Engenharia Civil

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  • Artigo Científico Acesso aberto
    Estudo comparativo entre alvenaria estrutural e concreto armado: um estudo de caso
    (2023-12) AKINAGA, Fabiana Sayuri; JUSTINO, Natan Leonardo; SILVA, Rafael aguiar de
    O estudo comparativo realizado se concentra na análise crítica dos fatores econômicos entre a execução de estruturas em Alvenaria Estrutural e Concreto Armado, com o objetivo de definir o método mais viável. Logo, com base em dados obtidos por meio de levantamentos em projeto, têm-se dados de custo para materiais e mão de obra, onde obtêm-se um confronto de dados, os quais a partir da análise crítica das informações chega-se a uma resposta sobre o método construtivo mais eficiente economicamente. Assim, esse estudo busca levantar os elementos determinantes para a escolha do método construtivo em edificações mais eficaz em termos de viabilidade . Para isso, toma-se como base um projeto de empreendimento, que por sua vez serve como fonte de estudo para simular e embasar a análise, dessa maneira formas construtivas são utilizadas para coleta e comparação de dados relacionados a orçamentos. O objetivo central é mostrar qual método construtivo apresenta maior viabilidade considerando os aspectos mencionados, fornecendo subsídios para a tomada de decisões fundamentadas no contexto da construção civil.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Adequação do BIM na gestão de projetos
    (2023-06-23) Melo, Giulia Lanzoni de; Almeida, Julia Lima de
    Este estudo tem como objetivo analisar os principais pilares da Gestão de Projetos associados ao método BIM (Building Information Modeling). Diversos agentes profissionais da área de construção civil vêm introduzindo esse método na rotina profissional para otimização e qualificação de seus trabalhos, possibilitando assim maior organização e assertividade desde a concepção de um novo projeto até a execução. Assim como a Revolução Industrial caracterizou a evolução das máquinas e inovação nos processos, a metodologia BIM com sua riqueza de informações eleva a gestão de projetos para um novo nível de controle administrativo e técnico para os empreendimentos, evitando retrabalhos e problemas futuros. Através de entrevistas procurou-se corroborar as afirmações citadas acima como um parâmetro de inovação para os métodos de gerenciamento de forma que fica claro como a aplicação do método BIM na gestão de projetos é uma abordagem promissora e necessária para impulsionar a construção civil rumo a um futuro mais eficiente, sustentável e livre de retrabalhos. É imprescindível que os profissionais e agentes envolvidos no setor estejam preparados para adotar e explorar todo o potencial dessa tecnologia, a fim de alcançar melhores resultados e contribuir para o desenvolvimento contínuo do setor.
  • Artigo Científico Acesso fechado
    Concreto permeável com agregado reciclado para uso em pavimentação
    (2022-12-13) Freitas, Gabriella Petenuci G.P.; Kartalian, Letícia Vitalino; Silva, Tiago Corrêa; Cavalari, Vinícius Tavares
    Este artigo tem por finalidade demonstrar a viabilidade da utilização do concreto permeável em pequenos aparelhos urbanos: como estacionamentos, praças e vias públicas, entre outros. O concreto é considerado permeável quando possui um alto índice de permeabilidade, entre 10 e 35%, o que permite o escoamento da água com maior facilidade. Em São Paulo se faz obrigatório uma área permeável mediante a lei 15.402/16, sendo o concreto permeável uma das melhores opções para utilização nestas áreas, tendo em vista as diversas possibilidades de utilização do espaço. Ao mesmo tempo que o concreto permeável pode ser utilizado para cumprir a lei, também é uma alternativa para ajudar na recarga dos lençóis freáticos, que por sua vez evitam enchentes e transbordamentos de rios, já que a água da chuva fica armazenada no seu interior. Um dos grandes problemas da urbanização desenfreada são as enchentes e alagamentos, que de acordo com o relatório da ONU podem aumentar nas próximas décadas, a utilização do concreto permeável pode contribuir para a redução deste cenário. Para auxiliar na sustentabilidade da utilização do concreto permeável, o uso do agregado reciclado se faz uma excelente opção. Os resíduos da construção e demolição (RCD) dispostos inadequadamente, por mais que sejam materiais inertes constituem risco à saúde pública, por constituir lar de muitas espécies de vetores de patogênicos. A utilização de RCD como agregado alternativo é viável e atende os critérios técnicos, sendo também uma forma de gerar uma economia significante, e sendo que o mais importante é que com o uso de RCD há uma grande diminuição dos descartes inadequados de resíduos na natureza, evitando vários problemas sociais, econômicos e de saúde.
