Fatores associados ao bullying em adolescentes das capitais da Região Sul do Brasil

Carregando...
Imagem de Miniatura
Data
2019
Tipo de documento
Artigo Científico
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Área do conhecimento
Ciências da Saúde
Modalidade de acesso
Acesso embargado
Editora
Autores
Walber, Thais Andressa
Orientador
Kretzer, Márcia Regina
Coorientador
Vietta, Giovanna Grünewald
Resumo
Objective: To identify the factors associated with bullying in adolescents in the Southern Region of Brazil. Methods: Cross-sectional study from the micro-data from the National School Health Survey (PeNSE), year 2015, with 2152 students aged 13 to 17 from the Southern Region of Brazil. The dependent variable was bullying. The data were analyzed in SPSS 20.0, using the chi-square test and prevalence ratio, with 95% CI and p <0.05. Results: The prevalence of bullying was 48.3%. Bullying was associated (p <0.005) in the female sex (RP 1,266, CI 1,158-1,383), non-white race (RP 1,154, CI 1,056-1,261) and not living with the father (RP 1,120, CI 1,024-1,225). In relation to the lifestyle, it presented a relationship with sedentary lifestyle (RP 1,143, CI 1,045-1,250), overweight and obesity (RP 1,258, CI 1,149-1,376), smoking (RP 1,221, CI 1,114-1,337), alcohol (RP 1,223; CI 1,106-1,351) and drug (RP 1,129; CI 1,012-1,256). When analyzing the psychological factors with bullying, we identified an association with parents who never or rarely understand problems or concerns of their children (RP 1.268; CI 1,162-1,384), have no or only one friend (RP 1.363; CI 1.153 -1,610), colleagues who never or rarely treat it well (PR 1,230, CI 1,106-1,369) and who sometimes or almost always complain about the participant (RP 1.767; CI 1.632-1.913). Bullying was also related to a history of violence such as being assaulted by family members (PR 1,343, IC 1,203-1,500), being physically assaulted in the last 12 months (RP 1.496, CI 1.367-1.638), involvement in a fight (RP 1.151, CI 1.043 -1,269) and a weapon with a white weapon (RP 1,132, IC 0,975-1,131). Conclusion: About 50% of adolescents reported bullying. There were associations between bullying and sociodemographic variables related to school, life habits, sexual behavior and psychological and violence related aspects. Such data can support bullying coping and prevention initiatives.
Objetivo: Identificar os fatores associados ao bullying em adolescentes na região Sul do Brasil. Métodos: Estudo transversal a partir dos microdados da Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE), ano de 2015, com 2152 estudantes de 13 a 17 anos da Região Sul do Brasil. A variável dependente foi bullying. Os dados foram analisados no SPSS 20.0, utilizando o teste qui-quadrado e a razão de prevalência, com IC 95% e p<0,05. Resultados: A prevalência de bullying foi de 48,3%. O bullying associou-se (p<0,005) ao sexo feminino (RP 1,266; IC 1,158-1,383), raça não branca (RP 1,154; IC 1,056-1,261) e não morar com o pai (RP 1,120; IC 1,024-1,225). Em relação aos hábitos de vida, apresentou relação com sedentarismo (RP 1,143; IC 1,045-1,250), sobrepeso e obesidade (RP 1,258; IC 1,149-1,376), experimentação de fumo (RP 1,221; IC 1,114-1,337), álcool (RP 1,223; IC 1,106-1,351) e droga (RP 1,129; IC 1,012-1,256). Ao analisar os fatores psicológicos com o bullying, identificou-se associação com pais que nunca ou raramente entendem problemas ou preocupações dos seus filhos (RP 1,268; IC 1,162-1,384), não ter nenhum ou ter apenas um amigo (RP 1,363; IC 1,153-1,610), colegas que nunca ou raramente o tratam bem (RP 1,230; IC 1,106-1,369) e que as vezes ou quase sempre zoam do participante (RP 1,767; IC 1,632-1,913). O bullying esteve também relacionado à história de violência, como ser agredido por familiar (RP 1,343; IC 1,203-1,500), ser agredido fisicamente nos últimos 12 meses (RP 1,496; IC 1,367-1,638), envolvimento em briga (RP 1,151; IC 1,043-1,269) e briga com arma branca (RP 1,132; IC 0,975-1,131). Conclusão: Cerca de 50% dos adolescentes referiram ter sofrido bullying. Foram encontradas associações entre bullying e variáveis sociodemográficas, relacionadas à escola, hábitos de vida, comportamento sexual e aspectos psicológicos e relacionados à violência. Tais dados podem subsidiar iniciativas de enfrentamento e prevenção ao bullying.

Palavras-chave
Bullying, Adolescentes, Violência, Saúde do escolar
Citação
Coleções