Enfermagem

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 20 de 25
  • Monografia Acesso fechado
    Violência obstétrica: o enfermeiro como peça-chave em seu enfrentamento - uma revisão de literatura.
    (2023-12) SILVA, Edvone Alves de
    A violência obstétrica é uma forma de violência praticada em gestantes em unidades de saúde durante o ciclo gravídico puerperal, sendo um sério problema de saúde pública nas últimas décadas. Neste sentido, o objetivo do estudo é analisar as evidências científicas acerca da percepção social de puérperas sobre violência obstétrica no trabalho de parto e parto, incluindo os principais aspectos geradores desse tipo de violência. Trata-se de um estudo descritivo, do tipo Revisão Integrativa de Literatura estabelecida por meio etapas rigorosas, após o cruzamento dos descritores em Ciências da Saúde (DeCS): “Violência”, “Obstetrícia”, “Trabalho de Parto”. A amostra foi composta por sete artigos. Quanto aos resultados, a assistência à mulher nas maternidades é classificada em todas as pesquisas, diretamente ou indiretamente, como satisfatórias ou insatisfatórias, mediante avaliação das puérperas momentos após o parto ou durante o período puerperal. Dentre as práticas consideradas insatisfatórias estão: o modo desrespeitoso na comunicação entre mulheres e profissionais de saúde, pouca ou nenhuma possibilidade de exercício de poder sobre o próprio corpo, redução da mulher ao seu papel social de mãe, silêncio imposto, xingamentos e ofensas morais, submissão ao profissional de saúde, supressão de sentimentos como medo e ansiedades, momentos de solidão, exame de toque excessivos, aplicação indesejada de ocitocina, realização de manobra de Kristeller, episiotomia e realização indesejada do parto cesariano. Em relação, as boas práticas citadas pelas mulheres são: ser bem acolhida, ter atendimento humanizado, respeito à privacidade e uma boa comunicação com os profissionais de saúde. Desse modo, foram elaboradas áreas delimitadas para construção da discussão: Violência no Pré-natal (pré-parto) e Violência durante o trabalho de parto. O panorama atual revela o despreparo e negligência dos profissionais de saúde durante o pré-natal ao omitir informações suficientes para que a gestantes se tornem empoderadas sobre seus direitos durante o ciclo gravídico-puerperal e desse modo evitar a violência institucional obstétrica. A violência instituída durante o trabalho de parto e parto tem relação com as precariedades econômicas e estruturais que as maternidade enfrentam para atender a demanda diária, a hegemonia do modelo biomédico baseado na agilidade, tecnicismo e patologização do processo natural que é o trabalho de parto e parto, bem como condições subjacentes a aspectos de gênero, classe social, raça/etnia e cultura.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    A consulta ginecológica de enfermagem no contexto da atenção primária à saúde: uma revisão de literatura
    (2023-12) PEREIRA , Ana Shirley Alves; FERREIRA, Andreza de Oliveira; ALMEIDA, Hilda Oliveira
    Introdução: A Consulta Ginecológica de Enfermagem, realizada com âmbito da Atenção Primária à Saúde, é indispensável para o acompanhamento da saúde do público feminino, em todos as suas vertentes: vida sexual, reprodutiva e conceptiva, objetivando a prevenção, promoção e proteção à saúde da mulher, onde estas ações são garantidas por intermédio da implementação da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Mulher. É diante desta perspectiva, que o profissional enfermeiro contribui significativamente para o cuidado prestado a este público, especificamente no que diz respeito às ações de busca ativa, detecção e prevenção aos Cânceres de Colo do Útero e Mama. Objetivo: Realizar uma revisão de literatura abordando a importância da consulta ginecológica de enfermagem no contexto da atenção primária a saúde, considerando o combate ao câncer de colo do útero. Metodologia: Trata-se de um estudo com caráter de revisão integrativa de literatura científica qualitativa. Resultados: foram selecionados após buscas nas bases de dados, 8 artigos cientifícos que atenderam ao objetivo do presente estudo, contribuindo portanto, na construção do mesmo, com abordagens similares e complementares a respeito da Consulta Ginecológica de Enfermagem. Conclusão: Isto posto, o enfermeiro ao prestar assistência as mulheres que integram o serviço de APS, deve estar inteirado das ações assertivas e prevenção e detecção ao CCU, através do exame citopatologico, juntamente oportunizando as consultas para rastreio do câncer de mama, não limitando o momento no consultório para ações apenas técnicas, porém de fortalecimento dos laços entre paciente e profissional, com diálogos pertinentes, sanando eventuais dúvidas, minimizando anseios e fortalecendo a importância das ações, para boa adesão e continuidade da presença às consultas.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Câncer de colo de útero: uma revisão literaria
