Repercursões da campanha "a culpa não é da Marisa": análise de comentários selecionados de matéria do site G1 conforme teoria da relevância

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Data
2018
Tipo de documento
Monografia
Título da Revista
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Título de Volume
Área do conhecimento
Linguística, Letras e Artes
Modalidade de acesso
Acesso aberto
Editora
Autores
Nunes, Maria Luisa Paz
Orientador
Rauen, Fábio José
Coorientador
Resumo
En esta investigación se analiza, según la teoría de la relevancia, la repercusión de la campaña publicitaria “La culpa no es de Marisa” en siete comentarios de materia del sitio de Noticias G1 sobre el tema. Para dar cuenta de esa tarea el eslogan de la campaña “Se sua mãe ficar sem presente do dia das mães, a culpa não é da Marisa” y comentarios seleccionados por la materia se analizaron según el aparato descriptivo y explicativo de la teoría de la relevancia de modo a obtenerse las explicaturas e implicaturas de los respectivos enunciados. Los resultados sugieren que el estrechamiento del ítem lexical ‘Marisa’ para MARISA LETÍCIA LULA DA SILVA en vez de LOJAS MARISA fue utilizado tanto por los autores de comentarios favorables y desfavorables a la campaña, sugiriendo el éxito del anunciante en promover esa ambigüedad.
Nesta pesquisa analisa-se, conforme a teoria da relevância, a repercussão da campanha publicitária “A culpa não é da Marisa” em sete comentários de matéria do Site de Notícias G1 sobre o tema. Para dar conta dessa tarefa o slogan da campanha “Se sua mãe ficar sem presente do dia das mães, a culpa não é da Marisa” e comentários selecionados pela matéria foram analisados conforme o aparato descritivo e explanatório da teoria da relevância de modo a se obterem as explicaturas e implicaturas dos respectivos enunciados. Os resultados sugerem que o estreitamento do item lexical ‘Marisa’ para MARISA LETÍCIA LULA DA SILVA em vez de LOJAS MARISA foi utilizado tanto pelos autores de comentários favoráveis e desfavoráveis à campanha, sugerindo sucesso do anunciante em promover essa ambiguidade.

Palavras-chave
Pragmática cognitiva, Teoria da relevância, Repercussão de campanhas publicitárias
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