  • Artigo Científico Acesso fechado
    Importância do controle da qualidade do ar em construções sustentáveis
    (2022-12-16) Santos, Carlos Eduardo; Lima, Gabriel; Salvi, Giulia; Lima, Tifany; Machado, Vitor
    Pesquisa realizada em tópicos da certificação LEED para comprovar a importância da qualidade do ar nos ambientes internos das edificações a fim de favorecer a saúde e a qualidade de vida de seus habitantes, compatibilizando sustentabilidade e economia durante o processo de construção. Foram comparados métodos de execução e composição de materiais utilizados com o objetivo de assegurar uma construção que traga melhor qualidade de vida através de melhorias na ventilação, iluminação e no conforto térmico. O objetivo é fazer uma construção que melhore a experiência de vida do morador, reduzindo fatores que prejudiquem sua saúde e que se relacionem com a qualidade do ar interno dos ambientes habitados. A pesquisa visou abordar as possíveis fontes de contaminação oriundas de diferentes locais e que podem prejudicar a qualidade do ar interno das edificações. Foram pesquisados materiais alternativos como bloco de concreto celular, lã de vidro, lã de pet, lã de rocha, tintas, EPS, e como eles podem melhorar as condições ambientais, colaborar com a sustentabilidade e melhorar a qualidade do ar.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Sistemas construtivos emergenciais aplicados na pandemia de covid-19.
    (2022-12-08) Parente, Brenda; Braga, Giovanna; Scardua, Giulia
    De tempos em tempos, a humanidade enfrentou diversas catástrofes, como crises, guerras, desastres naturais, epidemias e outras circunstâncias, que geram problemas colossais à vida, sociedade e economia. Nestes momentos a ciência estuda e desenvolve projetos para minimizar de forma rápida e eficaz todos os impactos negativos, seja na produção de uma cura, realização de acordos, construção e partilha de abrigos, e outras respostas urgentes. No setor da arquitetura e engenharia civil não foi diferente, a necessidade de construções eficientemente rápidas e efêmeras foi sendo desenvolvida por diversos engenheiros e arquitetos, que criaram e aprimoraram os sistemas estruturais. O surgimento do Sars-Cov-2 (COVID-19), originou uma pandemia, sendo necessário o esforço global para combatê-lo. Devido a alta taxa de transmissão e mortalidade o sistema de saúde entrou em colapso. A construção de estruturas emergenciais de saúde, como hospitais e centros de acolhimento, foi altamente necessária para atender as demandas causadas pelo vírus. Este artigo apresentará as estruturas emergenciais mais utilizadas durante a pandemia de COVID–19, demonstrando suas características principais, as vantagens e desvantagens e os hospitais que ganharam mais notoriedade, aplicados a cada tipo de sistema construtivo.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Estabilidade estrutural de túnel natm
    (2022-12) Rogério, Carlos; Moraes, Fabiane; Oliveira, Marcelo; Oliveira, Natália; Acoty, Piter; Teles, Elias
    A principal função do Túnel é facilitar o percurso a ser traçado, encurtando distâncias e tornando a comunicação mais prática e possível. Foram desenvolvidos para atravessar obstáculos da natureza e solucionar problemas de distâncias. O método NATM (New Austrian Tunneling Method) surgiu por volta de 1960, e desde então vem sendo utilizado por sua eficiência. Seu principal ponto é acompanhar a deformação do maciço e no desenvolvimento realizar as possíveis correções. O proposito neste estudo, com o auxílio de um programa de elementos finitos, é realizar o desenvolvimento de um modelo construtivo elasto-plástico com a utilização de concreto projetado (sem utilização de aço na estrutura), assegurando que os revestimentos primário e secundário irão suportar a estrutura.