    (2023-11) SILVA, Luan Tamarino Rodrigues da, Luan T.R.S
    O câncer de colo de útero ou câncer cervical é uma preocupação em termos de saúde pública. Sua etiologia está intrinsecamente relacionada à infecção pelo Papilomavírus humano (HPV) e apresenta uma incidência maior em mulheres com idades compreendidas entre 25 e 60 anos, mas também pode afetar homens, resultando no câncer de pênis. Realizou-se uma revisão narrativa de literatura a partir da consulta de artigos científicos publicados no SciELO, MedLine/Pubmed, BVsalud e nas páginas de órgãos como INCA e OPAS. Resultados: Como principais resultados da revisão, destaca-se que o câncer de colo de útero é uma das principais causas de morte entre mulheres. A descoberta da associação entre o HPV e o câncer cervical ocorreu na década de 40, com a introdução do exame de Papanicolau, que permite a detecção de alterações celulares pré-malignas e a assistência multidisciplinar precoce aos pacientes. Entretanto, caso não haja diagnóstico e tratamento precoces, podem ocorrer complicações graves, como metástases. Além do HPV, outros fatores de risco, como multiparidade e tabagismo, podem contribuir para o desenvolvimento da doença, e alguns destes fatores são evitáveis. Por isso, as ações educativas são fundamentais na prevenção do câncer de colo de útero, promovendo a conscientização sobre a importância do exame citopatológico e fornecendo informações e suporte às mulheres. Conclui-se que os estudos trouxeram informações acerca da etiologia, caracterização citopatológica, complicações associadas, assistência aos indivíduos acometidos por essa condição, além de medidas educativas como estratégia preventiva e de conscientização no combate a esta patologia. Reforça-se que é necessária a conscientização, o incentivo ao exame regular e a promoção de práticas saudáveis para reduzir o risco de desenvolvimento da doença.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    A importância da Assistência de Enfermagem ao idoso com Ênfase em Atenção Básica: Revisão integrativa da literatura
    (2023-11) ARAÚJO, Jeciane Nascimento; DUARTE, Juliana da Silva; DIAS, Lindinês da Silva
    Introdução: O envelhecimento pode ser entendido como uma etapa do ciclo de vida humano e, portanto, não deve ser considerado uma doença. A idade de três anos tem sido um tema amplamente discutido em todo o mundo, e a população brasileira vem envelhecendo rapidamente devido à queda nas taxas de fertilidade e ao aumento da expectativa de vida. Associado a estas mudanças está o aumento da incidência de doenças crónicas não transmissíveis. Os cuidados geriátricos são uma das atividades desenvolvidas pelos enfermeiros nas unidades primárias de saúde e incluem a prestação de cuidados preventivos, promocionais e de reabilitação. Objetivo: Enfatizar a importância do cuidado humanizado ao idoso na atenção primária. Métodos: Este estudo consistiu em uma revisão de literatura, buscando artigos publicados em bases de dados científicas: Scielo, Lilacs e Medline, entre outros. Foram utilizados os seguintes descritores: “atenção básica”, “saúde do idoso”, “atenção humanizada” “políticas públicas do idoso”. A busca resultou em 52 artigos, dos quais 44 foram selecionados para elaboração deste estudo. Resultados: pode-se evidenciar a importância da assistência humaniza da pessoa idosa, assim como, a existência de dificuldades que ainda impedem a oferta dessa assistência pelos profissionais de enfermagem. Conclusão: Portanto, se faz necessário a efetivação das políticas públicas para essa população, com vista a garantir o cuidado humanizado, vislumbrando um envelhecimento saudável e de qualidade, além de capacitação dos profissionais na área da geriatria e gerontologia. Palavras-chave: Assistência de enfermagem; Educação em saúde; Idoso; Humanização da assistência; Políticas Públicas.
