Lento, Luís Otávio BotelhoCherobini, Tatiana Minuzzi2017-10-042020-12-022017-10-042020-12-022017https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/12208O processo de terceirização de serviços no Brasil já vem de longa data. Na área da Tecnologia da Informação (TI), a década de 1990 foi a grande propulsora, principalmente no segmento da Administração Pública. Atualmente, a terceirização dos serviços de TI, para alguns segmentos operacionais, já ocupa em 100% os postos de trabalho. O problema, como um todo, decorre de que áreas sensíveis da TI, tais como a administração e controle de banco de dados, mecanismos de controle de acesso, entre outros, têm sido objeto de terceirização. Essa ação pode trazer sérios riscos ao negócio da instituição no que tange à garantia dos pilares da Segurança da Informação, isto é, confidencialidade, integridade e disponibilidade da informação. Este artigo tem como propósito apresentar algumas referências relativas á Segurança da Informação visando à mitigação de riscos associados a processos de terceirização em áreas sensíveis da TI, tendo como foco dar visibilidade ao gestor dos riscos envolvidos para o negócio. Um conjunto de boas práticas com base em normas, padrões e controle, é apresentado como forma de mitigação.20 f.pt-BRAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 BrazilTerceirização de TISegurança da InformaçãoConfidencialidadeIntegridadeTerceirização de serviços de TI: aspectos de segurançaArtigo Científico