  • Artigo Científico Acesso fechado
    Comparação dos indicadores de dimensionamento de projeto entre as metodologias tradicionais e atuais
    (2022-12-13) Campos, Paulo Roberto de Jesus; Amorim, Alexandre Toassi
    De acordo com o estudo publicado pela Confederação Nacional do Transporte – CNT, a qualidade do pavimento das rodovias tem impacto direto no desempenho do transporte rodoviário e na economia do Brasil. Uma rodovia com más condições de pavimento aumenta o custo operacional do transporte, reduz o conforto e a segurança dos passageiros e das cargas, além de causar prejuízos ambientais. A escolha dos materiais que constituem o pavimento foi por décadas baseada em critérios empíricos, mas com o desenvolvimento de novos métodos de laboratório, apoiados no entendimento mais adequado do comportamento dos pavimentos, esta prática está sendo revista. Em um método relativamente restrito de análise, a durabilidade de serviço de nossas vias se mostra menor do que poderiam, aumentando o custo de manutenção e a realização de manutenções precoces, sem deixar de citar o desconforto e o risco que o uso de tais vias gera ao usuário. Este estudo visa compreender, por meio de análises e ensaios, o comportamento do solo mediante as diferentes solicitações e assim comparar os resultados entre os métodos CBR e Módulo de Resiliência de dimensionamento de pavimentos e como isso reflete no resultado construtivo da via.
  • Monografia Acesso aberto
    Análise da política nacional de segurança de barragens, com ênfase em monitoramento e fiscalização
    (2022-11-30) Bonfim, Andreia Alves; Carneiro, Milena de França; Neves, Alison M. Ferreira
    É de conhecimento geral que a mineração é uma atividade essencial para a sociedade por trazer grande representatividade na economia. Porém, em razão dos desastres ocorridos na Barragem do Fundão, em Mariana, e na do Córrego do Feijão, em Brumadinho, ambas no estado de Minas Gerais, há uma forte pressão da sociedade pela criação de soluções seguras. Em Brumadinho, o Governo de Minas Gerais contabilizou aproximadamente 272 mortes e 11 desaparecidos, enquanto em Mariana, foram 19 mortes. A partir dessas tragédias, ampliou-se o olhar sobre todas as barragens de mineração do país, principalmente as que possuem como método construtivo o alteamento à montante. O presente estudo analisa as mudanças dispostas na Política Nacional de Segurança de Barragens (PNSB), estabelecida pela Lei Nº 12.334 e modificada pela Lei Nº 14.066 de setembro de 2020, detalhando as estruturas de barragens, seus sistemas de monitoramento, fiscalização e, principalmente, riscos.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Comparativo de custos de edificações de padrão econômico realizadas em alvenaria de vedação e alvenaria estrutural
    (2022-12-15) Silva, Thauan; Fernandes, Vanessa
    Este artigo apresenta a comparação de dois sistemas construtivos encontrados no mercado, sendo eles alvenaria de vedação e alvenaria estrutural, tendo o foco na economia, nos impactos ambientais, prazo de execução e segurança para obras de padrão econômico. Durante a pesquisa, o sistema de alvenaria estrutural ofereceu maiores vantagens, após a comparação entre os dois sistemas, pois apresentou custos nas obras mais atrativos, prazos de execução menores, índice de resíduos abaixo do convencional, uso menor de água e energia elétrica e maior segurança durante a execução. Para isso, buscou-se evidenciar os resultados por meio de um estudo de caso comparando dois prédios residenciais de padrão econômico com o mesmo número de andares e apartamentos, cada um executado em um sistema (estrutural e vedação). O segmento de padrão econômico foi escolhido nessa pesquisa devido seu índice de procura apresentar ser superior a edifícios de médio e alto padrão. A procura do primeiro imóvel entre jovens de 20 e 25 anos, para moradia ou renda extra, tem expandido muito no país e é um fato que também corrobora para a aplicabilidade do estudo, apresentando maior vantagem econômica. Contudo, o grupo entende que o sistema de alvenaria estrutural tem crescido diariamente no mercado, e com o avanço da tecnologia nas indústrias, tende a permitir que sejam realizados empreendimento com maior número de pavimentos, pois atualmente há um limite de pavimentos, devido ao esforço aplicado diretamente nos blocos estruturais, prospectando assim, que o sistema de alvenaria estrutural seja maior requisitado, tendo impactos futuros nesse resultado.
