Sommacal, Heloísa MartinsFeitoza, Thailise Fernanda Silva2019-09-182020-11-292019-09-182020-11-292019https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/9707Purpose To accomplish a culinary workshop as a stimulus to the students' learning about healthy eating and sustainability. Methods This is a transversal study with a qualitative and interventional approach as a stimulus for children's learning about healthy eating and sustainability. Data collection and analysis took place through the culinary workshop, the Prior Day Food Questionnaire (QUADA-3), and a conversation wheel before and after the cooking workshop. Result Participated in the research seventy students from a Palhoça's (SC) public school, aged between 8 and 9 years. A culinary workshop was held in which the students set up a natural sandwich. Most students responded that healthy eating was associated with eating vegetables and fruits. Most students didn’t demonstrate any kind of knowledge about sustainability. Conclusion The study identified that eating habits and sustainability are linked to family interaction, reinforcing that good family habits are important for a healthy infant nourishment, which was noticed during conversations in the cooking workshop. It is noteworthy that with the culinary workshop it was possible to achieve positive results when being worked as an educational method to promote a healthy and sustainable diet, encouraging the possibility of adopting healthier eating habits.Objetivo Realizar uma oficina culinária como estímulo ao aprendizado de escolares sobre alimentação saudável e sustentabilidade. Métodos Trata-se de um estudo transversal de abordagem qualitativa e intervencional com a intenção de estimular o aprendizado de crianças sobre alimentação saudável e sustentabilidade. A coleta e análise de dados aconteceu por meio da oficina culinária e de uma roda de conversa antes e depois da oficina culinária. Resultados Participaram da pesquisa 70 alunos de uma escola pública do município de Palhoça-SC, com idade entre 8 e 9 anos. Foi realizada uma oficina culinária, onde os alunos montaram um sanduíche natural. A maioria dos alunos não demonstrou nenhum tipo de conhecimento sobre sustentabilidade. Conclusão O estudo identificou que a alimentação e a sustentabilidade estão ligadas às interações familiares, reforçando que os bons hábitos da família são importantes para uma alimentação infantil saudável, o que foi percebido durante as conversas e na oficina culinária. Destaca-se que com a oficina culinária foi possível alcançar resultados positivos ao ser trabalhada como método educativo para a promoção de uma alimentação saudável e sustentável, incentivando a possibilidade da adoção de hábitos alimentares mais saudáveis.14 f.pt-BRAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 BrazilComportamento alimentarCriançaAprendizagemEducação alimentar e nutricionalCulináriaCrescimento sustentávelOficinas culinárias e sua influência no aprendizado de crianças sobre hábitos alimentares saudáveis e sustentabilidadeArtigo Científico