Smartphones e geometria: a utilização dos aplicativos calculadora gráfica GeoGebra 3D e A.R. Platonic Solids no processo de ensino e aprendizagem dos sólidos de Platão no terceiro ano do ensino médio

Carregando...
Imagem de Miniatura
Data
2019
Tipo de documento
Monografia
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Área do conhecimento
Ciências Exatas e da Terra
Modalidade de acesso
Acesso embargado
Editora
Autores
Corrêa, Luciane da Silva
Coelho, Mariany
Orientador
Carvalho, Dalmo Gomes de
Coorientador
Resumo
Este trabalho possui uma temática voltada ao uso de dois aplicativos desenvolvidos para dispositivos móveis que podem ser muito úteis quando usados como recurso didático, no processo de ensino e aprendizagem da disciplina matemática. Tendo como maior motivação as novas tecnologias, apresentamos um estudo referente ao uso dessas dentro da sala de aula, relacionando práticas de ensino com inovações tecnológicas. O projeto visa à exploração de novas formas de interação com o conteúdo matemático e para isso, utiliza a tecnologia de realidade aumentada no ensino dos sólidos de Platão. Isso porque, acreditamos que educação e tecnologia se complementam e, a partir disso, surge uma infinidade de novas possibilidades que podem contribuir significativamente na melhoria do ensino. Ressaltamos ainda que este trabalho foi baseado em vivências e experiências adquiridas no estágio supervisionado e, além disso, ele foi fundamentado em pesquisas bibliográficas. Os aplicativos Calculadora Gráfica GeoGebra 3D e A.R. Platonic Solids usados neste material, possuem a tecnologia de realidade aumentada, um moderno mecanismo que utiliza a câmera do dispositivo móvel para fazer projeções diretamente no espaço real. É relevante salientarmos que neste trabalho propomos sequências didáticas com o intuito de mostrar uma das inúmeras possibilidades em estar fazendo uso desse recurso tecnológico durante uma aula de matemática. Acreditamos, assim, que a realidade aumentada é uma tecnologia encantadora que explora a imaginação do ser humano, mantendo-o ativo no mundo real.

Palavras-chave
Realidade aumentada, Educação, Smartphones
Citação
Coleções