Barros Neto, João Pinheiro deWarley, Robson2018-07-252020-12-022018-07-252020-12-022016https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/11752A Inteligência de Marketing ou Inteligência Competitiva é apontada por diversos autores e especialistas contemporâneos como uma das ferramentas mais eficazes e indispensáveis para que as empresas possam enfrentar as turbulências vividas hoje, devido à globalização, mudanças constantes, velocidade de disseminação de informações, aumento da concorrência e da exigência dos clientes. Este artigo apresenta a análise dos resultados de uma pesquisa prática que visou identificar e descrever a importância, as etapas e os benefícios da Inteligência de Marketing aplicada por uma empresa que está mergulhada num mercado altamente globalizado, competitivo e dinâmico, no qual a força de clientes e fornecedores, a competitividade entre os concorrentes e a ameaça de novos entrantes são muito expressivas.21 f.pt-BRInteligência de marketingInteligência competitivaPlanejamento estratégicoInteligência de marketing: importância, etapas e benefícios práticosArtigo Científico