Forcellini, Camila Dias dos SantosMarimoto, Natalia Yumi Paceli2023-08-092023-08-092023-07-19https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/36413Este trabalho tem como objetivo trazer a discussão sobre o cenário da educação brasileira em que predomina o ensino tradicional, bem como de repensá-la de forma integrada sob os pontos de vista pedagógico, arquitetônico e social. Para tanto, vislumbra-se a proposta de projeto arquitetônico escolar ao território de Guaianases, distrito localizado na Zona Leste da cidade de São Paulo, a fim de possibilitar o acesso à educação inovadora e inclusão da comunidade do bairro dormitório. Ela tem por finalidade trabalhar com a carência de ensino fundamental do bairro Jardim Lourdes, onde está a área de inserção do projeto. O primeiro capítulo abordará a discussão sobre a metodologia tradicional com o objetivo de entender qual cidadão ela está formando e discorre também se a cidade e a escola atuam em conjunto para a formação educacional do indivíduo, tal qual será apresentado a metodologia de José Pacheco, referência mundial de ensino inovador. No segundo capítulo serão analisados estudos de caso e projetos de referência que embasam o presente trabalho. O terceiro capítulo abordará o estudo do Distrito de Guaianases, sua formação e cenário analítico e apresenta a área de estudo. O quarto, e último capítulo, apresentará o projeto arquitetônico e sua relevância a população do entorno.100 f.ptAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 BrasilArquitetura e UrbanismoArquitetura escolarComunidade escolarEscolaEducação inovadoraEnsino FundamentalEducação tradicionalA escola e a cidade : pontes para a transformaçãoThe School and the City: Bridges for TransformationMonografia