  • Monografia Acesso aberto
    Assistência de enfermagem ao RN portador de cardiopatia congênita: uma revisão integrativa
    (0023-12) OLIVEIRA, Fabiana Thawanne de Jesus Santos; OLIVEIRA, Itamara Cardoso; SILVA, Maria Elza dos Santos
    A doença cardíaca congênita é como uma anormalidade funcional ou estrutural do coração. Podendo ser classificadas em dois grupos: doença coronariana acianogênica, e na Cardiopatia congênita cianogênico. Os defeitos cardíacos podem ser descobertos durante a vida fetal por meio da realização de exames laboratoriais e ou por meio do pré-natal de qualidade. O tratamento e a diagnose costumam durar toda a vida o que traz inúmeras repercussões em diversos aspectos e na qualidade de vida do paciente. Em vista disso, percebe-se que a equipe de enfermagem é fundamental na fase diagnóstica e o atendimento, pois são os profissionais a prestar os primeiros cuidados necessários ao indivíduo pós-diagnóstico. Realizar uma revisão integrativa das principais evidências sobre assistência de enfermagem ao recém-nascido com cardiopatia congênita, descrevendo a doença em crianças ao nascer e visa também relatar a principais orientações dos enfermeiros sobre os cuidados que os familiares devem ter frente a doença. Trata-se de uma pesquisa do tipo Revisão Sistemática seguindo as etapas: 1) delineamento do tema e/ou elaboração da pergunta; 2) busca nas bases de dados; 3) seleção dos estudos; 4) extração dos dados; 5) escrita e divulgação dos resultados. A pesquisa foi conduzida com base na seguinte questão norteadora: “quais são as principais evidências científicas sobre assistência de enfermagem ao recém-nascido portadores de cardiopatia congenita?” Utilizou o período de Agosto a Outubro de 2023, por meio da PubMed e BVS através das bases indexadas, associando os DECS ao operador boleano “AND”. Os critérios de inclusão utilizados foram: estudos pertencentes ao sistema de acesso aberto, disponíveis com texto completo (na íntegra), e que atendam aos objetivos do estudo. Foram excluídos da amostra os estudos duplicados, teses, dissertações, trabalhos de conclusão de curso, erratas, cartas, editoriais e comentários do editor, além de artigos originais que não abordavam a temática. A busca resultou em oito artigos que discorriam sobre a importância da assistência de enfermagem na detecção precoce de cardiopatias congênitas em recém-nascidos, assim como os cuidados necessários que deveriam ser prestados aos RN e ao longo da vinda. Além disso, foi possível perceber a importância do enfermeiro como educador de saúde, preparando o cuidador familiar a lidar com a nova dinâmica do contexto familiar. Perante a isso, percebe se que este estudo é importante para que auxilie tanto os profissionais enfermeiros, quanto o meio científico a produzir novos estudos que abordem mais a temática.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    A assistência da enfermagem ao paciente diabético: uma revisão de literatura
    (2023-11) TRINDADE, Andreina Silva; COSTA, Alaine Lopes da Silva; COSTA, Gleydson da Silva
    Neste trabalho discute-se o papel da assistência da Enfermagem junto ao paciente diabético, tendo em vista os fatores que envolvem a Diabetes Mellitus (DM) e sua ocorrência no Brasil e no mundo. Através da metodologia de revisão bibliográfica, buscou-se explicitar a importância da assistência da Enfermagem ao paciente diabético, expondo a fisiopatologia, as manifestações clínicas, o diagnóstico e tratamento do D M e o papel do profissional enfermeiro nas diversas expressões dessa doença. Os resultados evidenciam a relevância do trabalho do profissional de Enfermagem na atuação com pacientes portadores da DM, possibilitando o acompanhamento sistemático de forma humanista e conscientizando o paciente acerca dos processos terapêuticos e de autocuidado visando um tratamento mais assertivo e com melhores resultados. O profissional da Enfermagem é de suma importância para acompanhamento do paciente desde a fase inicial do tratamento, proporcionando-lhe também a conscientização sobre sua condição, o que se dá através de um processo educativo.
  • Monografia Acesso fechado
    Puericultura e agravos imunopreviníveis: uma revisão de literatura sobre a assistência de enfermagem
    (2023-07-05) Silva, Emile Thaiane Guedes; Silva, Ingrid Mariana Curaçá Dias; Jesus, Gabriela Moura
    Introdução: A Consulta de Puericultura é uma estratégia de saúde, que visa acompanhar a criança no seu desenvolvimento e crescimento, garantindo a proteção, promoção da saúde e prevenção de agravos imunopreviniveis, objetivando o pleno bem estar infantil e a redução de mortalidades por causas evitáveis. É neste contexto que o profissional de enfermagem torna-se protagonista e autônomo frente as implementações das ações preventivas, educativas e holísticas de saúde, contribuindo significativamente para o devido preenchimento do cartão de vacina e redução nos seus respectivos atrasos, com auxilio das buscas ativas. Metodologia: Trata-se de uma revisão sistematizada da literatura, de natureza qualitativa. Resultados: Obteve-se um quantitativo de 684 estudos científicos, quando realizadas as pesquisas iniciais nas bases de dados: BVS (Biblioteca Virtual de Saúde), Lilacs (Literatura Latino-americana e do Caribe em Ciências da Saúde), Medline (Medical Literature Analysis and Retrievel System Online) e BDENF (Base de Dados de Enfermagem). Ao aplicarmos os critérios de inclusão e exclusão, foram selecionados 10 artigos que agruparam pensamentos teóricos semelhantes ao desejado pelo presente estudo bibliográfico: a correlação entre a relevância da Consulta de Puericultura, a Saúde Vacinal da Criança e as respectivas atribuições dos profissionais de enfermagem neste contexto. Conclusão: Portanto, o enfermeiro ao acompanhar acertivamente as crianças com uma consulta de puericultura efetiva, pois, assim estarão propocionando um crescimento e desenvolvimento saudável, com a identificação precoce de patologias e a minimização das consequêncas, através do monitoramento do calendário vacinal.
