Ideação suicida como fator associado à Síndrome de Burnout em estudantes de medicina

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Data
2020
Tipo de documento
Artigo Científico
Título da Revista
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Título de Volume
Área do conhecimento
Ciências da Saúde
Modalidade de acesso
Acesso embargado
Editora
Autores
Carro, Ana Carolina
Orientador
Nunes, Rodrigo Dias
Coorientador
Resumo
Objective: To identify the prevalence and factors associated with Burnout Syndrome in medical students. Method: Cross-sectional study with medical students at the Universidade do Sul de Santa Catarina - Pedra Branca. The Maslach Burnout Inventory - Student Survey was used to identify Burnout Syndrome and an instrument for collecting sociodemographic information, habits and routine and academic situation. A descriptive analysis of the data was carried out and it was analyzed as the sociodemographic characteristics, habits and routine and academic studies with a presence of Burnout Syndrome, using them as study reasons through the chi-square test or Fisher's exact proof. As the lists with p <0.25 were inserted in a multivariate model, in step-forward format, using a Poisson regression. Variation rates were applied with p <0.05. Result: 522 (88.2%) students participate in the research. The prevalence of Burnout Syndrome was 12.3%. As characteristics that had a value of p <0.25, when related to Burnout Syndrome, they were "not living with partners", "living alone", "sleeping up to five hours a day", "having up to five hours a week of leisure", "carry out suicidal thoughts" and "carry out psychological counseling". After inserting these variables in the identified multivariate model, only 10% higher probability of Burnout Syndrome in the student who reported suicidal thoughts. Conclusion: There is a low prevalence of Burnout Syndrome among students in the population studied and there is no association between sociodemographic characteristics, habits and routine, in addition to practically all variables related to an academic situation in the medical course.
Objetivo: Identificar a prevalência e os fatores associados à Síndrome de Burnout nos estudantes de Medicina. Método: Estudo transversal com os estudantes de Medicina da Universidade do Sul de Santa Catarina – Pedra Branca. Utilizou-se o Maslach Burnout Inventory – Student Survey para a identificação da Síndrome de Burnout e um instrumento para coleta de informações sociodemográficas, hábitos e rotina e situação acadêmica. Realizou-se análise descritiva dos dados e avaliou-se as associações entre as características sociodemográficas, os hábitos e rotina e a situação acadêmica do estudante com a presença da Síndrome de Burnout, utilizando-se as razões de prevalência por meio do teste qui-quadrado ou prova exata de Fisher. As associações com valor de p <0,25 foram inseridas em um modelo multivariado, em formato step-forward, utilizando-se a regressão de Poisson. Foram consideradas significativas as associações com valor de p <0,05. Resultado: 522 (88,2%) alunos participaram da pesquisa. A prevalência da Síndrome de uut foi de 12,3%. As características que possuíram valor de p < 0,25, quando relacionadas com Síndrome de Burnout foram “não viver com parceiro”, “residir sozinho”, “dormir até cinco horas por dia”, “ter até cinco horas semanais de lazer”,” possuir pensamentos suicida” e ”realizar acompanhamento psicológico”. Após inserir essas variáveis no modelo multivariado identificou-se apenas 10% maior probabilidade de Síndrome de Burnout no estudante que relatou pensamento suicida. Conclusão: Há baixa prevalência de Síndrome de Burnout nos estudantes da população estudada e não há associação entre características sociodemográficas, hábitos e rotina, além de praticamente todas as variáveis relacionadas a situação acadêmica do aluno do curso de medicina.

Palavras-chave
Burnout, Ideação suicida, Estudantes de medicina
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