  • Monografia Acesso aberto
    Dimensionamento de edifícios em alvenaria estrutural: planilha automatizada
    (2022-12-10) Gonçalves, Guilherme; Moura, Larissa; Ferreira, Leticia
    Este trabalho consistiu em desenvolver uma planilha de dimensionamento de edifícios em alvenaria estrutural sendo limitado a edifícios de até 6 pavimentos, visando facilitar o trabalho dos projetistas estruturais que muitas das vezes precisam desenvolver suas próprias planilhas de cálculo, além de elaborar um produto de fácil manuseio que apresente os resultados de forma clara, simplificada e objetiva. Como estrutura base para o desenvolvimento do projeto, foi dimensionado um edifício de 6 pavimentos com 8 apartamentos de 34 m² por pavimento, contando ainda com a existência de um barrilete de 12 m² e elevadores. A planilha desenvolvida seguiu principalmente as recomendações dispostas pelas normas ABNT NBR 16868-1:2020, NBR 16868-2:2020 e NBR 16868-3:2020, bem como as orientações dos livros de alvenaria estrutural e cursos em plataformas online. Em função dos resultados obtidos através das validações foi possível concluir que a planilha possui o desempenho adequado e atinge os objetivos definidos, atendendo aos critérios de dimensionamento e apresentando seus resultados de forma simples e concreta. Contudo, foi possível verificar que a planilha possui limitações quanto a necessidade de utilizar outros softwares para complementar o preenchimento manual de dados, visto que algumas das células necessitam de dados obtidos em outros softwares para apresentar o dimensionamento adequado, sendo suscetível a erros humanos durante a transferência de dados entre um software e outros. Para todos os casos, o preenchimento de toda planilha deve ser feito com cautela e atenção por parte do usuário, visando uma maior assertividade durante a apresentação dos resultados finais. Desenvolver o projeto, proporcionou aos estudantes uma maior familiaridade com os procedimentos executados durante um dimensionamento em alvenaria estrutural, ainda que sem acesso aos softwares de dimensionamento estrutural disponíveis no mercado. Pode-se perceber que a planilha desenvolvida entrega resultados de forma clara, objetiva e confiável, visto que os resultados obtidos através da validação se aproximam ao projeto original. É sugerido como trabalho posterior, o desenvolvimento de um software mais abrangente que retire dados de softwares de desenho, a fim de facilitar a visualização e integrar outros sistemas ao dimensionamento.