  • Artigo Científico Acesso fechado
    Desafios encontrados pelos enfermeiros no manejo de idosos portadores de diabetes mellitus tipo II: uma revisão da literatura
    (2023-06-05) SANTOS Thamires Santana ; CARVALHO, Vanessa Ellen Castro; ALVES, Ingrid Cintra
    O envelhecimento é o processo natural de transformações fisiológicas, funcionais e psicológicas no corpo do indivíduo. É especialmente nessa fase da vida que o diabetes mellitus pode aparecer. Este artigo objetiva compreender, por meio da revisão de literatura quais as causas que interferem no tratamento do idoso com diabetes mellitus (DM), bem como identificar a importância da enfermagem nos cuidados aos idosos acometidos pelo DM 2. Utilizou-se como os descritores “idoso AND saúde AND diabetes”, “diabetes mellitus”, “atenção básica”, “cuidados em enfermagem” e “assistência de enfermagem”. A revisão de literatura compreendeu artigos publicados em um período entre 2017 a 2022, na base de dados da SciELO (Scientific Electronic Library Online), Google Acadêmico e Portal Regional BVS (biblioteca e conhecimento para a saúde). Assim, a enfermagem é de suma importância para o cuidado e o tratamento de idosos com DM, cabendo ao profissional elaborar junto com a equipe de apoio um plano de cuidados físicos e cognitivos para evitar complicações futuras. Portanto, o presente estudo auxilia no reconhecimento das consequências da DM2, bem como no bem-estar do idoso e na ação do cuidado
  • Artigo Científico Acesso fechado
    Promoção do autocuidado em crianças com Diabetes Mellitus tipo I: revisão de literatura
    (2023-07-05) SANTOS, Jackeline Maria do Nascimento; SILVA, Samara de Souza; ALENCAR, Vitoria Ribeiro de
    Diabetes Tipo I (DM1) é um distúrbio endócrino e metabólico comum na infância e adolescência, sendo caracterizada por hiperglicemia persistente. Devido a essas questões, a criança precisa de uma rede de apoio para que possa aprender e realizar o autocuidado para viver com qualidade de vida. Os pais e profissionais de sáude são extremamente importantes na construção do saber em saúde desses indidvíduos. O objetivo do estudo é realizar uma revisão de literatura sobre humanização e promoção do autocuidado em crianças com diabetes mellitus tipo I. Metodologia: tratou-se de uma busca abrangente utilizarando os Descritores em Ciências da Saúde (DeCS) “autocuidado”, “criança”, “Diabetes Mellitus Tipo 1” associado ao operador boleano “AND”, na Biblioteca Virtual de Saúde nas bases de dados indexadas MEDLINE, LILACS, BDENF – Enfermagem, selecionando artigos publicados nos últimos cinco anos. As publicações foram analisadas quantitativa e criticamente. Resultado: assistência humanizada pelos profissionais de saúde promove uma boa adesão ao tratamento pelas crianças, pois facilita a compreensão e a responsabilidade de cuidar da saúde diariamente. Além disso, essa assistência pode ser promovida através da educação em saúde, mecanismo fundamental utilizado pela Atenção Primária de Saúde, o que corrobora para uma melhor compreensão da doença. Considerações finais: o estudo mostrou que o diagnóstico de DM1 afeta a vida de crianças, bem como de seus familiares, sendo as principais dificuldades o medo e outros sentimentos negativos que surgem a partir do descobrimento da doença. Diante disso, é fundamental que a equipe de saúde esteja capacitada para prestar uma assistencia humanizada e possa acolher tanto a familia, quanto a criança com DM1 auxiliando no seu autocuidado.
