Estigma em relação à depressão entre estudantes de medicina da Universidade do Sul de Santa Catarina - Unisul, Campus Pedra Branca
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Data
2018
Tipo de documento
Artigo Científico
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Área do conhecimento
Ciências da Saúde
Modalidade de acesso
Acesso embargado
Editora
Autores
Vargas, Ellisandra Bolfoni
Orientador
Diaz, Alexandre Paim
Coorientador
Leal, Vanessa
Resumo
Objetivo: Avaliar a prevalência e os fatores associados ao estigma em relação à depressão entre estudantes de medicina, mais precisamente em relação à distância social de indivíduos com esse diagnóstico, além do possível papel moderador da empatia na redução do risco de distanciamento social de pessoas com depressão.
Métodos: Estudo transversal. Realizado de agosto a novembro de 2017 com protocolo auto-aplicado, incluindo dados sócio demográficos, clínicos e avaliação de diferentes componentes do estigma. Realizada análise de regressão logística múltipla para a identificação das variáveis independentes associadas ao desfecho.
Resultados: 252 estudantes de medicina foram avaliados. A amostra é predominantemente do sexo feminino (60%), com idade média de 23 anos. Após análise de regressão logística múltipla, idade (Odds ratio ajustado [ORA] 1,12 IC 95% 1,03 - 1,22), maior estereotipagem negativa (ORA 1,20 IC 95% 1,01 - 1,44) e crença de maior probabilidade de violência contra terceiros (ORA 2,65 IC 95% 1,23 - 5,74) estiveram associados de forma independente com maior risco de distanciamento social. Por outro lado, triagem positiva para depressão maior de acordo com a escala PHQ-9, características de personalidade com maior amabilidade e contato com familiar com transtornos psiquiátricos foram protetores. Maior empatia exerceu um papel moderador na associação entre contato familiar e estigma na análise estratificada.
Conclusão: Desconstruir estereótipos negativos relacionados à depressão, estimular a empatia e o adequado esclarecimento sobre a possibilidade de comportamento heteroagressivo em pessoas com esse diagnóstico podem ser alvos de estratégias de combate ao estigma visando especificamente o menor distanciamento social de estudantes de medicina em relação a pessoas com depressão.
Palavras-chave
Depressão, Estigma, Estudantes de medicina, Distância social