Gonçalves, Viviane PachecoSilva, MariaMagaly, Flavia2017-07-122020-11-282017-07-122020-11-282017https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/7916Introdução: Mundialmente, os padrões de beleza têm sido voltados para uma exigência crescente nos resultados. A vaidade do ser humano vem crescendo de acordo com necessidade de buscar uma imagem que esteja de acordo com os padrões colocados socialmente, bem como para satisfação pessoal. Dessa forma, o mercado da beleza tem apresentado um crescimento considerável anualmente. Objetivo: Traçar o perfil dos clientes atendidos na clínica de Estética e Cosmetica – UNISUL/PB. Materiais e Métodos: Foram analisados os prontuários de clientes que realizaram atendimento estético na clínica de cosmetologia e estética – UNISUL / PB, no período 2015/2016. Para isso foram registradas informações referentes a gênero, idade, procedência, tipo de tratamento e queixas principais. Os dados obtidos foram tabulados em planilha Excel 2010 e analisados de forma descritiva, documental com abordagem quantitativa. Resultados: O estudo demonstrou que a população atendida é em sua maioria do sexo feminino (73%), e do sexo masculino (20%), tendo (7%) fichas incompletas. O numero de atendimentos no período de 2015/2016, foi de 338 pacientes. Sendo que a maior procedência são fichas sem endereço (61%), seguido de Palhoça (29%), São José (6%), Florianópolis (3%), Santo Amaro (1%). As principais queixas são facial (37%), corporal (33%), outros (30%). Conclusão: Após a análise dos resultados caracterizam-se os clientes atendidos na Clínica Escola de Estética e Cosmética- UNISUL como na sua maioria mulheres, com média de idade entre 35,95 anos, procedentes do município de Palhoça e que buscam tratamento estético facial.16 f.pt-BRAttribution-NoDerivs 3.0 BrazilBelezaEstéticaAtenção à saúdeCaracterização do perfil dos clientes atendidos na clínica escola do curso de cosmetologia e estética – UNISULArtigo Científico