  • Artigo Científico Acesso fechado
    Assistência de enfermagem em caso de violência doméstica e sexual contra a mulher.
    (2023-07-04) Santos, Eduarda Silva dos; Costa, Francielle Larissa dos Santos; Reis, Heloisa Cardoso dos
    A violência é denominada como uma ação proposital de um indivíduo ou conjunto, para outra pessoa, acarretando agravos físicos, psicológicos e sociais, podendo se destacar em diversos graus de intensidade ou maneiras, como violência física, psicológica, sexual, domestica, patrimonial e moral. Sendo assim, a mulher vítima de violência doméstica e sexual deve ser acolhida pela equipe multiprofissional, visando a minimização dos agravos ocasionados pelas violências do agressor, havendo a orientação das medidas necessárias, identificando os riscos da saúde dessa paciente, traçando planejamentos para que se tenha a integridade de sua saúde física e mental. Para tanto essa pesquisa teve como busca os artigos no período de 2018 a 2022, de caráter qualitativo e exploratório, com os artigos selecionados na base de dados: SciElo (Scientific Eletronic Librany Online), Google acadêmico, LILACS (Literatura Latino-Americana do Caribe em Ciências da Saúde). Utilizando os descritores: “violência contra as mulheres”; “violência doméstica e sexual contra a mulher”: “delito contra a mulher”; “crimes contra a mulher”. Foram selecionados para a revisão 14 artigos. Após a leitura dos artigos foram selecionados foram elencados tais tópicos: Contexto histórico da violência contra a mulher; Lei Maria da Penha na Proteção à Mulher Contra Violência Doméstica e Sexual; Tipos de violência contra a mulher e os danos acarretados a saúde mental e física; Assistência da mulher em circunstâncias de violência conjugal sob a perspectiva do enfermeiro (a). Por fim, a produção desse estudo visou obter conhecimento e identificar como deve suceder a assistência de enfermagem em caso e violência doméstica e sexual contra a mulher, explorando as condutas mediante a percepção dos sinais e sintomas apresentados pela vítima, traçando intervenções e cuidados, garantindo o tratamento e reabilitação física e mental da mulher.
  • Artigo Científico Acesso fechado
    Cuidados paliativos relacionados a pacientes com LPP: uma revisão de literatura
    (2023-07-04) Silva, Wallacy; Dias, Denise
    Os cuidados paliativos são um conjunto de práticas assistenciais que visam diminuir o sofrimento e oferecer dignidade a pacientes em estágio avançado ou terminal de determinada doença. Em casos como esses, é comum que ocorram lesão por pressão (LPP) em pacientes acamados ou com pouca mobilidade. A lesão por pressão são danos localizados na pele e/ou tecidos subjacentes, geralmente sobre uma proeminência óssea, resultante de pressão isolada ou combinada com forças de cisalhamento ou fricção. Buscando prevenir tais lesões em pacientes que necessitam de cuidados paliativos que este estudo tem como principal objetivo analisar os benefícios e impactos do enfermeiro na vida desses pacientes. Para tanto, utilizouse os Descritores de Ciência da Saúde (DeCS), onde foram definidos: Cuidados Paliativos, Lesão por Pressão, Pacientes Acamados, Assistência Domiciliar e Sistema Único de Saúde (SUS). Em todos os DeCs, foram realizadas buscas centralizadas por meio dos filtros: assunto principal, ano de publicação mais recente (2021), (exceto para o descritor “pacientes acamados”, onde os artigos publicados são anteriores a 2021) e o idioma em português. Portanto, esse estudo visa ressaltar a importância da atenção domiciliar na prevenção das lesões por pressão em pacientes que recebem os cuidados paliativos. Assim, o cuidado paliativo junto ao atendimento domiciliar (sob intermediação do enfermeiro) prestará uma assistência holística, considerando o biopsicossocial do paciente em uma assistência individualizada capaz de promover saúde, prevenir agravos, realizar tratamento e reabilitação com o apoio da equipe multidisciplinar e dos cuidados familiares.
