Souza, Valdirene Brüning deMedeiros, Morgana Figueiredo2017-12-082020-11-292017-12-082020-11-292017https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/10383A pesquisa teve como objetivo geral analisar a autopercepção e o nível de estresse no trabalho em professores de um curso de Psicologia. Para isso, foi aplicado um questionário aberto e o Inventário de Sintomas de Stress para Adultos- ISSL (LIPP, 2014) em nove sujeitos que atuam como professores e simultaneamente atuam como psicólogos em outras áreas além da docência. Foram investigados os seguintes aspectos: a percepção dos professores acerca do estresse em seu trabalho, a presença de sintomas físicos e psicológicos do estresse e o nível de estresse. O procedimento de análise de dados para o questionário pautou-se em análise de conteúdo, utilizando os objetivos específicos como norteadores. A análise dos resultados obtidos através do ISSL (2014) mostrou a prevalência do estresse na fase de resistência e, quanto aos sintomas, houve uma predominância daqueles de ordem física. Quanto ao questionário, os resultados apontaram uma relação significativa entre as opiniões dos professores entrevistados e as opiniões utilizadas no referencial teórico. Este estudo abre possibilidades para a elaboração de programas de intervenção/prevenção do estresse, combatendo e reestabelecendo a saúde do trabalhador. Também destaca a importância do autocuidado, mudança de hábitos de vida e a busca de motivação para o enfrentamento das dificuldades resultadas pela atividade profissional.34 f.pt-BRAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 BrazilEstresseTrabalhoProfessoresPsicologiaA autopercepção e o nível de estresse no trabalho em professores de um curso de psicologiaArtigo Científico