  • Monografia Acesso aberto
    Dimensionamento de edifícios em alvenaria estrutural: planilha automatizada
    (2022-12-08) Gonçalves, Guilherme; Moura, Larissa; Ferreira, Leticia
    Este trabalho consistiu em desenvolver uma planilha de dimensionamento de edifícios em alvenaria estrutural sendo limitado a edifícios de até 6 pavimentos, visando facilitar o trabalho dos projetistas estruturais que muitas das vezes precisam desenvolver suas próprias planilhas de cálculo, além de elaborar um produto de fácil manuseio que apresente os resultados de forma clara, simplificada e objetiva. Como estrutura base para o desenvolvimento do projeto, foi dimensionado um edifício de 6 pavimentos com 8 apartamentos de 34 m² por pavimento, contando ainda com a existência de um barrilete de 12 m² e elevadores. A planilha desenvolvida seguiu principalmente as recomendações dispostas pelas normas ABNT NBR 16868-1:2020, NBR 16868-2:2020 e NBR 16868-3:2020, bem como as orientações dos livros de alvenaria estrutural e cursos em plataformas online. Em função dos resultados obtidos através das validações foi possível concluir que a planilha possui o desempenho adequado e atinge os objetivos definidos, atendendo aos critérios de dimensionamento e apresentando seus resultados de forma simples e concreta. Contudo, foi possível verificar que a planilha possui limitações quanto a necessidade de utilizar outros softwares para complementar o preenchimento manual de dados, visto que algumas das células necessitam de dados obtidos em outros softwares para apresentar o dimensionamento adequado, sendo suscetível a erros humanos durante a transferência de dados entre um software e outros. Para todos os casos, o preenchimento de toda planilha deve ser feito com cautela e atenção por parte do usuário, visando uma maior assertividade durante a apresentação dos resultados finais. Desenvolver o projeto, proporcionou aos estudantes uma maior familiaridade com os procedimentos executados durante um dimensionamento em alvenaria estrutural, ainda que sem acesso aos softwares de dimensionamento estrutural disponíveis no mercado. Pode-se perceber que a planilha desenvolvida entrega resultados de forma clara, objetiva e confiável, visto que os resultados obtidos através da validação se aproximam ao projeto original. É sugerido como trabalho posterior, o desenvolvimento de um software mais abrangente que retire dados de softwares de desenho, a fim de facilitar a visualização e integrar outros sistemas ao dimensionamento.
  • Estudo de Caso Acesso fechado
    Estudo de caso: manifestações patológicas em lajes de cobertura
    (2022-11-21) Nishimoto, Ali; Sassá, Augusto; Silva, Isabella; Gomes, Mylena; Miranda, Willian
    O campo da patologia da engenharia das construções faz-se necessário para compreensão da durabilidade de uma edificação, ou seja, o atendimento ao desempenho mínimo em serviço versus a vida útil. Existem inúmeras variáveis que podem causar o surgimento das manifestações patológicas, necessitando atentar-se ao seu tipo, para assim determinar o melhor método de tratamento. As anomalias mais comumente encontradas nas construções, estão relacionadas com a presença de umidade, que é causada por vários fatores e se manifestam de diferentes modos, podendo destacar a corrosão da armadura. O trabalho a seguir, consiste em realizar um estudo de caso de duas residências, em diferentes locais do estado de São Paulo, a fim de identificar as principais manifestações patológicas, causadas principalmente pela umidade, nas lajes de cobertura em concreto armado. Para isso, foram realizados análises visuais e ensaios não destrutivos, como de profundidade de carbonatação, esclerometria, teste de umidade e de ultrassom, para determinação das manifestações e suas possíveis causas. Finaliza-se o estudo, apresentando os possíveis métodos de solução que auxiliem na resolução dos problemas, baseado na compilação de dados obtidos através dos ensaios.
  • Estudo de Caso Acesso aberto
    Quantificação das emissões de gases de efeito estufa na construção de unidades residenciais unifamiliares: um estudo de caso
    (2022-11-30) Novaes, Luana Correia; Rojo, Millena Reis; Tonon, Vitor Yuri; Furlaneto, Yago
    A atividade de construção tem um impacto significativo sobre o meio ambiente, dado que a indústria cimentícia, ligada diretamente à construção civil, tem suas emissões de dióxido de carbono representando 2,3% de todas essas emissões no Brasil e 7% no mundo. Os impactos ambientais mais significativos da construção são devido ao consumo de energia e de utilização de recursos naturais, podendo ter um impacto negativo na qualidade do ar, do solo e recursos hídricos. A pesquisa em questão consistiu em quantificar as emissões de gases do efeito estufa (GEE) e sugerir materiais alternativos visando a redução destas emissões na construção de um empreendimento. Isto foi feito através de uma abordagem de estudo de caso, na qual foram coletados dados do local em questão e depois analisados a fim de tirar conclusões sobre os níveis de emissões. A ferramenta escolhida para quantificar os dados foi a CECarbon, os resultados mostraram uma emissão total de 6,2187 tCO2e/m² da obra. Com a a escolha de materiais alternativos foi possível garantir uma redução nas emissões de GEE estimada em 18% em relação ao que a empresa de fato emitiu, segundo a ferramenta utilizada. A implementação de ações de eficiência logística, bem como a aplicação de metodologias sustentáveis, pode ajudar a melhorar a eficiência geral da gestão da cadeia de abastecimento, e. em particular, reduzir o desperdício e otimizar a utilização de recursos. Adicionalmente, ao promover práticas sustentáveis dentro da cadeia de abastecimento, as organizações podem ajudar a mitigar seu impacto ambiental e contribuir para um o desenvolvimento sustentável.