  • Artigo Científico Acesso fechado
    A ATUAÇÃO DO ENFERMEIRO NOS CENTROS DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL: uma revisão da literatura
    (2023-07-03) Silva, Alicia Caroline dos Santos; Rosa, Ana Luísa Santos; Souza, Edicarlos Menezes de
    Introdução: O presente trabalho tem como tema, a atuação do enfermeiro nos centros de atenção psicossocial (CAPS). Visando o trabalho destes profissionais, promovendo um melhor entendimento voltado aos portadores de transtornos mentais. Nos mostra como os profissionais de enfermagem contribui para os usuários dos centros de atenção psicossocial (CAPS). Objetivo: Este trabalho tem como objetivo produzir uma revisão da literatura acerca da atuação do enfermeiro (a) nos centros de atenção psicossocial (CAPS). Fazendo um breve apanhado histórico e analítico sobre o território psicossocial. Metodologia: Trata-se de uma revisão de literatura, que foram realizadas buscas a partir das bases de dados LILACS e SCIELO. Foi filtrado o total de vinte e oito artigos, dos quais treze foram excluídos mediante os critérios de revisão e quinze incluídos. Resultados e Discussão: Discorre a conduta do enfermeiro (a), de como acolher o usuário, de forma a intervir em ações terapêuticas para proporcionar vínculos. Promover a reinserção na sociedade. Considerações Finais: Faz uma análise da temática proposta, incita várias indagações e aprendizados sobre o trabalho do enfermeiro no espaço psicossocial e a inclusão de pessoas com transtornos psíquicos. Reconhece a formação destes profissionais para o desenvolvimento de competências, considerando as novas abordagens dos serviços de saúde mental.
  • Artigo Científico Acesso fechado
    ATUAÇÃO DO ENFERMEIRO NA ATENÇÃO PRIMARIA COM ÊNFASE EM HIPERDIA: uma revisão de literatura
    (2023-07-03) Moreira dos Santos, Jayne; Junior Pinto do Carmo, Thaynan; Ferreira Santana de Melo, Thárcila Graciely
    O programa Hiperdia é uma ferramenta útil para os profissionais de saúde básica e gestores do SUS para educar e promover a adesão ao tratamento de pacientes com diabetes e hipertensão. A enfermagem no Hiperdia visa prevenir complicações, avaliar e monitorar fatores de risco, orientar as pessoas no autocuidado para minimizar riscos e complicações e ajudar cada paciente a conviver melhor com a doença. Diante disso, esse estudo tem o objetivo de realizar levantamento de publicações científicas sobre a descrição das funções do profissional enfermeiro frente atenção primaria de com ênfase no programa hiperdia. Para a realização do estudo, utilizou-se revisão integrada da literatura de quatro bases de dados indexadas na biblioteca Virtual em Saúde (BVS), tais como, LILACS, BDENF – Enfermagem, MEDLINE, CVSP – BRASIL. Utilizaram-se os DeCS: Enfermagem; Programa de saúde da família; Diabetes Mellitus; Hipertensão Arterial Sistêmica, juntamente com os operadores booleanos “AND” e OR”. Uma variedade de literatura foi utilizada para análise de dados, incluindo duas categorias que surgiram da análise dos artigos selecionados. Nesse sentido, verifica-se o profundo “A importância Programa Hiperdia na estratégia de Saúde da Família” e “Atribuições do Enfermeiro em Meio á ESF para Avaliação e Controle da Hipertensão e Diabetes Atendidos no Hiperdia na Atenção Básica”. Assistência da equipe de enfermagem no programa HiperDia está pautada no controle da pressão arterial, testes de glicemia capilar, orientação sobre estilos de vida, palestras de saúde, formação em cuidados primários, mudança de hábitos de vida, solicitação de exames. Consequentemente, percebe-se que o papel do enfermeiro na ESF no Hiperdia é fundamental para a consolidação das práticas coletivas e para obter reduções nos indicadores de saúde, pois é por meio do enfermeiro que todo o desenvolvimento humanístico ocorre e começa a ser erigido de forma participativa entre equipe de saúde e usuários.
