Panceri, ReginaSantos, Catillin dos2016-11-302020-11-292016-11-302020-11-292010https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/11349Este trabalho apresenta uma reflexão sobre a brinquedoteca como instrumento de trabalho do Serviço Social e a sistematização desta no Núcleo Arte Educação (NAE) da IDES/PROMENOR. Ele mostra como a brincadeira tem importante função para a criança, permitindo relacionar os interesses e as necessidades com a realidade a ser "descoberta", como uma forma de expressão, reflexão, organização e construção do mundo em suas várias etapas de desenvolvimento. Através das brincadeiras é possível observar as interações das crianças com seus colegas como também, individualmente, a criatividade e as suas manifestações lúdicas. Além da observação, a atividade lúdica proporciona uma aprendizagem mais prazerosa, despertando maior interesse e promovendo melhores respostas às atividades socioeducativas. Ao final é mostrado como ocorreu a sistematização da brinquedoteca no NAE, considerando as restrições e obstáculos encontrados.pt-BRAcesso AbertoServiço socialServiço social com criançasBrinquedotecasA implantação de uma brinquedoteca no núcleo arte educação como instrumento de intervenção do trabalho do serviço socialMonografia