  • Monografia Acesso aberto
    Estudo sobre planejamento aplicado a construção civil visando minimizar impactos causados por imprevistos
    (2022-11-29) Santos, Juliana; Martins, Welber; Santos, Samuel; Souza, Guilherme; Costa, Gabriel
    A elaboração de um plano de execução de obra é uma das principais ferramentas do gerenciamento, sendo de aspecto fundamental para priorizar ações preventivas, acompanhar o andamento dos serviços, comparar o estágio da obra com a linha de base e tomar providências em tempo hábil quando algum desvio é detectado. O engenheiro ou técnico precisa seguir todas as metas e no planejamento para que assim consiga entregar o empreendimento dentro do prazo, sempre buscar formas viáveis para que os custos reais sejam compatíveis com aqueles estimados em orçamento, e assegurar a qualidade do produto final. Dessa forma o planejamento tem por objetivo mostrar os pontos críticos de um empreendimento, permitindo que sejam feitos ajustes no cronograma, realocando as atividades em datas mais ao andamento da execução. A utilização de ferramentas e métodos computacionais para a elaboração do cronograma, favorecem a execução e compreensão das metas para a equipe. Com o auxílio do software Project Management Office (PMO) que tem por objetivo programar as atividades, controlar prazos, estabelecer custos, é possível exportar o cronograma para o Software da Autodesk Naviswork da plataforma de Modelagem da Informação da Construção (BIM), que tem por objetivo revisar, incluir comentários linha de marcação de ponto de vista e medidas em tempo real. Ao longo deste planejamento de obras, serão descritos alguns dos problemas enfrentados pelo responsável em executar o projeto.
  • Artigo Científico Acesso fechado
    Impacto da supraestrutura em concreto armado e madeira CLT nos custos e cronograma das fundações
    (2022-11-24) Kao, William; Carvalho, Gabriel; Silva, Henrique; Rocha, Pedro
    A sustentabilidade é um tema em crescente alta, sendo a engenharia civil uma das áreas que mais degrada a natureza pela sua alta emissão de CO2 e geração de resíduos sólidos. Nesse contexto, o estudo de alternativas mais sustentáveis vem sendo realizado na busca por alternativas para a redução dos impactos da construção civil. Um exemplo de estudo nesta linha é a substituição das estruturas convencionais em concreto armado para estruturas em madeira diante desse contexto, o presente trabalho tem o objetivo de comparar a diferença de custos e viabilidade entre uma estrutura projetada em concreto armado e em Cross Laminated Timber (CLT). Para a elaboração de ambos os projetos foi utilizado como referência a planta arquitetônica de um edifício de quatro pavimentos. Observou-se que a principal diferença entre a utilização da madeira e do concreto encontra-se nos carregamentos oriundos do peso próprio desses materiais, visto que a massa específica da madeira é 97,8% menor do que o peso próprio do concreto. Os resultados mostram que, o custo de implementação da fundação do edifício com superestrutura de madeira CLT é 76,72% inferior à solução equivalente em concreto armado. Este resultado impacta diretamente no dimensionamento das fundações, quantidade de material utilizado e consequentemente no prazo de execução dos serviços relacionados a execução da infraestrutura.
