Santos, Igor Sampaio PinhoSouza, Uanderson Jesus2022-06-142022-06-142022https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/22396A pesquisa a seguir começa mostrando a história do homem primitivo e suas necessidades de caça e defesa, fez com que ele tivesse que buscar formas de combate corpo a corpo, surgindo assim os primeiros resquícios das lutas. Logo após é relatado diversos aspectos históricos da antiguidade até hoje relacionados ao tema. Após compreender todos os conceitos de lutas e suas origens, a pesquisa se aprofunda no judô, trazendo elementos pedagógicos e filosóficos da modalidade esportiva. Depois que houve o entendimento de todas as questões abrangentes ao judô, há uma indagação, se é possível inserir essa luta na educação física escolar. A partir dessa ideia, teóricos que apoiam essa tese são relacionados para que haja uma compreensão mais aprofundada. Mencionando motivos prós para a inserção do judô como ferramenta de trabalho pedagógico e principalmente nas práticas da educação física, a pesquisa deixa evidente que há fundamento e eficácia nas respectivas aulas com o judô como base e principal ferramenta.43ptAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 BrasilEducação FísicaEducação infantilJudôLutasO judô nas aulas de educação física na educação infantilMonografia