  • Artigo Científico Acesso fechado
    Os benefícios do aleitamento materno para o desenvolvimento infantil: revisão integrativa
    (2023-06-19) Silva, Rayara Georgia; Rodrigues, Andressa; Moraes, Joice
    O leite materno é um alimento muito importante que proporciona múltiplos benefícios para a saúde e desenvolvimento da criança sendo recomendado seu uso exclusivo nos primeiros seis meses de vida do indivíduo. Nesse contexto, o desmame precoce é preocupante, pois pode levar ao aumento da morbimortalidade infantil, levando a um grave problema de saúde pública. Dessa forma, este trabalho tem como objetivo realizar revisão integrativa sobre os benefícios do aleitamento materno para o desenvolvimento da criança nos primeiros meses de vida. Trata-se de uma revisão integrativa de literatura com abordagem qualitativa realizada nas bases de dados online Scientific Electronic Library Online (SciELO), Biblioteca virtual de Saúde (BVS) e National Library of Medicine (PubMED). Com base em evidências de pesquisas científicas, constatou-se que a amamentação, além da nutrição afeta o sistema imunológico da criança auxilia na saúde física, mental e psicológica tanto da criança quanto da mãe por meio da interação e o vínculo formado durante a amamentação. Percebe-se a importância de sensibilizar as gestantes, desde o pré-natal, sobre a relevância da amamentação para o binômio mãe-filho.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Aatuação de enfermagem em cuidados paliativos: uma revisão de literatura
    (2023-07-20) Beatríz Macêdo da Cruz, Indira Brandão Vieira
    Introdução: as doenças agudas ou crônicas, com ou sem possibilidade de tratamento reversível ou curativo, devem ser abordadas considerando o tratamento integral e complexo da equipe multiprofissional, pois há interesse na vida do paciente como um todo em relação ao seu sofrimento e ao dos seus familiares. Objetivo: compreender o contexto dos cuidados paliativos na atuação da enfermagem. Método: no presente estudo, de revisão de literatura, foi realizado um levantamento das pesquisas publicadas no período de 2018 a 2023. O mesmo, tem abordagem qualitativa descritiva, com o objetivo de analisar a produção bibliográfica. A seleção dos estudos foi realizada com base em critérios de inclusão, como disponibilidade dos artigos em português e pertinência ao tema estudado. Foram excluídos artigos com metodologia inadequada e falta de relevância para a pesquisa. Após busca na Biblioteca Virtual de Saúde, foram identificados 384 artigos. Por meio da leitura de títulos, resumos e textos completos, foram selecionados 7 estudos que atenderam aos critérios estabelecidos. Resultados e Discussão: os resultados foram organizados em tabela, agrupados por ano de publicação, objetivos, autores e resultados. Discussão dos achados no levantamento foi categorizada nos tópicos: contexto histórico, lidando com más notícias, espiritualidade e atuação de enfermagem no cuidado paliativo. Conclusão: após, leitura dos artigos, constatou-se uma lacuna na literatura em relação à abordagem da equipe multiprofissional, com destaque para a escassez de estudos sobre o papel específico da enfermagem na intervenção em cuidados paliativos, pode-se também destacar a importância dos cuidados paliativos no final da vida, enfatizando a necessidade de estratégias que promovam o bem-estar e aliviem os sintomas dos pacientes de forma integral e humanizada, com ênfase na equipe multiprofissional. Por fim, reconhece-se que a morte é um processo natural e que os profissionais de saúde desempenham um papel significativo ao proporcionar dignidade nesse momento delicado.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    A importância do suporte básico de vida para indivíduos leigos em situações de parada cardiorrespiratória não assistida adequadamente: uma revisão de literatura
    (2023-06-19) Xavier, Valdinei de Souza; Oliveira, Gabriel Santos; Lima Neto, João Galdino de; Tavares, Rafael Dantas
    O presente trabalho, trata de uma revisão de literatura, sobre a importância do conhecimento referente as paradas cardiorrespiratórias, por parte de pessoas leigas, ou seja, que não integram profissionalmente a área da saúde. Partindo desses pressupostos, o objetivo geral da pesquisa portanto, é discutir à relevância desse tema na sociedade brasileira, possuindo como objetivos específicos, refletir sobre como esse tema vem sendo (des) valorizado, como por em prática o ensino do suporte básico de vida e conhecer as implicações do compartilhamento dos saberes de SBV aos leigos. Para isso, empregou-se uma metodologia qualitativa, através da revisão de trabalhos bibliográficos. Esse trabalho, traz em seu corpo 1 livro, 1 resolução, 1 revista, 6 protocolos e 14 artigos científicos. Os artigos estão expostos no quadro 1 com suas respectivas variáveis: título, ano, revista, e alguns com objetivo e conclusão. De modo científico, com ônus na qualidade de vida do ser humano, essa produção científica fornece subsídios teóricos e técnicos, para que a temática proposta seja debatida.
