Duarte, Homero RamosPereira, Indianara Tairini da Silva2022-12-162022-12-162022-12-16https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/29580As redes rodoviárias são as estradas que ligam a nossa sociedade. No entanto, quilômetros de pavimento são constantemente atacados por buracos, trincas e fissuras, ameaçando a eficiência do tráfego rodoviário. Desta forma, a água e o tráfego de veículos são a causa direta ou indireta da maioria das imperfeições das estradas, elementos que as fazem perder sua elasticidade devido à oxidação, tornando-as mais propensas a rachaduras e fissuras, rachaduras ocorrem sob pressão, razão pela qual o método de a escolha da drenagem, sejam cidades ou estradas, é uma forma de garantir que a água seja direcionada para o local correto e usar uma manta geotêxtil não tecida como camada protetora. O objetivo de pulverizar as irregularidades do revestimento é obter uma qualidade de revestimento cada vez melhor e prolongar a vida útil do revestimento. Dada a dificuldade e o elevado custo de implementação da manutenção rodoviária, este trabalho visa promover a utilização de tecnologias inovadoras que possam implementar de forma eficaz a manutenção do sistema de drenagem e recapeamento para evitar danos e, assim, melhorar a segurança rodoviária para os veículos e seus passageiros.20ptAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 BrasilGeossintéticoGeotexteisGeocinéticos na engenharia civil com ênfase no geotêxtilArtigo Científico