Alves, Fabíola Fernanda do PatrocínioRibeiro Damasceno, CamilaMartins de Menezes Maciel, CristianeQueiroz Gonçalves, LeonardoMoraes de Castro, Mariana2021-12-212021-12-212021-12-13https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/20608Este artigo resulta de um estudo teórico cujo objetivo foi investigar o impacto da desigualdade social no processo de escolha profissional de jovens assistidos por projetos sociais. Como forma de caracterizar o jovem, objeto de nosso estudo, foi feita uma retrospectiva histórica e social acerca dos conceitos utilizados, bem como sobre o conceito contemporâneo de “juventudes”, que visa abarcar os jovens em suas singularidades e pluralidades. Foi utilizada como proposta metodológica uma pesquisa bibliográfica, priorizando-se discussões relacionadas à abordagem da Psicologia Sócio-Histórica a partir das bases de dados científicas como SciELO, PePSIC e Nexin PUC-SP, além de repositórios de pós-graduação em psicologia e educação da Universidade Estadual de Campinas e Universidade Federal de Minas Gerais. As principais discussões/resultados sugerem que os projetos sociais podem fomentar a construção, nos jovens, do senso crítico e de novas perspectivas, rompendo com os paradigmas que decorrem da desigualdade social e da escolha profissional. Através do referencial teórico estudado indagamo-nos: o jovem escolhe ou é escolhido pelas profissões? Ainda se faz necessário que os projetos sociais superem as políticas assistencialistas a fim de potencializar o lugar do jovem como cidadão de direito e deveres.23ptAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 BrasilAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 BrasilAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 BrasilAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 BrasilDesigualdade socialJovensEscolha ProfissionalProjeto SocialEscolha profissional da juventude em projetos sociais: impactos das desigualdadesArtigo Científico