Motivos envolvidos no diagnóstico presuntivo de TDAH e a sua associação com o ASRS-18 em estudantes de medicina

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Data

2020

Tipo de documento

Artigo Científico

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Área do conhecimento

Ciências da Saúde

Modalidade de acesso

Acesso embargado

Editora

Autores

Silva, Olga Cassol

Orientador

Bertolino, Luiza Bento da Silva

Coorientador

Vietta, Giovanna Grünewald

Resumo

Introduction: The symptoms of Attention Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD) are perceived in common complaints among college students. Its prevalence is estimated between 12.5% and 21.8% in this population. The present study aimed to identify the association between the Adult Self-Report Scale 18 (ASRS-18) and the reasons for the presumptive diagnosis of ADHD in medical students. Methodology: Cross-sectional study (559 students). Two questionnaires were applied: 1st sociodemographic aspects and identification of the reasons for the presumptive diagnosis of ADHD; 2nd ASRS-18 – screening test for the diagnosis of ADHD. For data analysis, the population was separated into profiles related to ADHD suspicion / screening. Pearson's chi-square test (odds ratio - OR) and the respective 95% confidence intervals were used, with a 5% significance level. Results: The prevalence of ADHD was identified in 8,1%, and the screening test (ASRS-18) was suggestive of the disorder in 16.3%. 40,2% of the students reported the possibility of having ADHD, of which 9% was indicated by the ASRS-18. Significant association (p <0.05) was seen in 58% of the reasons for suspecting of ADHD, although a higher frequency of all reasons was observed in students with positive ASRS-18 when compared to students with negative ASRS-18. Conclusion: The high frequency of suspected ADHD diagnosis in medical students transposes the prevalence of this disorder in this population. The reasons associated with ADHD are related to hyperactivity, difficulty in completing tasks with scheduled time, difficulty in avoiding stimuli and the ability to concentrate on reading and conversations.
Introdução: Os sintomas indicativos do Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) manifestam-se em queixas comuns entre universitários. E, a prevalência de TDAH é estimada entre 12,5% e 21,8% nesta população. O presente estudo objetivou identificar a associação entre o Adult Self-Report Scale 18 (ASRS-18) com os motivos envolvidos no diagnóstico presuntivo de TDAH nos estudantes de medicina. Metodologia: Estudo transversal (559 estudantes). Aplicados dois questionários: 1º aspectos sociodemográficos e identificação dos motivos para o diagnóstico presuntivo de TDAH; 2º ASRS-18 – rastreio para o diagnóstico de TDAH. Para a análise dos dados, a população foi dividida em perfis relacionados a suspeita/rastreio de TDAH. Utilizado teste qui-quadrado de Pearson (odds ratio – OR) e os respectivos intervalos de 95% de confiança, com nível de significância de 5%. Resultados: Identificou-se uma prevalência de 8,1% de TDAH, com rastreio (ASRS-18) sugestivo para o transtorno em 16,3%. A possibilidade de ter TDAH foi referida por 40,2%, dos quais 9% foi sugestivo no ASRS-18. Dos motivos relacionados a suspeita de TDAH, 58% apresentou associação significativa (p<0,05), embora tenha sido observado maior frequência de todos os motivos em alunos com ASRS-18 positivo quando comparado aos alunos com ASRS-18 negativo. Conclusão: A elevada frequência da suspeita do diagnóstico de TDAH em estudantes de medicina transpõe a prevalência deste transtorno nesta população. Os motivos associados ao TDAH estão relacionados a hiperatividade, dificuldade em finalização de tarefas com tempo programado, dificuldade em evitar estímulos e capacidade de concentração em leitura e conversas.

Palavras-chave

TDAH, Estudantes de medicina, Prevalência

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