  • Artigo Científico Acesso fechado
    Otimização de recursos com a utilização do BIM
    (2022-11-23) Paiva, Felipe; Jesus, Italo; Alves, Kaique; Sobral, Rayssa; Machado, Victória
    A indústria 4.0 mudou a cadeia de valor das organizações e o gerenciamento ao longo do tempo, integrando dispositivos, máquinas, sensores e softwares em redes complexas, para prever, controlar e planejar melhores resultados. Um dos grandes problemas encarados com o crescimento da construção civil é o desperdício de recursos, como insumos, materiais, tempo e dinheiro. É notório que a falta de conhecimento a respeito das técnicas de planejamento e/ou a falta de capacitação, influenciam na entrega de resultados, seja pelo prazo, qualidade e lucratividade. O desenvolvimento deste trabalho foi motivado a partir da necessidade de buscar soluções através da pesquisa para melhorar a gestão de obra com a utilização do BIM, otimizando recursos e ganhando eficiência nos processos, compactuando com uma entrega de qualidade e cumprimento adequado de prazos. Contribuindo assim, para o desenvolvimento da área de planejamento da construção civil com a implementação de novas tecnologias. Para tal, foi adotada como metodologia a revisão de literatura com o objetivo de compreender os fatores necessários para um bom planejamento e gestão de obras.
  • Monografia Acesso aberto
    Contêineres marítimos na construção civil: uma prática inovadora e sustentável.
    (2022-11-17) Alcantara, Beatriz Viana; Melo, Euler Hoffmann; Moraes, Fatima Maria do Nascimento; Oliveira, Isis Maiane Alencar; Pires, Matheus de Natale
    Devido ao aumento do desperdício de materiais na área da construção civil, provocando entulhos que prejudicam o meio ambiente, cada vez mais estão sendo discutidos meios viáveis para diminuição desse problema. O container, um material que, geralmente, não é usado após o término da sua utilização, surgiu como uma ótima alternativa para o sistema de vedação vertical de ambientes como habitações unifamiliares, ambientes para o comércio entre outros. A tecnologia utilizada para proporcionar ao container as condições ideais para esse uso é uma maneira de minimizar os impactos causados nas construções, além de diminuir, consideravelmente, o tempo total de execução da obra. Na busca por novas técnicas construtivas sustentáveis a utilização de containers para construções vem ganhando destaque no mercado da construção civil. O método consiste na reutilização dessas caixas de aço, destinando-lhes um novo destino e garantindo um baixo impacto ambiental, além de ser prático e de baixo custo. O presente trabalho teve como objetivo dissertar acerca da análise de viabilidade do uso de containers como proposta sustentável. O estudo teve início acerca das características dos containers e de que formas eles podem ser aplicados na construção civil. Em seguida, aborda-se a aplicação dos containers como proposta alternativa na construção civil, em diversos tipos de construções; e por fim, analisa-se empresas na área da construção civil que além de venderem os contêineres, criam projetos customizados para seus clientes.
  • Monografia Acesso aberto
    Análise de sistemas construtivos em relação à produtividade e custo benefício como alternativas ao concreto armado
    (2022-11-30) Fruteiro, Gabriel; Yokota, Lucas; Lima, Gustavo; Moreira, Emerson; Dayo, Caio
    Há diversas alternativas de sistemas ou métodos construtivos que embora amplamente difundidos em estudos acadêmicos acabam por serem menos utilizados devido à sua complexidade, falta de mão de obra especializada e questões logísticas. Este trabalho se propõe a realizar a análise econômica e produtiva dos métodos de execução de estruturas e tem como objeto a viabilidade de diferentes técnicas de uso do concreto armado. Os métodos abordados incluem concreto protendido e laje nervurada, que possuem suas especificidades e particularidades. Para tal estudo, fez-se necessário a análise estrutural de um projeto para comparação, projeto este, o qual foi redimensionado para cada um dos métodos citados neste trabalho (concreto armado, concreto protendido e laje nervurada). Conclui-se que a escolha de um método de execução de estruturas deve ser analisada com base na arquitetura entre outros fatores, onde em função dos requisitos estruturais, como o Estado Limite de Serviço, será verificada a viabilidade do projeto dentro de cada possibilidade de execução.
