AFONSO, Caroline GanzertKULISKY, Giovanna Machado2023-12-192023-12-192023-12https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/39050projeto a ser apresentado, que ora se embasa teoricamente, tem por mote compreender a arquitetura aplicada a ambientes de ensino, mais especificamente bibliotecas localizadas em pocket park, visando se tornar uma biblioteca-parque para um futuro amadurecimento de um projeto arquitetônico desse tipo no município de Curitiba. A ideia a ser desenvolvida dialoga com várias áreas, como acesso à cultura, tecnologia, desenvolvimento social e econômico, sustentabilidade, além de áreas de convivência internas e externas integradas, proporcionando instrumentos de aprendizagens e sendo ambiente de transformação social. Analisando e comparando os estudos de casos, a exploração da metodologia usada proporcionou a compreensão de exemplos fundamentados em relação às características relevantes de cada caso. Não só no referencial teórico (que juntou educação e suas vertentes, pocket park e biofilia com soluções sustentáveis) como para nortear escolhas futuras projetuais foram pautadas as principais diretrizes arquitetônicas, através do programa de necessidades, análise do terreno e fluxograma. Logo, a pesquisa teve como propósito entender conceitos indispensáveis para a estruturação de uma Biblioteca Parque agradável, convidativa e principalmente atendendo as necessidades da comunidade e evidenciando a importância da arquitetura nos espaços, como mostrado no estudo, rendimento, bem-estar, concentração e produtividade, proporcionando benefícios aos usuários nos aspectos físicos, psíquicos, sociais e intelectuais.50ptAttribution 3.0 BrazilParque educativoEducaçãoDesenvolvimento socialSustentabilidadeNaturezaBibliotecaBiblioteca Parque: arquitetura tecnologica aliada a biofiliaMonografia