Oliveira, Cleiton Antonio deSantana, Juliana AndradeSilva, Leonardo RabeloSantos, Liliana Capistrano2022-06-112022-06-112022-06-08https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/22367Este artigo tem o objetivo de apresentar reflexões sobre a avaliação da aprendizagem e suas nuances no espaço escolar. Para isso, foi realizada uma revisão bibliográfica em diversos artigos desenvolvidos por autores que discutem aspectos sobre avaliação da aprendizagem. Por esse viés, é evidente que, ainda, há um julgamento valorativo, a partir de uma escala de satisfação construída, o qual tende a caracterizar o quão apto o aluno está no desenvolvimento do seu aprendizado, por meio de testes e provas avaliativas, desconsiderando o sujeito em sua singularidade, e o real sentido do que seja avaliar. Aponta-se, ainda, que há um processo de planejamento do ano letivo sem contato prévio com o aluno, reforçando a importância de avaliações diagnósticas. Nesse sentido, para a aprendizagem acontecer de forma efetiva, é indispensável que o docente busque manter clareza nos seus objetivos, intencionalidades e planejamentos, como também desprender-se do modelo negacionista que não enxerga as diversas habilidades e competências que podem ser desenvolvidas e exploradas durante a ação pedagógica educativa.15 f.ptAtribuição-SemDerivados 3.0 BrasilEnsino e aprendizagem;Avaliação;Ação pedagógica educativa.Avaliação da aprendizagem: reflexões, defasagens e contextos interligados ao âmbito cultural e social.Learning assessment: reflections, gaps and contexts linked to the cultural and social scope.Artigo Científico