  • Monografia Acesso aberto
    Análise das mudanças estruturais urbanas propostas no plano diretor estratégico da cidade de São Paulo (2014) e lei de zoneamento (2016): um estudo de caso da av. rebouças
    (2022-12-01) Jesus, Caio; Alves, Gabriel; Pinheiro, Giovanni; Silva, Leonardo; Paixão, Valéria
    Com o crescimento urbano nas grandes metrópoles, a importância de se discutir sobre os problemas de mobilidade urbana se torna cada vez mais imprescindível, pois impacta diretamente os cidadãos com contratempos e tem influência direta na qualidade de vida. Sabe-se que a criação do Plano Diretor Estratégico da Cidade de São Paulo (2014) e a Lei de Zoneamento (2016) tem como objetivo trazer iniciativas para melhorar esse cenário desfavorável com orientações de como deve ser a ocupação e uso do solo na cidade com um processo de discussão pública. O objetivo central desta monografia é, através de um estudo de caso, abordar e analisar as mudanças estruturais urbanas causadas na Av. Rebouças, localizada na cidade de São Paulo, e entender se essas leis foram cumpridas e se trouxeram mudanças efetivas para a região, e por fim verificar o impacto no trânsito e qual será a projeção do tráfego de veículos nesta avenida com o lançamento dos novos empreendimentos através de coleta de dados e utilização de modelos de cálculos tendo destaque os métodos do Highway Capacity Manual 2010. Através de pesquisa de campo, foi possível analisar quais empreendimentos colocaram em prática os incentivos propostos pelo PDE e Lei de Zoneamento. Com os resultados, nota-se que algumas das propostas foram bem sucedidas e utilizadas pela maioria dos empreendimentos, como por exemplo a fachada ativa, no entanto, outras não foram tão bem aderidas, tal como a cota de solidariedade prevista no Plano Diretor Estratégico, devido ao fato de haverem mais de uma opção de escolha e assim dando a possibilidade de atuarem em prol de interesses individuais. Por fim, é apresentada a influência que essas mudanças legislativas tiveram no tráfego da via no presente e qual a projeção dos próximos anos, mostrando o resultado e importância de intervenções políticas em situações em que a evolução na infraestrutura não é uma solução eficiente.
  • Monografia Acesso fechado
    Estudo de viabilidade técnica para o reaproveitamento de fundações profundas
    (2021-11-05) Bagon, Beatriz; Monari, Débora; Freitas, Gustavo; Pinto, Renan; Bridi, Vinicius
    Este trabalho apresenta o estudo de reaproveitamento de fundações de um edifício garagem, executado com 2 (dois) pavimentos na década de 1990, e com previsão de expansão vertical de até mais 4 (quatro) pavimentos. Em 2020, com o início da ampliação do edifício, foram constatadas alterações na Lei Municipal 6046, definindo dimensões mínimas para as vagas de automóveis, superiores às existentes. A fim de não reduzir a capacidade de veículos que o edifício comporta, sem deixar espaços ociosos entre os pilares existentes, foi proposto uma nova modulação de pilares que respeitassem as distâncias exigidas entre vagas. Os pilares ficaram deslocados em relação as fundações existentes, dessa forma foi necessário analisar a viabilidade técnica da reutilização. Inicialmente, através do estudo dos projetos existentes, buscou-se determinar o processo construtivo, o tipo de fundação executada, as locações e as dimensões das estacas existentes. Posteriormente, foram planejados os ensaios geotécnicos – para investigação e caracterização do subsolo, os ensaios geofísicos – para determinação da integridade física e verificação de anomalias nas fundações, e os ensaios de prova de carga estática – para verificação da capacidade de carga das estacas. Foram utilizados métodos semiempíricos para determinar a capacidade de carga dos elementos de fundação, com base nos ensaios geotécnicos e geofísicos, entretanto os resultados obtidos nos ensaios de prova de carga estática foram superiores aos que haviam sido previstos pelos métodos semi-empíricos. Dada a discrepância entre os resultados de capacidade de carga, foi optado por um fator de segurança igual a 3 (três), em relação à carga de ruptura obtida nos ensaios de prova de carga, portanto, adotou-se o valor de 241 tf de carga admissível. Por fim, após a utilização de métodos de avaliação, foi determinado que é possível realizar a reutilização das estacas existentes, entretanto, com utilização de elementos suplementares mediante a consideração da carga admissível no projeto.