Guimarães, Larissa OliveiraSILVA, Roberta Taíze Evangelista2022-02-242022-02-242021https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/21229A pesquisa teve como objetivo analisar as danças culturais Quilombolas da Cidade de Senhor do Bonfim- BA, como conteúdo fundamental para transformação educacional nas escolas, tendo como base as contribuições de Isabel Marques, a partir da obra de Laban “Domínio do movimento” (1978), além de artigos nacionais da área de Educação Física que trazem o tema da dança como referência. A partir desses, identificamos diversas contribuições que a dança pode beneficiar no âmbito escolar, tornando-se instrumento de socialização para construção de cidadãos críticos, comunicativos e conscientes, sendo ela uma experiência corporal, possibilitará aos alunos novas formas de expressão e diálogo, levando-os à descoberta da sua linguagem corporal, que favorecerá no processo de ensino aprendizagem.42ptAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 BrasilDançaAprendizagem e pedagógicoQuilombolaCulturaDanças culturais quilombolas da cidade de Senhor do Bonfim - BA: uma proposta para sua inserção na Educação Física EscolarMonografia