MARCON, Chaiana Esmeraldino MendesSCHROEDER , Ingrid Piñeiro2023-12-072023-12-072023-11-18https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/37535Introdução: O ambiente escolar pode ser um local favorável para acidentes, possuindo muitas crianças e adolescentes interagindo simultaneamente, onde realizam atividades motoras e esportivas podendo criar situações de risco. Objetivo: analisar o impacto da capacitação em primeiros socorros realizada pelo SAMU para os educadores da rede de ensino do município de Imbituba. Métodos: Pesquisa descritiva de abordagem quantitativa. Possui como envolvimento o uso de técnicas padronizadas de coletas de dados como questionários e observação sistemática. Resultados: Foram avaliados um total de 69 educadores da rede de ensino do município de Imbituba. Destes, 47,83% têm idade entre 30 e 45 anos; 86,96% são do sexo feminino; e, 52,17% atuam como docentes há mais de 10 anos. 88,41% receberam a capacitação de primeiros socorros do SAMU no ano de 2021; e, 47,38% informaram conhecer parcialmente o tema antes da capacitação. Sobre as principais urgências referidas pelos professores nas escolas, a resposta “nenhuma” foi a mais frequente (57,97%; n=40). 75,36% dos educadores referiram não saber como agir em situações de urgência, antes da capacitação. Após a capacitação, 88,41% dos educadores referiram saber como agir em situações de urgência. Conclusões: Os educadores entrevistados utilizam os conhecimentos adquiridos na capacitação e após serem capacitados, quando se depararam com uma situação de urgência souberam agir.16ptAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilprimeiros socorrosEducadoresambiente escolar e acidentescrianças e adolescentesPrimeiros socorros na escola: o impacto da educação em saúde realizada pelo samu para a rede de ensino do município de Imbituba/SCFirst aid at school: the impact of health education provided by samu for the education network of the municipality of Imbituba/SCArtigo Científico