  • Monografia Acesso aberto
    Sindrome de burnout: em profissionais de enfermagem
    (2023-06-27) Silva, Hellen; Conceição, Maryanne; Rocha, Vanessa
    A palavra burnout é de origem inglesa, sua graduação significa:”queimar-se por completo”, pois quando ultrapassa-se essa linha da síndrome é natural que digam que o cérebro começa a pifar. O termo foi dado pelo psicanalista Herbert Freudenberger (1926-1999). Os profissionais de saúde são caracterixados pelo ato de cuidar, estando a frente dos constantes problemas aparentes e dos pacientes. cobrança individual, dos gestores dos pacientes, sobrecarrega o profissional levando a um estresse ocupacional e um desgaste mental dando inicio á SB. Essa pesquisa possibilitou a visibilidade de um assunto pouco comentando entre a sociedade e de uma grande importância pra saúde, pois existe um agravo que é cada vez mais comum em profissionais de saúde, que compromete a qualidade de vida e da assistência desse profissional. Esperam- se que medidas devem-se ser tomadas para evitar o agravo dessa doença, protegendo assim o profissional e o paciente de uma atendimento de má qualidade.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    O que os estudos científicos apontam em relação às sequelas psicológicas provenientes da covid-19: uma revisão de literatura
    (2023-06-12) Santos, Fabricia de Jesus; Jambeiro, Renata Cele Santana; Silva, Thalia dos Reis Araujo; Novais, Wesley Henrique dos Santos
    O presente estudo se ocupou investigar sequelas psicologicas advinda do coronavírus (COVID-19), que passa a existir em 2019, sendo responsável pela síndrome respiratória aguda grave 2 (SAR-Cov-2) é uma infecção do sistema respiratório, que se expandiu mundialmente, ocasionando índice de contaminação e mortalidade em massa acometendo todas as faixas etárias. Este vírus foi reconhecido pela primeira vez na cidade de Wuhan, China, tem potencial de contaminação em animais e seres humanos. (NOGUEIRA, 2020). O presente trabalho consiste em um estudo de revisão integrativo da literatura que buscou evidenciar o aumento da demanda de casos de saúde mental decorrentes da pandemia da COVID-19 e suas consequências no âmbito da saúde pública. Contudo, com os critérios metodológicos foi em busca de artigos que respondessem o seguinte problema da pesquisa: “Quais foram as sequelas psicológicas provenientes da COVID-19? É esperado, contribuir com a sociedade, no sentido de que as pessoas possam ter acesso à tais informaçõe.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Sindrome de burnout: em profissionais de enfermagem
    (2023-06-16) R.S, Ritter; R.M, Kircher; V., Jofré; S., Valenzuela; D.R.C, Schimidt
    A palavra burnout é de origem inglesa, sua graduação significa:”queimar-se por completo”, pois quando ultrapassa-se essa linha da síndrome é natural que digam que o cérebro começa a pifar. O termo foi dado pelo psicanalista Herbert Freudenberger (1926-1999). Os profissionais de saúde são caracterixados pelo ato de cuidar, estando a frente dos constantes problemas aparentes e dos pacientes. cobrança individual, dos gestores dos pacientes, sobrecarrega o profissional levando a um estresse ocupacional e um desgaste mental dando inicio á SB. Essa pesquisa possibilitou a visibilidade de um assunto pouco comentando entre a sociedade e de uma grande importância pra saúde, pois existe um agravo que é cada vez mais comum em profissionais de saúde, que compromete a qualidade de vida e da assistência desse profissional. Esperamse que medidas devem-se ser tomadas para evitar o agravo dessa doença, protegendo assim o profissional e o paciente de uma atendimento de má qualidade.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Estratégias de enfermagem na prevenção e atuação na depressão pós-parto
    (2023-06-12) Oliveira, Ana Gabriela; Santos, Cleonilde; Machado, Eliades; Santana, Márcio; Silva, Maria
    Esse trabalho tem como objetivo geral compreender que a Depressão pós-parto é uma patologia que impacta e tem se tornado uma problemática de saúde pública, com necessidade do aprofundamento do assunto para a enfermagem. Ademais, tem-se como objetivo específico do presente estudo revisar produções científicas que investigaram como é realizada a assistência de enfermagem na depressão pós-parto e a importância do diagnóstico precoce para a saúde da puérpera e do recém-nascido. Além disso, a metodologia do trabalho trata-se de uma Revisão Integrativa da Literatura, tendo como bases de dados consultadas: Google Acadêmico, SciELO, LILACS, Ministério da Saúde e OMS. Os artigos mencionados foram publicados em um intervalo de tempo de 10 anos, no entanto, não existem estudos suficientes que padronizem uma ferramenta para o diagnóstico e nem que mostrem como têm sido realizados esses diagnósticos nas unidades de saúde. Sendo notória a necessidade de realização de mais estudos sobre o assunto, esclarecendo as principais dúvidas, solucionando os problemas encontrados e possibilitando a agregação de conhecimento dos profissionais de saúde neste processo. Assim, os profissionais da saúde devem buscar mais conhecimento, necessitam de cursos, pós-graduações e palestras que abordem sobre a Depressão pós-parto para um atendimento cada vez melhor, proporcionando tratamento precoce, ocasionando uma melhor e mais rápida recuperação para a puérpera.