutidas no primeiro encontro e impressões pessoais sobre a leitura da obra. De modo geral, os resultados corroboraram a hipótese de que os textos dos alunos que tiveram contato com a produção audiovisual foram mais bem elaborados, uma vez que os estímulos ostensivos do livro trailer chamaram atenção para aspectos que, em tese, apenas a leitura da obra não captou. Além disso, as impressões pessoais descritas nas produções textuais dos alunos que tiveram acesso ao livro trailer foram mais positivas e, defendemos, isso se deve ao fato de a produção audiovisual viabilizar mais efeito cognitivo positivo do que esforço de processamento.

Palavras-chave

Teoria da relevância, Estratégia de ensino-aprendizagem, Produção audiovisual, Produção textual

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